ARQUIVO DO BLOG

◘ COLOMBIA EXPULSA 60 VENEZUELANOS ACUSADOS DE AFETAR A "SEGURANÇA NACIONAL", DURANTE PROTESTOS.

Colômbia expulsa 60 venezuelanos acusados ​​de afetar a "segurança nacional" durante protestos

Os cidadãos venezuelanos serão transportados do aeródromo militar da Força Aérea Colombiana, nos arredores de Bogotá, até a fronteira.

Um total de 60 cidadãos venezuelanos foram expulsos da Colômbia por supostamente ter participado de atividades contra a ordem pública e a segurança cidadã nas manifestações que começaram em 21 de novembro.
Desde a manhã de segunda-feira, os venezuelanos embarcam em um vôo que deixou o campo de pouso militar da Força Aérea Colombiana, nos arredores de Bogotá, em direção a Puerto Inírida, no departamento de Guainía, que limita o leste da Venezuela. 
No entanto, em protesto à chegada dos cidadãos venezuelanos, os habitantes de Inírida bloquearam a pista no aeroporto César Gaviria , de modo que a aeronave seguiu para Puerto Carreño, no departamento de Vichada. 
O avião da Força Aérea da Colômbia aterrissou no aeroporto de Germán Olano, em Puerto Carreño, embora os habitantes desta cidade também tenham se mobilizado para exigir que cidadãos venezuelanos deixem o território, informou a mídia local . 
Esta operação contou com a presença da Força Aérea da Colômbia, em coordenação com a Migração e a Polícia de Bogotá.Os supostos crimes atribuídos aos 60 venezuelanos eram exorbitantes e, portanto, foram expulsos da Colômbia. Os cidadãos não poderão voltar a entrar regularmente naquele país nos próximos 10 anos , explicou o diretor de Migração da Colômbia, Christian Krüger, que acrescentou que, se entrarem irregularmente, serão processados.
O presidente colombiano, Iván Duque, descreveu como " puro vandalismo " os atos de violência registrados em Cali e Bogotá após protestos contra seu governo. O toque de recolher foi estabelecido em ambas as capitais.
Em cidades como Bogotá, foram realizados cacerolazos noturnos e protestos pacíficos, dispersos pelo Esquadrão de Motim da Polícia Móvel (Esmad) da Polícia Colombiana, que foi apontado pelo Provedor de Justiça " pelo uso excessivo da força " durante uma manifestação na capital colombiana, onde Dilan Cruz, um garoto de 18 anos, ficou gravemente ferido.
Na sexta-feira passada, foi confirmado  que três pessoas morreram  no meio das manifestações no departamento de Valle del Cauca e quase 300 ficaram feridas no país, segundo o ministro da Defesa Carlos Holmes Trujillo. Posteriormente, foi relatado sobre as mortes de outras três pessoas após a explosão de um caminhão-bomba em Santander de Quilichao, no norte do departamento de Cauca.

Avisos prévios das autoridades

Domingo, Migração Colômbia passado, disse em um comunicado em desacordo com as medidas tomadas pelo Tribunal Municipal Penal 63, que concedeu a suspensão provisória da expulsão ordem contra o cidadão venezuelano Miguel Angel Calderon Quintero , que foi preso perto A residência da família de Duque, em Bogotá, quando ele gravou um vídeo de uma manifestação.
Dias atrás, a vice-presidente desse país, Marta Lucía Ramírez, havia advertido, antes do dia marcado para o chamado ao desemprego nacional, que do exterior ela queria se infiltrar nas manifestações por vandalismo e propósitos desestabilizadores. "Alguns querem semear caos, desordem e destruição , danificando as maravilhosas possibilidades que nosso país tem", afirmou.
Em 14 de novembro, Krüger confirmou a expulsão de dois venezuelanos que " estariam afetando a ordem social e a segurança cidadã ", porque alegadamente realizaram ações desestabilizadoras nas manifestações de 21 de novembro.
O governo de Duque tem repetidamente apontado a suposta infiltração de venezuelanos em distúrbios nas manifestações estudantis em setembro e outubro; no entanto, até agora, não havia apresentado evidências a esse respeito. 
Por sua parte, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusou seu colega colombiano da crise que o país vizinho está enfrentando atualmente e disse que é incapaz de "dar paz, bem-estar, prosperidade e proteção social ao povo da Colômbia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

R$ 240 BILHÕES: VEREDITO DE ALEXANDRE DE MORAES SOBRE POUPANÇA ATINGE EM CHEIO BANCO CENTRAL E BANCO DO BRASIL.

  26/04/2024 às 9h21  Por: Lennita Lee Home  »  Agora  »  Banco Central: confira tudo sobre a autarquia   »  R$240 bilhões: Veredito de Alex...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS