O Morgan Plus Four já está disponível para encomenda nos Estados Unidos da América, marcando o regresso de um modelo Morgan de quatro rodas ao mercado norte-americano pela primeira vez desde o início dos anos 2000. A introdução do Plus Four nos EUA resulta de um programa de homologação bem-sucedido que se prolongou por mais de cinco anos.
Depois da abertura das encomendas, prevê-se que as primeiras unidades sejam entregues aos clientes no início de 2025. Embora o Plus Four de hoje apresente um visual e proporções semelhantes ao modelo vendido nos EUA no início dos anos 2000, trata-se de um automóvel fundamentalmente distinto.
A mais recente versão do Morgan Plus Four combina a reconhecida valência artesanal e de engenharia da marca, criando a mais pura expressão de um desportivo Morgan de quatro rodas disponível actualmente. Este modelo equilibra com mestria a tradição e a modernidade, resultando num automóvel desportivo único e perfeitamente desejável para o século XXI.
Dando continuidade ao legado do nome mais antigo da marca, o novo Plus Four oferece uma combinação singular de design intemporal, tecnologia moderna e uma experiência de condução envolvente, moldada por mais de 70 anos de evolução.
Matthew Hole, Director Executivo da Morgan Motor Company, declarou: “Este é um marco significativo para a Morgan. A entrada do Plus Four no mercado norte-americano representa o culminar de muitos anos de trabalho árduo e dedicação de inúmeros membros da Morgan e dos nossos parceiros. Reflecte ainda a paciência e a antecipação dos nossos clientes fiéis nos Estados Unidos, um mercado que sempre foi de grande importância. Estamos encantados por poder trazer o desportivo Morgan de quatro rodas de volta aos EUA pela primeira vez em quase 20 anos.”
Pura diversão ao volante
O Plus Four prioriza a experiência de condução acima dos números de performance e tempos em circuito, com a equipa de engenharia da Morgan a trabalhar para alcançar um desempenho dinâmico que recompensa o condutor, criando uma ligação mais forte com o automóvel e com a estrada.
Nos EUA, o Plus Four está disponível com uma transmissão automática ZF de 8 velocidades e é impulsionado pelo mais recente motor BMW de 2.0 litros. A calibragem deste e da caixa de velocidades é exclusiva da Morgan, desenvolvida para proporcionar uma experiência de condução entusiasmante.
Em modo de condução Normal, quatro calibragens ajustam a troca de mudanças com base na pressão de travagem e no ângulo de direcção. Nos modos Sport e Sport+, outras quatro calibragens, com um perfil mais dinâmico, ajustam também a troca de mudanças com base nos mesmos parâmetros.
O Controlo Electrónico de Estabilidade (ESC) é dependente do modo de condução e foi ajustado para o Plus Four, oferecendo diferentes níveis de assistência de acordo com o modo seleccionado. Os travões AP Racing, desenvolvidos directamente com a AP, oferecem um desempenho de travagem de última geração.
O sistema de motorização de ponta, o sistema de travagem e o ESC são possíveis graças à Plataforma de Alumínio de Geração CX com sistema de suspensão de triângulos duplos, introduzida no Plus Four em 2020. Esta plataforma leve e rígida serviu de base para transformar o desempenho, a facilidade de utilização e o conforto do Plus Four em comparação com os modelos de chassis em aço.
Para condutores que procuram elevar ainda mais as capacidades do seu Plus Four, o opcional Dynamic Handling Pack, desenvolvido extensivamente com especialistas de suspensão da Nitron, inclui novas molas com amortecimento ajustável de via única e plataforma de mola ajustável, bem como a adição de uma barra estabilizadora traseira. Estas modificações melhoram o desempenho dinâmico e, como o Plus Four no geral, visam proporcionar uma condução envolvente e cheia de prazer ao volante.
A evolução de um design intemporal
O conceito de design do novo Plus Four passa por simplificar e reduzir o ruído visual, realçando ainda mais a silhueta perene do modelo, com cada elemento a ser meticulosamente considerado nos seus detalhes mais intrincados. Em Abril de 2024, o Plus Four recebeu uma série de aperfeiçoamentos subtis, incluindo a adição de novos faróis, novos splitters dianteiro e traseiro, e espelhos actualizados.
Os novos faróis de 8″ – desenvolvidos exclusivamente para os desportivos Morgan – reflectem uma estética clássica enquanto emitem uma luz poderosa de alta qualidade. Os splitters dianteiro e traseiro, com acabamento padrão em grafite acetinado, aumentam o peso visual dessas áreas, devolvendo uma linha horizontal marcante, num estilo reminiscente dos primeiros modelos de quatro rodas da Morgan.
Os espelhos exteriores e interiores introduzidos em Abril foram desenhados internamente e fabricados exclusivamente para a Morgan. Superando em muito os modelos anteriores em termos de integridade de engenharia, funcionalidade e qualidade estética, estes novos espelhos são fabricados em alumínio. Ainda que subtis, os detalhes meticulosos e o rigoroso processo de teste destas novas peças ilustram o nível de pormenor de que a marca se orgulha.
Uma carroçaria artesanal para o século XXI
Como acontece com todos os modelos de quatro rodas da Morgan produzidos na actualidade, o Plus Four combina artesanato tradicional com tecnologia moderna, numa filosofia que a marca designa por “Carroçaria Artesanal do Século XXI”. Esta filosofia acaba por influenciar não só o design e o processo de engenharia de cada modelo, mas também o desenvolvimento da construção de cada veículo. Com esta abordagem, todos os modelos beneficiam de desenvolvimentos contínuos e melhorias incrementais, garantindo uma qualidade que reflecte o que se espera de um desportivo moderno. Complementando estes avanços, o Plus Four inclui agora uma garantia de três anos, com a opção de extensão por mais 12 meses.
Cada carroçaria em alumínio é moldada manualmente sobre uma estrutura de madeira de freixo. Este corpo, criado com técnicas seculares transmitidas ao longo das gerações, integra-se perfeitamente numa plataforma de alumínio ultra-moderna com os mais recentes sistemas de travagem, suspensão e electrónica.
Os melhores couros escoceses, que são subprodutos dos sectores alimentar e agrícola, são usados de forma criteriosa no habitáculo do Plus Four, sendo trabalhados manualmente com técnicas e ferramentas tradicionais. A natureza artesanal do processo de fabrico reduz ao mínimo o desperdício de materiais naturais.
Plus Four, um legado
Apresentado pela primeira vez em 1950 no Salão Automóvel de Earl’s Court em Londres, o Plus 4 provou ser um dos modelos mais populares da marca. O nome Plus 4 deve-se ao aumento de potência em relação ao modelo 4-4 (o primeiro Morgan de quatro rodas), que foi lançado em 1936. Nos seus primeiros quatro anos, o Plus 4 apresentava uma grelha “plana” e guarda-lamas tipo “ciclo”. Em 1954, contudo, foi introduzido o design “cowl radiator”, que se tornou a silhueta intemporal associada à Morgan e que define as proporções do actual Plus Four.
Milhares de unidades foram produzidas ao longo da sua vida, com exportações para todos os mercados principais, incluindo os Estados Unidos. Foi um Plus 4 que venceu a sua classe nas 24 Horas de Le Mans de 1962, o maior triunfo da marca no desporto motorizado, e um Plus 4 foi também o primeiro automóvel de Ralph Lauren, ainda hoje faz parte da sua prestigiada colecção. A importância deste modelo no legado da Morgan é inquestionável e, em 2020, quando o modelo foi lançado com a nova Plataforma de Alumínio de Geração CX, o nome evoluiu para “Plus Four”, o modelo existente actualmente.
A unicidade da personalização
Na Morgan, não existe um departamento de personalização especificado, dado que cada Plus Four que entra em produção é, por definição, único. Além da vasta combinação de cores e opções de configuração, os proprietários podem solicitar materiais e características adicionais para o seu novo Plus Four, num método que desde logo assegura que cada Plus Four é uma peça única e tão individual quanto o seu proprietário.
Homologação nos EUA
A Morgan homologou o Plus Four para venda nos Estados Unidos ao abrigo da regra de réplicas do FAST Act (Fixing America’s Surface Transportation Act), que permite a fabricantes replicarem modelos vendidos há mais de 25 anos nos EUA – no caso da Morgan, os modelos Plus vendidos naquela altura. Ao abrigo desta legislação, a Morgan poderá vender até 325 unidades do Plus Four por ano nos Estados Unidos.
Para cumprir os requisitos de todos os estados, a Morgan trabalhou com a BMW para certificar um pacote de motorização que cumpre as regulamentações de veículos de uso especial (SPMV) para estados que seguem as normas CARB. Este pacote centra-se no mesmo motor de 2.0 litros, quatro cilindros em linha, utilizado no Plus Four na Europa.
Desde que a geração anterior do Plus 4 deixou de estar disponível nos EUA, em 2005, que existe um desejo constante de reintroduzir o modelo principal da Morgan no mercado. Desde 2019 que os engenheiros de homologação da Morgan trabalham no projecto de introdução do Plus Four nos EUA, tendo dedicado um tempo considerável a trabalhar directamente com as autoridades norte-americanas no processo de homologação ao longo dos últimos dois anos.
O Plus Four junta-se assim ao Super 3 (lançado em Julho de 2023) no mercado norte-americano e está disponível para encomenda através da rede de 12 concessionários oficiais da Morgan nos EUA. Mesmo para os que se encontram foram dos Estados Unidos, em morgan-motor.com poderão explorar as mais diversas possibilidades de criação de um automóvel único a seu gosto, quiçá a caminho da aquisição de um pedaço real de história automóvel.
VEJA MAIS SOBRE A MORGAN AQUI
MORGAN MOTOR COMPANY, UMA FÁBRICA DE AUTOMÓVEIS COM 108 ANOS.
https://sarannoticias.blogspot.com/2024/11/morgan-motor-
Fotografias: Morgan Motor Company
https://www.jornaldosclassicos.com/2024/11/11/plus-four-o-novo-morgan-para-os-eua/
Nenhum comentário:
Postar um comentário