O PODER DA GRATIDÃO.

 






O PODER DA GRATIDÃO

À primeira vista, a gratidão pode parecer um sentimento simples, mas seus efeitos chamaram a atenção da psicologia e da neurociência.

Estudos norte-americanos da área da psicologia positiva descobriram que a expressão da gratidão gerou maiores taxas de felicidade e menos dores físicas. 

Outra pesquisa identificou que a gratidão afeta o córtex pré-frontal, a área do cérebro relacionada à tomada de decisões. 

Além disso, estudiosos perceberam que as pessoas que praticaram o exercício da gratidão tiveram benefícios em situações de estresse contínuo, como no caso de doenças crônicas.

De acordo com pesquisadores da Harvard Medical School, em Boston, a gratidão ajuda a prevenir doenças físicas. 

Isso porque os adeptos ao hábito da gratidão apresentaram sistemas imunes mais fortes, pressão arterial reduzida e melhor qualidade do sono.

Em suma, ser grato potencializa a alegria e ajuda a diminuir a mentalidade pessimista (algo que pode causar problemas psicológicos e até mesmo doenças psicossomáticas).

5 benefícios do sentimento de gratidão

Agradecer pode acalmar a mente, estimular o autoconhecimento e fazer com que a pessoa valorize o que já tem (LAR, UM EMPREGO, SAÚDE, FAMILIA, ALIMENTO), em vez de nutrir a ansiedade por aquilo que deseja ter. 

É uma sensação prazerosa que realmente causa transformações no estilo de vida. 

Alguns efeitos da gratidão no corpo e na mente são:

1.  TRAZ BOM SONO: a gratidão nos coloca em um estado mais positivo, nos concentramos menos nas preocupações do dia e, consequentemente, dormimos melhor.

2.  ALIVIA A ANGÚSTIA E MELHORA O HUMOR: o estresse e os pensamentos negativos são reduzidos, ao mesmo tempo que percepções positivas sobre si e o mundo vêm à tona.

3. FORTALECE RELACIONAMENTOS: o ato de agradecer faz com que as pessoas se sintam amadas, reconhecidas e valorizadas. 

Ele também aumenta a compreensão dos atos feitos pelos outros, ressaltando a importância das relações.

4.  AUXILIA NO CULTIVO DA FELICIDADE: a felicidade é construída aos poucos e não surge do dia para a noite. Nesse sentido, o agradecimento diário facilita o despertar da consciência para momentos felizes.

5.  AJUDA A MANTER HÁBITOS SAUDÁVEIS: em estudos sobre mudanças neurais de pessoas que são gratas, percebeu-se uma relação com regiões do cérebro que controlam nossa capacidade de pensar no futuro. 

A gratidão, quando alimentada todos os dias, serve como um estímulo que aumenta a resiliência e a persistência em hábitos saudáveis.

Fontes: Havard,BBC


STF MARCA JULGAMENTO DE DENÚNCIA CONTRA EX-ASSESSOR DE MORAES.

 

Nos últimos anos, centenas de brasileiros têm sido vítimas de perseguição judicial e arbitrariedades — e quase todos compartilham um mesmo perfil: são alinhados à direita.

Um dos casos que escancaram o regime de perseguição é o de Eduardo Tagliaferro, ex-diretor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que confirmou à imprensa, no ano passado, a veracidade de conversas internas com integrantes do gabinete do ministro Moraes, divulgadas pela Folha de São Paulo.

Essas mensagens revelam o que muitos já suspeitavam: um ambiente de censura e perseguição política dentro da estrutura eleitoral de 2022. 

Em uma das conversas, o braço direito de Moraes chega a pedir que Tagliaferro fosse “criativo” para justificar a censura à Revista Oeste, por exemplo.

Mais tarde, Tagliaferro apresentou novas provas, mostrando que a estrutura de “combate à desinformação” do TSE teria sido usada para fichar ideologicamente réus do 8 de janeiro — com postagens antigas críticas a Lula e ao PT sendo supostamente utilizadas para negar pedidos de liberdade provisória.

Segundo ele, também houve pressão para criar um relatório que justificasse operações contra empresários de direita, acusados de “defender golpe” em conversas privadas no WhatsApp. 

O documento, conforme a denúncia, teve a data adulterada antes de ser anexado ao processo.

Tagliaferro ainda afirma que foi montada uma estrutura paralela de denúncias, formada — segundo ele — por militantes de extrema-esquerda que enviavam posts e contas a serem derrubadas, contrariando a versão oficial de que o monitoramento de “fake news” era movido apenas por denúncias anônimas.

De acordo com o denunciante, essa rede seria composta por parceiros externos do TSE, incluindo ONGs, universidades e agências de checagem, que colaboravam no envio de conteúdos a serem avaliados e removidos.

Em qualquer país minimamente sério, denúncias de tamanha gravidade, feitas por um insider, levariam à abertura de investigações independentes, tanto sobre os agentes acusados de abuso, quanto sobre o processo eleitoral em si.

Mas não no Brasil. 

O próprio ministro Moraes, cujo gabinete é alvo direto das acusações, determinou a abertura de inquérito contra Tagliaferro. 

E o procurador-geral da República — também citado nas denúncias — apresentou contra ele uma acusação por “tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito”.

É evidente que nem Moraes nem o PGR poderiam conduzir o caso, uma vez que possuem interesse direto e inequívoco no desfecho das investigações.

Agora, o julgamento da denúncia contra Tagliaferro está marcado para a semana de 7 de novembro, na 1ª Turma do Supremo, sob relatoria do próprio Moraes.

A defesa já apresentou sua manifestação prévia e reiterou o pedido de impedimento do ministro, alegando falta de imparcialidade. 

Segundo os advogados, Tagliaferro atuava em um setor subordinado à Presidência do TSE, então ocupada por Moraes, e parte das mensagens vazadas envolveria decisões do próprio ministro — que seria, portanto, “terceiro interessado” e até “vítima” no caso.

A defesa também solicitou a redistribuição do processo para outro ministro e a anulação das provas obtidas a partir do celular do ex-assessor.

Infelizmente, sabemos o que esperar. 

Assim como ocorreu com as centenas de recursos apresentados contra decisões de Moraes — todos rejeitados —, é pouco provável que o pedido prospere. 

O próprio ministro, em recente manifestação, chegou a citar o indeferimento dos 707 recursos contra seus atos como prova de sua suposta correção.

 

LIGHT CAR COMPANY ROCKET, UM DOS AUTOMÓVEIS CONCEBIDOS POR GORDON MURRAY.

 

A Light Car Company foi uma empresa britânica de produção de automóveis em pequena escala, fundada em 1991 por Gordon Murray e pelo piloto Chris Craft, mantendo-se em actividade até 1998, produzindo no total 55 automóveis.

O único automóvel produzido pela empresa foi o Rocket, um modelo simples e minimalista, sendo no fundo um Fórmula 1 dos anos 60 com matrícula. 

O grande objectivo era este ser extramente leve e tal foi atingido, com um peso total de apenas 386kg, inferior a um Lotus Seven. 

O chassis do Rocket é tubular, construído em aço, e coberto por uma carroçaria de fibra de vidro.

Apesar da sua aparência, é possível sentar duas pessoas, com o condutor na frente e o passageiro atrás deste, podendo o seu compartimento ser tapado quando não usado. 

No interior é ainda possível ver o volante Moto-Lita e o quadrante digital. 

O Rocket tinha ainda a particularidade de estar equipado com dois faróis Hella que podiam ser retraídos quando não fossem necessários.

Para locomover o Rocket foi escolhido um motor de moto, mais propriamente o Yamaha FZR1000 EXUP, de quatro cilindros em linha, com 1,0L de cilindrada e quatro tempos, refrigerado a ar, com dois níveis de potência, 143 ou 165cv. 

Este está colocado na zona central traseira do automóvel e acoplado a uma caixa sequencial Weismann, que pode ter cinco ou seis velocidades e autoblocante.

No presente artigo está um Rocket de 1996, ou seja, das últimas dezenas de exemplares produzidos com o chassis número 048. 

A sua construção não foi terminada na época, sendo apenas concluído entre 2006 e 2009 nas instalações de Chris Craft, com algumas alterações, nomeadamente no campo da segurança e emissões.

De entre as modificações, podemos encontrar o aumento de cilindrada para os 1.170cc, assim como a adição de bielas Carrillo e caixa de ar em fibra de vidro. 

A potência é enviada para a caixa de cinco velocidades, que por sua vez a transmite para o diferencial autoblocante Salisbury de duas velocidades. 

Além disso, conta também com amortecedores Bilstein, molas Eibach e pinças de travão Alcon de quatro pistões na frente. 

O exterior foi pintado na cor Yamaha Ocean Depth Mica Metallic e colmatado pelas jantes OZ de 15”.

O primeiro proprietário foi o escritor Clive Neville, que aproveitou o facto de ter na sua posse um Rocket para editar um livro sobre o modelo, The Light Car Company Rocket: The Singular Vision of Two Men.

No passado dia 20 de Setembro de 2023 foi levado a leilão, através da plataforma Bring a Trailer, sendo vendido por 295 mil dólares, cerca de 280 mil euros.

https://www.jornaldosclassicos.com/2025/10/21/light-car-company-rocket-um-dos-automoveis-concebidos-por-gordon-murray/


AS 10 NELHORES UNIÕES ANGLO-AMERICANAS SOBRE RODAS.

 

A aliança intercontinental entre Inglaterra e os Estados Unidos é responsável por alguns automóveis míticos, criando assim as uniões anglo-americanas. 

A regra costumava ser um chassis britânico e um motor americano, mas há excepções. Aqui ficam os nossos preferidos:

1. AC Cobra (1962-67)

Com base no brilhante chassis desenhado pelo luso-descendente John Tojeiro para o Ac Ace, ao qual Carroll Shelby adicionou um potente motor Ford V8, surgiu o AC Cobra.

AC Cobra (1962-67)
AC Cobra (1962-67)

2. Allard J-Type (1949-54)

Sidney Allard não foi o primeiro a ter a ideia, mas foi dos mais bem sucedidos, sobretudo com modelos J2 e J2X. 

Os primeiros tinham motores V8 Ford e Mercury, os segundos, V8 Cadillac.

Allard J-Type (1949-54)
Allard J-Type (1949-54)

3. Railton Terraplane (1933-1935)

Foi primeiro deste tipo de casamentos por interesse, com carroçaria inglesa muito leve aplicada a um chassis e mecânica Hudson Terraplane. 

Os Railton seguintes teriam o mais evoluído chassis do Hudson Eight.

Railton Terraplane (1933-1935)
Railton Terraplane (1933-1935)

4. Marendaz Special 13/70 (1932-34)

Uma marca inglesa de automóveis desportivos, utilizava normalmente motores próprios ou Anzani. 

Mas em 1932, num dos seus relançamentos, utilizou um motor de seis cilindros da americana Continental. 

Os Marendaz desta altura eram parecidos com os Bentley, mas mais baratos e menos sofisticados.

Marendaz Special 13/70 (1932-34)
Marendaz Special 13/70 (1932-34)

5. Brough Superior 4,2 Litre (1936-39)

O inglês George Brough tornou-se famoso pelas suas maravilhosas motos, o padrão mais elevado da industria nos anos 30. 

Mas produziu cerca de 85 automóveis, com motor Hudson de oito cilindros, 4 ou 3,5 litros, mas também Lincoln Zephyr V12.

Brough Superior 4,2 Litre (1936-39)
Brough Superior 4,2 Litre (1936-39)

6. Jensen-Ford V8 (1936-40)

Depois de uma encomenda do actor Clark Gable, em 1934, a inglesa Jensen ganhou um contrato para produzir uma pequena série de automóveis com a sua carroçaria elegante num chassis Ford V8

Jensen-Ford V8 (1936-40)
Jensen-Ford V8 (1936-40)

7. Gordon Keeble GK1 (1964-67)

O mais bonito de todos estes modelos foi desenhado em Itália, por Giorgetto Giugiaro, tinha carroçaria em fibra e partilhava o V8 com o Chevrolet Corvette. 

Só fizeram 100, o que foi realmente uma pena.

Gordon Keeble GK1 (1964-67)
Gordon Keeble GK1 (1964-67)

8. Sunbeam Tiger (1964-67)

Shelby também deu uma ajuda neste. Passou-se do bonitinho Sunbeam Alpine, fabricado pelo grupo Rootes, ao poderoso Tiger em menos de um fósforo, com motores Ford V8, de 4,2 e 4,7 litros.

Sunbeam Tiger (1964-67)
Sunbeam Tiger (1964-67)

9. Jensen FF (1966-71)

Este pequeno construtor já tinha experimentando com sucesso motores americanos, mas com o FF, aventurou-se também na tração integral (sistema Fergusson) e travões Dunlop com ABS, para domar o V8 Chrysler de 6,3 litros. 

O design de Vignale era o toque final.

Jensen FF (1966-71)
Jensen FF (1966-71)

10. Nash Healey (1951-54)

Com base no desportivo Healey Silverstone, Donald Healey instalou um motor de seis cilindros do Nash Ambassador e obteve um automóvel elegante, com carroçaria em alumínio e muito despachado. 

Produziram-se 507 exemplares, a maioria Roadster e alguns coupé.

Nash Healey (1951-54)
Nash Healey (1951-54)
https://www.jornaldosclassicos.com/2025/10/23/as-10-melhores-unioes-anglo-americanas-sobre-rodas/

URGENTE: TRUMP IMPÕE TARIFA DE 100% SOBRE PRODUTOS CHINESES.

 

Publicado em:

Medida entra em vigor em 1º de novembro; republicano critica controle de exportação por parte da China.


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), anunciou nesta sexta-feira (10) a imposição de uma tarifa de 100% sobre todos os produtos chineses, a partir de 1º de novembro de 2025. 


A medida foi divulgada em postagem na rede social Truth Social.


Trump justificou a decisão alegando que a China teria enviado uma “carta extremamente hostil ao mundo”, anunciando controles de exportação em larga escala sobre quase todos os produtos que fabrica, e até sobre itens que não produz. Segundo o presidente, a medida afeta “todos os países, sem exceção”.


“Com base no fato de que a China assumiu essa posição sem precedentes, e falando apenas pelos EUA, e não por outras nações que foram ameaçadas de forma semelhante, a partir de 1º de novembro de 2025 (ou antes, dependendo de quaisquer outras ações ou mudanças tomadas pela China), os Estados Unidos da América imporão uma tarifa de 100% à China, além de qualquer tarifa que estejam pagando atualmente”.


Além das tarifas, os EUA também aplicarão controles de exportação sobre todo software crítico, a partir da mesma data.


Trump classificou a ação da China como “sem precedentes” e uma “desgraça moral” no comércio internacional. 


O governo chinês ainda não se pronunciou oficialmente sobre a acusação.

*"𝐁𝐀𝐒𝐓𝐈𝐃𝐎𝐑𝐄𝐒 𝐃𝐀 𝐏𝐎𝐋𝐈́𝐓𝐈𝐂𝐀": ESTRATEGIA DE LULA CUIDADO

 

  Luis Henrique, [09/10/2025 21:31]

*👉🏼𝐑𝐄𝐏𝐀𝐒𝐒𝐀𝐍𝐃𝐎*

*👉🏼𝐋𝐄𝐈𝐀𝐌 𝐔𝐑𝐆𝐄𝐍𝐓𝐄!*

*👉🏼𝐏𝐎𝐑 𝐅𝐀𝐕𝐎𝐑, 𝐍𝐀̃𝐎 𝐑𝐄𝐓𝐈𝐑𝐄𝐌 𝐀 𝐅𝐎𝐍𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐎𝐍𝐃𝐄 𝐕𝐄𝐈𝐎 𝐀 𝐍𝐎𝐓𝐈́𝐂𝐈𝐀!👇🏼*

 *"𝐁𝐀𝐒𝐓𝐈𝐃𝐎𝐑𝐄𝐒 𝐃𝐀 𝐏𝐎𝐋𝐈́𝐓𝐈𝐂𝐀":    𝐂𝐑𝐈𝐒𝐓𝐈𝐀𝐍𝐀 𝐋𝐎𝐁𝐎*

𝐔𝐦 𝐨𝐫𝐠𝐚𝐧𝐢𝐬𝐦𝐨, 𝐬𝐞𝐝𝐢𝐚𝐝𝐨 𝐞𝐦 𝐖𝐚𝐬𝐡𝐢𝐧𝐠𝐭𝐨𝐧, 𝐪𝐮𝐞 𝐞𝐬𝐭𝐮𝐝𝐚 𝐞 𝐦𝐨𝐧𝐢𝐭𝐨𝐫𝐚 𝐚 𝐫𝐞𝐚𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐝𝐚 𝐀𝐦𝐞́𝐫𝐢𝐜𝐚 𝐋𝐚𝐭𝐢𝐧𝐚, 𝐞𝐧𝐯𝐢𝐨𝐮 𝐚𝐨 𝐒𝐞𝐧𝐚𝐝𝐨 𝐛𝐫𝐚𝐬𝐢𝐥𝐞𝐢𝐫𝐨 𝐮𝐦 𝐝𝐨𝐜𝐮𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐞𝐦 𝐪𝐮𝐞 𝐜𝐡𝐚𝐦𝐚 𝐚 𝐚𝐭𝐞𝐧𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐨𝐬 𝐩𝐫𝐨́𝐱𝐢𝐦𝐨𝐬 𝐦𝐨𝐯𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨𝐬 𝐩𝐨𝐥𝐢́𝐭𝐢𝐜𝐨𝐬 𝐝𝐨 𝐩𝐫𝐞𝐬𝐢𝐝𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐋𝐮𝐥𝐚 𝐝𝐚 𝐒𝐢𝐥𝐯𝐚, 𝐫𝐮𝐦𝐨 𝐚 𝐮𝐦 '𝐩𝐨𝐩𝐮𝐥𝐢𝐬𝐦𝐨 𝐬𝐨𝐜𝐢𝐚𝐥𝐢𝐬𝐭𝐚'.

𝐎 𝐞𝐬𝐭𝐮𝐝𝐨 𝐚𝐝𝐯𝐞𝐫𝐭𝐞 𝐪𝐮𝐞 𝐋𝐮𝐥𝐚 𝐩𝐫𝐞𝐭𝐞𝐧𝐝𝐞 𝐥𝐚𝐧𝐜̧𝐚𝐫 𝐦𝐞𝐝𝐢𝐝𝐚𝐬 𝐩𝐨𝐩𝐮𝐥𝐚𝐫𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐢𝐦𝐩𝐚𝐜𝐭𝐨, 𝐢𝐧𝐜𝐞𝐧𝐭𝐢𝐯𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐨 𝐜𝐨𝐧𝐬𝐮𝐦𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐬𝐞𝐮𝐬 𝐞𝐥𝐞𝐢𝐭𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐛𝐚𝐢𝐱𝐚 𝐫𝐞𝐧𝐝𝐚.

𝐒𝐞𝐠𝐮𝐧𝐝𝐨 𝐨 𝐝𝐨𝐬𝐬𝐢𝐞̂, 𝐚 𝐢𝐧𝐭𝐞𝐧𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐋𝐮𝐥𝐚 𝐞́ 𝐜𝐨𝐧𝐬𝐨𝐥𝐢𝐝𝐚𝐫 𝐬𝐞𝐮 𝐩𝐨𝐝𝐞𝐫 𝐝𝐞 𝐯𝐨𝐭𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐮𝐦𝐚 𝐟𝐮𝐭𝐮𝐫𝐚 𝐫𝐞𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚 𝐩𝐨𝐥𝐢́𝐭𝐢𝐜𝐚 𝐪𝐮𝐞 𝐯𝐚𝐢 𝐚𝐮𝐭𝐨𝐫𝐢𝐳𝐚𝐫 𝐚 𝐫𝐞𝐞𝐥𝐞𝐢𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐮𝐦 "𝐦𝐚𝐧𝐝𝐚𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐬𝐞𝐢𝐬 𝐚𝐧𝐨𝐬".

𝐎 𝐝𝐨𝐜𝐮𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐚𝐬𝐬𝐢𝐧𝐚𝐥𝐚 𝐪𝐮𝐞 𝐋𝐮𝐥𝐚 𝐩𝐫𝐞𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐮𝐦 𝐝𝐨𝐬 𝐦𝐚𝐢𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐦𝐨𝐯𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐫𝐞𝐞𝐬𝐭𝐫𝐮𝐭𝐮𝐫𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐞𝐜𝐨𝐧𝐨̂𝐦𝐢𝐜𝐚, 𝐯𝐨𝐥𝐭𝐚𝐝𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐚𝐬 𝐜𝐥𝐚𝐬𝐬𝐞𝐬 𝐩𝐨𝐩𝐮𝐥𝐚𝐫𝐞𝐬, 𝐝𝐞𝐧𝐭𝐫𝐨 𝐝𝐨 𝐩𝐫𝐨𝐣𝐞𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐥𝐨𝐧𝐠𝐞𝐯𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐧𝐨 𝐩𝐨𝐝𝐞𝐫.

𝐒𝐞𝐠𝐮𝐧𝐝𝐨 𝐨 𝐞𝐬𝐭𝐮𝐝𝐨, 𝐨𝐬 𝐄𝐔𝐀 𝐞𝐬𝐭𝐚𝐫𝐢𝐚𝐦 𝐦𝐮𝐢𝐭𝐨 𝐩𝐫𝐞𝐨𝐜𝐮𝐩𝐚𝐝𝐨𝐬 𝐜𝐨𝐦 𝐞𝐬𝐭𝐞 𝐭𝐢𝐩𝐨 𝐝𝐞 𝐩𝐨𝐩𝐮𝐥𝐢𝐬𝐦𝐨 𝐧𝐨 𝐁𝐫𝐚𝐬𝐢𝐥, 𝐪𝐮𝐞 𝐞́ 𝐮𝐦 𝐏𝐚𝐢́𝐬 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐢𝐧𝐞𝐧𝐭𝐚𝐥 𝐞 𝐨𝐧𝐝𝐞 𝐨 𝐩𝐨𝐯𝐨 𝐞́ 𝐬𝐮𝐛𝐦𝐢𝐬𝐬𝐨, 𝐬𝐞𝐦 𝐜𝐮𝐥𝐭𝐮𝐫𝐚 𝐞 𝐢𝐧𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐚𝐯𝐚𝐥𝐢𝐚𝐫 𝐚𝐬 𝐜𝐨𝐧𝐬𝐞𝐪𝐮̈𝐞̂𝐧𝐜𝐢𝐚𝐬 𝐩𝐨𝐥𝐢́𝐭𝐢𝐜𝐚𝐬 𝐝𝐞𝐬𝐭𝐞 𝐦𝐨𝐯𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐫𝐮𝐦𝐨 𝐚𝐨 𝐬𝐨𝐜𝐢𝐚𝐥𝐢𝐬𝐦𝐨.

𝐎 𝐩𝐥𝐚𝐧𝐨 𝐝𝐞 𝐋𝐮𝐥𝐚 𝐞́ 𝐜𝐨𝐦𝐩𝐚𝐫𝐚𝐝𝐨 𝐚𝐨 𝐝𝐨 𝐯𝐞𝐧𝐞𝐳𝐮𝐞𝐥𝐚𝐧𝐨 𝐇𝐮𝐠𝐨 𝐂𝐡𝐚́𝐯𝐞𝐳. 𝐒𝐞𝐠𝐮𝐧𝐝𝐨 𝐨 𝐞𝐬𝐭𝐮𝐝𝐨, 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐚 𝐜𝐨𝐦 𝐨 𝐚𝐩𝐨𝐢𝐨 𝐝𝐞 𝐠𝐫𝐚𝐧𝐝𝐞𝐬 𝐢𝐧𝐯𝐞𝐬𝐭𝐢𝐝𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐞𝐮𝐫𝐨𝐩𝐞𝐮𝐬. 𝐎 𝐝𝐨𝐬𝐬𝐢𝐞̂, 𝐯𝐢𝐧𝐝𝐨 𝐝𝐨𝐬 𝐄𝐔𝐀 𝐜𝐨𝐦 𝐚 𝐜𝐥𝐚𝐬𝐬𝐢𝐟𝐢𝐜𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 '𝐜𝐨𝐧𝐟𝐢𝐝𝐞𝐧𝐜𝐢𝐚𝐥', 𝐟𝐨𝐢 𝐚𝐧𝐚𝐥𝐢𝐬𝐚𝐝𝐨 𝐬𝐞𝐠𝐮𝐧𝐝𝐚-𝐟𝐞𝐢𝐫𝐚, 𝐜𝐨𝐦 𝐭𝐨𝐝𝐚 𝐜𝐚𝐮𝐭𝐞𝐥𝐚, 𝐞𝐦 𝐮𝐦𝐚 𝐫𝐞𝐮𝐧𝐢𝐚̃𝐨 𝐟𝐞𝐜𝐡𝐚𝐝𝐚, 𝐝𝐨 𝐜𝐨𝐥𝐞́𝐠𝐢𝐨 𝐝𝐞 𝐋𝐢́𝐝𝐞𝐫𝐞𝐬 𝐝𝐨 𝐒𝐞𝐧𝐚𝐝𝐨. 𝐀𝐥𝐠𝐮𝐧𝐬 𝐩𝐚𝐫𝐥𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐚𝐫𝐞𝐬 𝐨 𝐯𝐢𝐫𝐚𝐦 𝐜𝐨𝐦 𝐜𝐞𝐭𝐢𝐜𝐢𝐬𝐦𝐨. 𝐎𝐮𝐭𝐫𝐨𝐬 𝐬𝐞𝐧𝐚𝐝𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐜𝐡𝐚𝐦𝐚𝐫𝐚𝐦 𝐚 𝐚𝐭𝐞𝐧𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐚𝐥𝐠𝐮𝐧𝐬 𝐟𝐚𝐭𝐨𝐬 𝐨𝐛𝐣𝐞𝐭𝐢𝐯𝐨𝐬, 𝐣𝐚́ 𝐞𝐦 𝐚𝐧𝐝𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨.

𝐂𝐮𝐫𝐢𝐨𝐬𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐞, 𝐬𝐞𝐠𝐮𝐧𝐝𝐨 𝐨𝐛𝐬𝐞𝐫𝐯𝐨𝐮 𝐮𝐦 𝐬𝐞𝐧𝐚𝐝𝐨𝐫, 𝐨𝐬 𝐧𝐨𝐫𝐭𝐞-𝐚𝐦𝐞𝐫𝐢𝐜𝐚𝐧𝐨𝐬 𝐚𝐧𝐭𝐞𝐜𝐢𝐩𝐚𝐫𝐚𝐦 𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐞𝐜𝐞𝐫 𝐝𝐞 𝐭𝐞́𝐜𝐧𝐢𝐜𝐨𝐬 𝐝𝐨 𝐓𝐫𝐢𝐛𝐮𝐧𝐚𝐥 𝐒𝐮𝐩𝐞𝐫𝐢𝐨𝐫 𝐄𝐥𝐞𝐢𝐭𝐨𝐫𝐚𝐥, 𝐪𝐮𝐞 𝐜𝐨𝐧𝐬𝐭𝐚𝐭𝐚𝐫𝐚𝐦 𝐢𝐫𝐫𝐞𝐠𝐮𝐥𝐚𝐫𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞𝐬 𝐢𝐧𝐬𝐚𝐧𝐚́𝐯𝐞𝐢𝐬' 𝐧𝐚 𝐩𝐫𝐞𝐬𝐭𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐚𝐬 𝐝𝐚

𝐜𝐚𝐦𝐩𝐚𝐧𝐡𝐚 𝐚̀ 𝐫𝐞𝐞𝐥𝐞𝐢𝐜̧𝐚̃𝐨.

𝐎 𝐏𝐓 𝐫𝐞𝐜𝐞𝐛𝐞𝐮 𝐑$ 𝟏𝟎 𝐦𝐢𝐥𝐡𝐨̃𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐞𝐦𝐩𝐫𝐞𝐬𝐚𝐬 𝐪𝐮𝐞 𝐭𝐞̂𝐦 𝐜𝐨𝐧𝐜𝐞𝐬𝐬𝐨̃𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐬𝐞𝐫𝐯𝐢𝐜̧𝐨𝐬 𝐩𝐮́𝐛𝐥𝐢𝐜𝐨𝐬, 𝐨 𝐪𝐮𝐞 𝐚 𝐥𝐞𝐢 𝐩𝐫𝐨𝐢́𝐛𝐞.

𝐎 𝐞𝐬𝐭𝐮𝐝𝐨 𝐧𝐨𝐫𝐭𝐞-𝐚𝐦𝐞𝐫𝐢𝐜𝐚𝐧𝐨 𝐚𝐝𝐯𝐞𝐫𝐭𝐞 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐚 𝐩𝐨𝐬𝐬𝐢𝐛𝐢𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐝𝐞 𝐮𝐦 𝐜𝐨𝐧𝐟𝐢𝐬𝐜𝐨 𝐭𝐫𝐢𝐛𝐮𝐭𝐚́𝐫𝐢𝐨 𝐞𝐦 𝐟𝐮𝐧𝐝𝐨𝐬 𝐞 𝐞𝐦 𝐩𝐨𝐮𝐩𝐚𝐧𝐜̧𝐚𝐬 𝐚𝐜𝐢𝐦𝐚 𝐝𝐞 𝐑$ 𝟓𝟎 𝐚 𝟔𝟎 𝐦𝐢𝐥 𝐫𝐞𝐚𝐢𝐬.

𝐍𝐨𝐬 𝐝𝐨𝐢𝐬 𝐜𝐚𝐬𝐨𝐬, 𝐨 𝐝𝐢𝐧𝐡𝐞𝐢𝐫𝐨 𝐬𝐨́ 𝐩𝐨𝐝𝐞𝐫𝐢𝐚 𝐬𝐞𝐫 𝐦𝐨𝐯𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐚𝐝𝐨 𝐝𝐞 𝐬𝐞𝐢𝐬 𝐞𝐦 𝐬𝐞𝐢𝐬 𝐦𝐞𝐬𝐞𝐬, 𝐬𝐨𝐛 𝐫𝐢𝐬𝐜𝐨 𝐝𝐞 𝐫𝐞𝐦𝐮𝐧𝐞𝐫𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐪𝐮𝐚𝐬𝐞 𝐧𝐮𝐥𝐚. 𝐎𝐬 𝐟𝐮𝐧𝐝𝐨𝐬 𝐬𝐞𝐫𝐢𝐚𝐦 𝐭𝐫𝐢𝐛𝐮𝐭𝐚𝐝𝐨𝐬 𝐞𝐦 𝟑𝟓% 𝐝𝐨𝐬 𝐠𝐚𝐧𝐡𝐨𝐬.

Luis Henrique, [09/10/2025 21:31]

𝐒𝐞𝐠𝐮𝐧𝐝𝐨 𝐨 𝐝𝐨𝐜𝐮𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨, 𝐨 𝐁𝐚𝐧𝐜𝐨 𝐂𝐞𝐧𝐭𝐫𝐚𝐥 𝐝𝐨 𝐁𝐫𝐚𝐬𝐢𝐥 𝐭𝐞𝐦 𝐮𝐦 𝐥𝐞𝐯𝐚𝐧𝐭𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐜𝐨𝐦𝐩𝐥𝐞𝐭𝐨 𝐬𝐨𝐛𝐫𝐞 𝐨𝐬 𝐢𝐧𝐯𝐞𝐬𝐭𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨𝐬 𝐟𝐞𝐢𝐭𝐨𝐬 𝐩𝐨𝐫 𝟑𝟔 𝐦𝐢𝐥𝐡𝐨̃𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐩𝐞𝐬𝐬𝐨𝐚𝐬, 𝐞𝐧𝐭𝐫𝐞 𝐛𝐫𝐚𝐬𝐢𝐥𝐞𝐢𝐫𝐨𝐬 𝐞 𝐞𝐬𝐭𝐫𝐚𝐧𝐠𝐞𝐢𝐫𝐨𝐬.

𝐎 𝐠𝐨𝐯𝐞𝐫𝐧𝐨 𝐭𝐚𝐦𝐛𝐞́𝐦 𝐪𝐮𝐞𝐫 𝐢𝐧𝐯𝐞𝐬𝐭𝐢𝐫 𝐩𝐞𝐬𝐚𝐝𝐨 𝐧𝐨 𝐬𝐞𝐠𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐦𝐨𝐫𝐚𝐝𝐢𝐚𝐬 𝐩𝐨𝐩𝐮𝐥𝐚𝐫𝐞𝐬.

𝐒𝐞𝐠𝐮𝐧𝐝𝐨 𝐝𝐚𝐝𝐨𝐬 𝐨𝐟𝐢𝐜𝐢𝐚𝐢𝐬, 𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐝𝐞 𝟗𝟎% 𝐝𝐨 𝐠𝐢𝐠𝐚𝐧𝐭𝐞𝐬𝐜𝐨 𝐝𝐞́𝐟𝐢𝐜𝐢𝐭 𝐡𝐚𝐛𝐢𝐭𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝟕,𝟖 𝐦𝐢𝐥𝐡𝐨̃𝐞𝐬 𝐫𝐞𝐬𝐢𝐝𝐞̂𝐧𝐜𝐢𝐚𝐬 𝐞𝐬𝐭𝐚́ 𝐧𝐚 𝐟𝐚𝐢𝐱𝐚 𝐝𝐞 𝐟𝐚𝐦𝐢́𝐥𝐢𝐚𝐬 𝐜𝐨𝐦 𝐫𝐞𝐧𝐝𝐚 𝐝𝐞 𝐚𝐭𝐞́ 𝐜𝐢𝐧𝐜𝐨 𝐬𝐚𝐥𝐚́𝐫𝐢𝐨𝐬 𝐦𝐢́𝐧𝐢𝐦𝐨𝐬.

𝐍𝐨 𝐜𝐞𝐧𝐚́𝐫𝐢𝐨 𝐝𝐞𝐬𝐞𝐧𝐡𝐚𝐝𝐨 𝐩𝐞𝐥𝐨𝐬 𝐧𝐨𝐫𝐭𝐞-𝐚𝐦𝐞𝐫𝐢𝐜𝐚𝐧𝐨𝐬, 𝐮𝐦𝐚 𝐜𝐨𝐢𝐬𝐚 𝐞́ 𝐜𝐞𝐫𝐭𝐚: 𝐎 𝐠𝐨𝐯𝐞𝐫𝐧𝐨 𝐯𝐚𝐢 𝐜𝐫𝐢𝐚𝐫 𝐩𝐨𝐫 𝐌𝐞𝐝𝐢𝐝𝐚 𝐏𝐫𝐨𝐯𝐢𝐬𝐨́𝐫𝐢𝐚 𝐮𝐦 𝐟𝐮𝐧𝐝𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐨𝐛𝐫𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝐢𝐧𝐟𝐫𝐚-𝐞𝐬𝐭𝐫𝐮𝐭𝐮𝐫𝐚 𝐜𝐨𝐦 𝐫𝐞𝐜𝐮𝐫𝐬𝐨𝐬 𝐝𝐨 𝐅𝐆𝐓𝐒. 𝐀 𝐧𝐨𝐯𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐫𝐮𝐢𝐦 𝐞́ 𝐪𝐮𝐞 𝐨 𝐫𝐢𝐬𝐜𝐨 𝐝𝐨

𝐢𝐧𝐯𝐞𝐬𝐭𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐟𝐢𝐜𝐚𝐫𝐚́ 𝐜𝐨𝐦 𝐨 𝐭𝐫𝐚𝐛𝐚𝐥𝐡𝐚𝐝𝐨𝐫. 𝐎𝐬 𝐭𝐫𝐚𝐛𝐚𝐥𝐡𝐚𝐝𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐩𝐨𝐝𝐞𝐫𝐚̃𝐨 𝐢𝐧𝐯𝐞𝐬𝐭𝐢𝐫 𝐚𝐭𝐞́ 𝟐𝟎% 𝐝𝐨𝐬 𝐬𝐚𝐥𝐝𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐬𝐮𝐚𝐬 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐚𝐬 𝐝𝐨 𝐅𝐮𝐧𝐝𝐨 𝐝𝐞 𝐆𝐚𝐫𝐚𝐧𝐭𝐢𝐚 𝐝𝐨 𝐓𝐞𝐦𝐩𝐨 𝐝𝐞 𝐒𝐞𝐫𝐯𝐢𝐜̧𝐨 𝐧𝐚 𝐜𝐨𝐧𝐬𝐭𝐫𝐮𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐫𝐨𝐝𝐨𝐯𝐢𝐚𝐬, 𝐟𝐞𝐫𝐫𝐨𝐯𝐢𝐚𝐬 𝐞 𝐩𝐨𝐫𝐭𝐨𝐬, 𝐚𝐥𝐞́𝐦 𝐝𝐞 𝐨𝐛𝐫𝐚𝐬 𝐧𝐨𝐬 𝐬𝐞𝐭𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐬𝐚𝐧𝐞𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐛𝐚́𝐬𝐢𝐜𝐨 𝐞 𝐞𝐧𝐞𝐫𝐠𝐢𝐚 𝐞𝐥𝐞́𝐭𝐫𝐢𝐜𝐚. 𝐎 𝐧𝐨𝐯𝐨 𝐟𝐮𝐧𝐝𝐨 𝐬𝐞𝐫𝐚́ 𝐜𝐡𝐚𝐦𝐚𝐝𝐨 𝐝𝐞 𝐅𝐈-𝐅𝐆𝐓𝐒. 𝐓𝐞𝐫𝐚́ 𝐨𝐫𝐜̧𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐢𝐧𝐢𝐜𝐢𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐑$ 𝟓 𝐛𝐢𝐥𝐡𝐨̃𝐞𝐬, 𝐨𝐫𝐢𝐠𝐢𝐧𝐚́𝐫𝐢𝐨𝐬 𝐝𝐨 𝐩𝐚𝐭𝐫𝐢𝐦𝐨̂𝐧𝐢𝐨 𝐥𝐢́𝐪𝐮𝐢𝐝𝐨 𝐝𝐨 𝐅𝐆𝐓𝐒.

𝐁𝐨𝐥𝐬𝐚 𝐂𝐚𝐫𝐫𝐨?

𝐀𝐥𝐞́𝐦 𝐝𝐨 𝐩𝐥𝐚𝐧𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐨𝐬 𝐟𝐮𝐧𝐝𝐨𝐬, 𝐨𝐬 𝐧𝐨𝐫𝐭𝐞-𝐚𝐦𝐞𝐫𝐢𝐜𝐚𝐧𝐨𝐬 𝐫𝐞𝐯𝐞𝐥𝐚𝐦 𝐪𝐮𝐞 𝐋𝐮𝐥𝐚 𝐟𝐞𝐜𝐡𝐨𝐮 𝐚𝐜𝐨𝐫𝐝𝐨 𝐜𝐨𝐦 𝐮𝐦𝐚 𝐜𝐨𝐦𝐩𝐚𝐧𝐡𝐢𝐚 𝐜𝐡𝐢𝐧𝐞𝐬𝐚 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐟𝐢𝐧𝐚𝐧𝐜𝐢𝐚𝐫 𝐜𝐚𝐫𝐫𝐨𝐬 𝐩𝐨𝐩𝐮𝐥𝐚𝐫𝐞𝐬 𝐩𝐞𝐥𝐚 𝐛𝐚𝐠𝐚𝐭𝐞𝐥𝐚 𝐝𝐞 𝐑$ 𝟓 𝐦𝐢𝐥. 𝐎𝐬 𝐜𝐚𝐫𝐫𝐨𝐬 𝐬𝐞𝐫𝐢𝐚𝐦 𝐬𝐮𝐛𝐬𝐢𝐝𝐢𝐚𝐝𝐨𝐬 𝐜𝐨𝐦 𝐟𝐢𝐧𝐚𝐧𝐜𝐢𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨𝐬 𝐝𝐨 𝐁𝐍𝐃𝐄𝐒, 𝐧𝐨 𝐩𝐫𝐚𝐳𝐨 𝐝𝐞 𝟔𝟎 𝐦𝐞𝐬𝐞𝐬. 𝐎𝐬 𝐯𝐞𝐢́𝐜𝐮𝐥𝐨𝐬 𝐬𝐞𝐫𝐢𝐚𝐦 𝐝𝐞 𝐩𝐚𝐬𝐬𝐞𝐢𝐨 𝐞 𝐦𝐢𝐧𝐢-𝐯𝐚𝐧𝐬 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐭𝐫𝐚𝐧𝐬𝐩𝐨𝐫𝐭𝐞 𝐝𝐞 𝐦𝐞𝐫𝐜𝐚𝐝𝐨𝐫𝐢𝐚𝐬. 𝐎𝐮𝐭𝐫𝐚 𝐢𝐝𝐞𝐢𝐚 𝐬𝐞𝐫𝐢𝐚 𝐫𝐞𝐝𝐮𝐳𝐢𝐫 𝐢𝐦𝐩𝐨𝐬𝐭𝐨𝐬 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐚𝐩𝐚𝐫𝐞𝐥𝐡𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐜𝐨𝐧𝐬𝐮𝐦𝐨 𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐩𝐨𝐩𝐮𝐥𝐚𝐫𝐞𝐬 𝐞 𝐚𝐮𝐦𝐞𝐧𝐭𝐚𝐫 𝐚𝐢𝐧𝐝𝐚 𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐚 𝐜𝐚𝐫𝐠𝐚 𝐭𝐫𝐢𝐛𝐮𝐭𝐚́𝐫𝐢𝐚 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐛𝐞𝐧𝐬 𝐧𝐚̃𝐨 𝐩𝐨𝐩𝐮𝐥𝐚𝐫𝐞𝐬, 𝐜𝐨𝐦𝐨 𝐚𝐮𝐭𝐨𝐦𝐨́𝐯𝐞𝐢𝐬 𝐝𝐞 𝐥𝐮𝐱𝐨.

𝐂𝐨𝐦𝐢𝐬𝐬𝐚́𝐫𝐢𝐨𝐬 𝐝𝐨 𝐏𝐨𝐯𝐨?

𝐔𝐦 𝐝𝐨𝐬 𝐩𝐨𝐧𝐭𝐨𝐬 𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐩𝐨𝐥𝐞̂𝐦𝐢𝐜𝐨𝐬 𝐫𝐞𝐯𝐞𝐥𝐚𝐝𝐨𝐬 𝐩𝐞𝐥𝐨𝐬 𝐧𝐨𝐫𝐭𝐞-𝐚𝐦𝐞𝐫𝐢𝐜𝐚𝐧𝐨𝐬 𝐞́ 𝐪𝐮𝐞 𝐨 𝐠𝐨𝐯𝐞𝐫𝐧𝐨 𝐋𝐮𝐥𝐚 𝐪𝐮𝐞𝐫 𝐩𝐚𝐭𝐫𝐨𝐜𝐢𝐧𝐚𝐫 𝐮𝐦 𝐩𝐫𝐨𝐣𝐞𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐬𝐞𝐠𝐮𝐫𝐚𝐧𝐜̧𝐚 𝐯𝐨𝐥𝐭𝐚𝐝𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐚 𝐨𝐫𝐠𝐚𝐧𝐢𝐳𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐦𝐢𝐥𝐢́𝐜𝐢𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝐛𝐚𝐢𝐫𝐫𝐨𝐬. 𝐀𝐬 𝐦𝐢𝐥𝐢́𝐜𝐢𝐚𝐬 𝐟𝐨𝐫𝐚𝐦 𝐮𝐦𝐚 𝐢𝐝𝐞𝐢𝐚 𝐜𝐨𝐩𝐢𝐚𝐝𝐚 𝐝𝐚 𝐕𝐞𝐧𝐞𝐳𝐮𝐞𝐥𝐚. 𝐍𝐚 𝐭𝐞𝐫𝐫𝐚 𝐝𝐞 𝐇𝐮𝐠𝐨 𝐂𝐡𝐚́𝐯𝐞𝐳, 𝐨 𝐬𝐢́𝐧𝐝𝐢𝐜𝐨 𝐝𝐞 𝐛𝐚𝐢𝐫𝐫𝐨 𝐭𝐞𝐦 𝐩𝐨𝐝𝐞𝐫𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐮𝐦 𝐱𝐞𝐫𝐢𝐟𝐞 . 𝐎 𝐦𝐨𝐝𝐞𝐥𝐨 𝐥𝐞𝐦𝐛𝐫𝐚 𝐨𝐬 𝐯𝐞𝐥𝐡𝐨𝐬 '𝐜𝐨𝐦𝐢𝐬𝐬𝐚𝐫𝐢𝐚𝐝𝐨𝐬 𝐝𝐨 𝐩𝐨𝐯𝐨', 𝐝𝐚 𝐞𝐱𝐭𝐢𝐧𝐭𝐚 (𝐩𝐨𝐫𝐞́𝐦 𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐯𝐢𝐯𝐚 𝐪𝐮𝐞 𝐧𝐮𝐧𝐜𝐚 𝐧𝐚 𝐜𝐚𝐛𝐞𝐜̧𝐚 𝐝𝐨𝐬 𝐩𝐞𝐭𝐢𝐬𝐭𝐚𝐬) 𝐔𝐧𝐢𝐚̃𝐨 𝐝𝐚𝐬 𝐑𝐞𝐩𝐮́𝐛𝐥𝐢𝐜𝐚𝐬 𝐒𝐨𝐜𝐢𝐚𝐥𝐢𝐬𝐭𝐚𝐬 𝐒𝐨𝐯𝐢𝐞́𝐭𝐢𝐜𝐚𝐬.

𝐅𝐨𝐫𝐭𝐮𝐧𝐚 𝐝𝐨 𝐋𝐮𝐥𝐚.

𝐎 𝐞𝐬𝐭𝐮𝐝𝐨 𝐫𝐞𝐯𝐞𝐥𝐚 𝐪𝐮𝐞 𝐚 𝐟𝐨𝐫𝐭𝐮𝐧𝐚 𝐩𝐞𝐬𝐬𝐨𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐋𝐮𝐥𝐚 𝐝𝐚 𝐒𝐢𝐥𝐯𝐚 𝐞́ 𝐞𝐬𝐭𝐢𝐦𝐚𝐝𝐚 𝐩𝐞𝐥𝐚 𝐫𝐞𝐯𝐢𝐬𝐭𝐚 𝐅𝐨𝐫𝐛𝐞𝐬 𝐞𝐦 𝟐 𝐛𝐢𝐥𝐡𝐨̃𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐝𝐨́𝐥𝐚𝐫𝐞𝐬.

Luis Henrique, [09/10/2025 21:31]

𝐎 𝐩𝐫𝐞𝐬𝐢𝐝𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐞𝐬𝐭𝐚𝐫𝐢𝐚 𝐮𝐬𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐭𝐚𝐥 𝐟𝐨𝐫𝐭𝐮𝐧𝐚 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐜𝐨𝐦𝐩𝐫𝐚𝐫 𝐭𝐞𝐥𝐞𝐯𝐢𝐬𝐨̃𝐞𝐬 𝐚 𝐜𝐚𝐛𝐨, 𝐚 𝐟𝐢𝐦 𝐝𝐞 𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚𝐫 𝐮𝐦𝐚 𝐫𝐞𝐝𝐞 𝐝𝐞 𝐜𝐨𝐦𝐮𝐧𝐢𝐜𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐜𝐨𝐦 𝐨 𝐟𝐢𝐥𝐡𝐨 𝐋𝐮𝐥𝐢𝐧𝐡𝐚, 𝐪𝐮𝐞 𝐞𝐬𝐭𝐚𝐫𝐢𝐚 𝐚𝐝𝐦𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭𝐫𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐮𝐦𝐚 𝐟𝐨𝐫𝐭𝐮𝐧𝐚 𝐩𝐞𝐬𝐬𝐨𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐑$ 𝟗𝟎𝟎 𝐦𝐢𝐥𝐡𝐨̃𝐞𝐬. (𝐕𝐢𝐝𝐞 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐫𝐚𝐭𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐨 𝐋𝐮𝐥𝐢𝐧𝐡𝐚 𝐩𝐞𝐥𝐚 𝐁𝐚𝐧𝐝) 𝐋𝐮𝐥𝐚 𝐞𝐬𝐩𝐞𝐫𝐚 𝐜𝐨𝐦𝐩𝐫𝐚𝐫 𝐮𝐦𝐚 𝐫𝐞𝐝𝐞 𝐝𝐞 𝐭𝐞𝐥𝐞𝐯𝐢𝐬𝐚̃𝐨, 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐩𝐫𝐞𝐩𝐚𝐫𝐚𝐫 𝐮𝐦𝐚 𝐫𝐞𝐝𝐞 𝐩𝐞𝐬𝐬𝐨𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐝𝐢𝐯𝐮𝐥𝐠𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐬𝐮𝐬𝐭𝐞𝐧𝐭𝐚𝐫 𝐨 𝐭𝐫𝐚𝐛𝐚𝐥𝐡𝐨 𝐝𝐞 𝐜𝐨𝐦𝐮𝐧𝐢𝐜𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐨 𝐠𝐨𝐯𝐞𝐫𝐧𝐨 𝐩𝐞𝐭𝐢𝐬𝐭𝐚.𝐣

𝐉𝐚́ 𝐞́ 𝐨 𝐝𝐨𝐧𝐨 𝐝𝐨 𝐅𝐫𝐢𝐠𝐨𝐫𝐢𝐟𝐢𝐜𝐨 𝐅𝐑𝐈𝐁𝐎𝐈.

𝐋𝐮𝐥𝐚 𝐜𝐨𝐦𝐩𝐫𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐣𝐨𝐫𝐧𝐚𝐥𝐢𝐬𝐭𝐚𝐬 𝐚𝐦𝐞𝐬𝐭𝐫𝐚𝐝𝐨𝐬?

𝐍𝐨 𝐞𝐬𝐭𝐮𝐝𝐨 𝐧𝐨𝐫𝐭𝐞-𝐚𝐦𝐞𝐫𝐢𝐜𝐚𝐧𝐨, 𝐟𝐨𝐢 𝐢𝐝𝐞𝐧𝐭𝐢𝐟𝐢𝐜𝐚𝐝𝐚 𝐚 𝐩𝐫𝐞𝐨𝐜𝐮𝐩𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐨 𝐩𝐫𝐞𝐬𝐢𝐝𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐞𝐦 𝐦𝐚𝐧𝐭𝐞𝐫 𝐯𝐚́𝐫𝐢𝐚𝐬 𝐫𝐞𝐝𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐭𝐞𝐥𝐞𝐯𝐢𝐬𝐚̃𝐨 𝐬𝐨𝐛 𝐬𝐞𝐮 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐫𝐨𝐥𝐞.

𝐒𝐞𝐠𝐮𝐧𝐝𝐨 𝐨 𝐝𝐨𝐬𝐬𝐢𝐞̂, 𝐨 𝐩𝐫𝐞𝐬𝐢𝐝𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐞𝐬𝐭𝐚𝐫𝐢𝐚 𝐩𝐚𝐠𝐚𝐧𝐝𝐨 '𝐩𝐨𝐫 𝐟𝐨𝐫𝐚' 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐣𝐨𝐫𝐧𝐚𝐥𝐢𝐬𝐭𝐚𝐬 𝐟𝐚𝐦𝐨𝐬𝐨𝐬, 𝐝𝐞 𝐠𝐫𝐚𝐧𝐝𝐞𝐬 𝐫𝐞𝐝𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐭𝐞𝐯𝐞̂ 𝐞 𝐣𝐨𝐫𝐧𝐚𝐢𝐬, 𝐞𝐬𝐩𝐞𝐜𝐢𝐚𝐥𝐦𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐞𝐬𝐜𝐚𝐥𝐚𝐝𝐨𝐬 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐚𝐧𝐚𝐥𝐢𝐬𝐚𝐫 𝐚 𝐧𝐨𝐭𝐢́𝐜𝐢𝐚 𝐝𝐞 𝐮𝐦𝐚 𝐦𝐚𝐧𝐞𝐢𝐫𝐚 𝐧𝐚̃𝐨 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐮𝐧𝐝𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐚𝐨

𝐠𝐨𝐯𝐞𝐫𝐧𝐨 𝐩𝐞𝐭𝐢𝐬𝐭𝐚. 𝐎 𝐞𝐬𝐭𝐮𝐝𝐨 𝐭𝐚𝐦𝐛𝐞́𝐦 𝐚𝐝𝐯𝐞𝐫𝐭𝐞 𝐪𝐮𝐞 𝐨 𝐩𝐫𝐞𝐬𝐢𝐝𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐞𝐬𝐭𝐚𝐫𝐢𝐚 𝐜𝐨𝐦𝐩𝐫𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐚 𝐨𝐩𝐨𝐬𝐢𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐜𝐨𝐦 𝐚𝐦𝐞𝐚𝐜̧𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝐝𝐞𝐧𝐮𝐧𝐜𝐢𝐚𝐫 𝐚𝐬 𝐦𝐚𝐳𝐞𝐥𝐚𝐬 𝐝𝐨𝐬 𝐨𝐩𝐨𝐬𝐢𝐭𝐨𝐫𝐞𝐬.

𝐁𝐨𝐥𝐬𝐚 𝐅𝐚𝐦𝐢́𝐥𝐢𝐚.

𝐋𝐮𝐥𝐚 𝐞𝐥𝐞𝐯𝐨𝐮 𝐚 𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐫𝐞𝐜𝐞𝐛𝐞𝐫 𝐁𝐨𝐥𝐬𝐚 𝐅𝐚𝐦𝐢́𝐥𝐢𝐚 𝐚𝐭𝐞́ 𝟏𝟕 𝐚𝐧𝐨𝐬 𝐦𝐢𝐥𝐡𝐨̃𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐩𝐨𝐛𝐫𝐞𝐬 𝐫𝐞𝐜𝐞𝐛𝐞𝐧𝐝𝐨 𝟑𝟎𝟎,𝟎𝟎 (𝟐 𝐩𝐨𝐫 𝐟𝐚𝐦𝐢́𝐥𝐢𝐚), 𝐬𝐞𝐦 𝐭𝐫𝐚𝐛𝐚𝐥𝐡𝐚𝐫, 𝐯𝐚̃𝐨 𝐯𝐨𝐭𝐚𝐫 𝐧𝐨 𝐋𝐮𝐥𝐚.

𝐒𝐚𝐛𝐢𝐚 𝐪𝐮𝐞 𝐨 𝐦𝐚𝐢𝐨𝐫 𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐢𝐬𝐭𝐚 𝐝𝐚 𝐓𝐀𝐌 𝐞́ 𝐚 𝐦𝐮𝐥𝐡𝐞𝐫 𝐝𝐨 𝐙𝐞́ 𝐃𝐢𝐫𝐜𝐞𝐮? 𝐄 𝐨 𝐆𝐨𝐯𝐞𝐫𝐧𝐨 𝐚𝐣𝐮𝐝𝐨𝐮 𝐚 𝐚𝐟𝐮𝐧𝐝𝐚𝐫 𝐚 𝐕𝐚𝐫𝐢𝐠 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐚 𝐓𝐀𝐌 𝐬𝐮𝐛𝐢𝐫. 𝐍𝐚 𝐯𝐞𝐫𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐯𝐨𝐜𝐞̂ 𝐚𝐜𝐡𝐚 𝐪𝐮𝐞 𝐞́ 𝐚 𝐦𝐮𝐥𝐡𝐞𝐫 𝐝𝐨 𝐙𝐞́ 𝐃𝐢𝐫𝐜𝐞𝐮 𝐪𝐮𝐞 𝐞́ 𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐢𝐬𝐭𝐚 𝐝𝐚 𝐓𝐀𝐌 𝐨𝐮 𝐞𝐥𝐚 𝐞́ 𝐥𝐚𝐫𝐚𝐧𝐣𝐚 𝐝𝐚 𝐪𝐮𝐚𝐝𝐫𝐢𝐥𝐡𝐚 𝐝𝐨 𝐏𝐓 

*𝐄 𝐚𝐢́? 𝐕𝐨𝐜𝐞̂ 𝐯𝐚𝐢 𝐟𝐢𝐜𝐚𝐫 𝐩𝐚𝐫𝐚𝐝𝐨?!?!*

*𝐑𝐞𝐞𝐧𝐯𝐢𝐞 𝐞𝐬𝐭𝐞 𝐚𝐯𝐢𝐬𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐬𝐞𝐮𝐬 𝐜𝐨𝐧𝐡𝐞𝐜𝐢𝐝𝐨𝐬, 𝐞𝐥𝐞𝐬 𝐜𝐨𝐦𝐨 𝐭𝐨𝐝𝐨𝐬 𝐧𝐨́𝐬 𝐩𝐫𝐞𝐜𝐢𝐬𝐚𝐦𝐨𝐬 𝐬𝐚𝐛𝐞𝐫 𝐜𝐨𝐦𝐨 𝐚𝐧𝐝𝐚𝐦 𝐚𝐬 𝐜𝐨𝐢𝐬𝐚𝐬 𝐧𝐨 𝐁𝐫𝐚𝐬𝐢𝐥.*

*𝐀 𝐜𝐨𝐫𝐫𝐮𝐩𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐧𝐚̃𝐨 𝐞́ 𝐮𝐦𝐚 𝐢𝐧𝐯𝐞𝐧𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐛𝐫𝐚𝐬𝐢𝐥𝐞𝐢𝐫𝐚, 𝐦𝐚𝐬 𝐚 𝐢𝐦𝐩𝐮𝐧𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐞́ 𝐮𝐦𝐚 𝐜𝐨𝐢𝐬𝐚 𝐦𝐮𝐢𝐭𝐨 𝐧𝐨𝐬𝐬𝐚. 𝐄́ 𝐩𝐫𝐞𝐜𝐢𝐬𝐨 𝐮𝐦𝐚 𝐥𝐞𝐠𝐢𝐬𝐥𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐫𝐚 𝐚 𝐜𝐨𝐫𝐫𝐮𝐩𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐞 𝐚 𝐢𝐦𝐩𝐮𝐧𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞!*


EM DESTAQUE

A HISTÓRIA DO " LINDNER *PORSCHELI* COUPÉ, O 356 DE QUATRO LUGARES.

  Dois irmãos gémeos, Knut e Falk Reimann, trabalhavam antes Segunda Guerra Mundial na Lindner Karosserie, em Dresden.  Após o fim da guerra...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS