BIANCO ‘S’, O AUTOMOVEL BRASILEIRO INSPIRADO NOS PROTÓTIPOS DE COMPETIÇÃO.

 



Toni Bianco é um projectista de automóveis de competição, tendo inclusivamente desenvolvido o primeiro Fórmula 3 brasileiro e, em 1976, apresentou no Salão Automóvel de São Paulo o seu próprio automóvel, o Bianco.

 



Tal como era norma na época, a base dos seus automóveis era do Volkswagen Carocha (o Fusca, como é conhecido no Brasil), ou do Brasília, utilizando toda a sua mecânica e apenas alterando a carroçaria, para uma com um desenho mais desportivo e inspirado nos protótipos de competição, construída em plástico reforçado com fibra de vidro.

 



Logo aquando da apresentação no Salão de São Paulo, Toni recebeu mais de 180 encomendas e a produção chegou a atingir as 20 unidades por mês.

 



Toni desenvolveu ainda dois modelos distintos até 1979, quando a empresa fechou, por divergências na sociedade: o Bianco Furia, também conhecido por Bianco S, e o Bianco Tarpan.

 



O Bianco S foi o primeiro modelo produzido e apresentado em 1976 e o seu desenho arrojado foi inspirado no GT Furia, projecto também efectuado anteriormente por Toni Bianco.

 



Esteticamente utiliza os faróis do Volkswagen Variant e os farolins traseiros do Chevrolet Opala.

 

A nível mecânico está equipado com o motor boxer de quatro cilindros de 1,6L de cilindrada e dois carburadores de 32mm, desenvolvendo 65cv de potência e que podia atingir os 146km/h de velocidade máxima.


Acoplado ao motor está uma caixa manual de quatro velocidades. 


Até 1979 foram produzidas cerca de 320 unidades do Bianco S.

 

Em 1978 foi apresentado o Bianco S Series 2, também conhecido por Bianco SS, no Salão Automóvel de Nova Iorque, com vista à exportação do modelo.

 

O Bianco S Series 2 tinha alguns melhoramentos estéticos e de refrigeração do motor, como as entradas de ar laterais. No interior contava com novos bancos e cintos de três pontos.

 

Presente neste artigo está um raro Bianco S Series 2 de 1979 muito bem preservado e que foi equipado com um motor boxer de quatro cilindros da Volkswagen com 1,9L de cilindrada e dois carburadores Weber, para melhorar a performance.

 

O interior foi todo estofado em pele castanha, que lhe dá um acabamento soberbo, além da adição de vidros eléctricos e do volante Rosseti.

 

O exterior é colmatado com as jantes Roda Gaucha Aro de 13”.

 

No passado dia 25 de Julho de 2024 foi levado a leilão, através da plataforma Bring a Trailer, sendo vendido por 30 mil dólares, cerca de 29 mil euros.

https://www.jornaldosclassicos.com/2025/03/01/bianco-s-o-automovel-brasileiro-inspirado-nos-prototipos-de-competicao/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

PAPA FRANCISCO MORRE AOS 88 ANOS, PONTIFICADO COMEÇOU EM 2013.

  Notícia foi dada pelo Vaticano. Papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira (21) aos 88 anos, será lembrado como um pontífice que rompe...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS