🔤Pesquisadores da Universidade de Kyoto e da Toyota Motor Corporation ,
em colaboração com outras instituições acadêmicas japonesas, desenvolveram uma
nova tecnologia de bateria de estado sólido usando íons de flúor .
🔤Esse avanço permite que a capacidade do ânodo por unidade de volume
desta bateria seja três vezes maior do que a das baterias convencionais de íons
de lítio, o que pode marcar uma virada no armazenamento de energia para
veículos elétricos (VEs) e outras aplicações de energia sustentável.
🔤Essas novas baterias oferecem múltiplas vantagens em comparação às
baterias convencionais de íons de lítio:
🔤Maior densidade energética: Sua capacidade volumétrica é três vezes
maior e sua capacidade gravimétrica é o dobro , o que permite armazenar mais
energia em um espaço menor.
🔤Maior segurança: Por serem baterias de estado sólido , eliminam o risco
de vazamentos de eletrólitos líquidos inflamáveis, reduzindo a possibilidade de
incêndios e explosões.
🔤Maior durabilidade: Demonstraram resistência a dezenas de ciclos de
carga e descarga , aspecto fundamental para sua viabilidade comercial.
Impacto ambiental reduzido: Os
materiais utilizados, como cobre e nitrogênio, são mais abundantes e menos
tóxicos que o lítio e o cobalto usados em baterias convencionais.
Aplicações em veículos
elétricos e autonomia estendida
🔤Um dos principais benefícios desta tecnologia é a sua aplicação em
veículos elétricos (VEs) .
🔤Estima-se que, com essas baterias, o alcance de um veículo elétrico
poderia aumentar de 600 quilômetros para 1.200 quilômetros com uma única carga.
🔤 Esse aumento pode eliminar uma das barreiras mais significativas à
adoção em massa de veículos elétricos: a ansiedade de autonomia.
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