Toni
Bianco é um projectista de automóveis de competição, tendo inclusivamente
desenvolvido o primeiro Fórmula 3 brasileiro e, em 1976, apresentou no Salão
Automóvel de São Paulo o seu próprio automóvel, o Bianco.
Tal
como era norma na época, a base dos seus automóveis era do Volkswagen Carocha (o
Fusca, como é conhecido no Brasil), ou do Brasília, utilizando toda a sua
mecânica e apenas alterando a carroçaria, para uma com um desenho mais
desportivo e inspirado nos protótipos de competição, construída em plástico
reforçado com fibra de vidro.
Logo
aquando da apresentação no Salão de São Paulo, Toni recebeu mais de 180
encomendas e a produção chegou a atingir as 20 unidades por mês.
Toni
desenvolveu ainda dois modelos distintos até 1979, quando a empresa fechou, por
divergências na sociedade: o Bianco Furia, também conhecido por Bianco S, e o
Bianco Tarpan.
O
Bianco S foi o primeiro modelo produzido e apresentado em 1976 e o seu desenho
arrojado foi inspirado no GT Furia, projecto também efectuado anteriormente por
Toni Bianco.
Esteticamente
utiliza os faróis do Volkswagen Variant e os farolins traseiros do Chevrolet
Opala.
A nível mecânico está equipado com o motor boxer de quatro cilindros de 1,6L de cilindrada e dois carburadores de 32mm, desenvolvendo 65cv de potência e que podia atingir os 146km/h de velocidade máxima.
Acoplado ao motor está uma caixa manual de quatro velocidades.
Até 1979 foram produzidas
cerca de 320 unidades do Bianco S.
Em
1978 foi apresentado o Bianco S Series 2, também conhecido por Bianco SS, no
Salão Automóvel de Nova Iorque, com vista à exportação do modelo.
O
Bianco S Series 2 tinha alguns melhoramentos estéticos e de refrigeração do
motor, como as entradas de ar laterais. No interior contava com novos bancos e
cintos de três pontos.
Presente neste artigo está um raro Bianco S Series 2
de 1979 muito bem preservado e que foi equipado com um motor boxer de quatro
cilindros da Volkswagen com 1,9L de cilindrada e dois carburadores Weber, para
melhorar a performance.
O
interior foi todo estofado em pele castanha, que lhe dá um acabamento soberbo,
além da adição de vidros eléctricos e do volante Rosseti.
O
exterior é colmatado com as jantes Roda Gaucha Aro de 13”.
No passado dia 25 de Julho de 2024 foi levado a
leilão, através da plataforma Bring a Trailer, sendo vendido por 30 mil
dólares, cerca de 29 mil euros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário