O Benz Velo, também conhecido por Benz Velocipede, foi o projecto que se seguiu após Carl Benz ter concebido o Patent-Motorwagen, iniciando a sua produção em 1894.
O Velo foi o automóvel que padronizou a produção do automóvel em série, assim como do próprio automóvel, já com quatro rodas.
A sua produção durou até
1902 com aproximadamente 1.200 unidades construídas.
Ao
nível mecânico, o Benz Velo estava equipado com um motor de um cilindro, capaz
de produzir inicialmente 1,5cv de potência, passando, posteriormente, para os
3cv às 450rpm e o binário era de 4,4Nm, passando para os 5,2Nm,
respectivamente.
A potência era enviada para as rodas traseiras através de uma caixa automática de três velocidades.
O peso varia entre os 280 e os 320kg, dependendo das
especificações, e era capaz de atingir os 19km/h de velocidade máxima.
Presente neste artigo está um Benz Velo de 1897, sendo o 610º produzido e vendido novo em Itália, mais propriamente à Temperino Brothers de Turim, a 26 de Julho de 1897.
Este Velo permaneceu no Museo delle Comunicazioni de 1972 até 2016,
altura em que foi vendido para fora de Itália.
No
passado dia 23 de Novembro de 2024 foi levado a leilão, num evento organizado
pela RM Sotheby’s em Munique, sendo vendido por 398.750 euros.
https://www.jornaldosclassicos.com/2025/12/04/benz-velo-o-primeiro-automovel-que-definiu-o-padrao-da-producao-em-serie/














Nenhum comentário:
Postar um comentário