BENZ VELO, O PRIMEIRO AUTOMÓVEL QUE DEFINIU O PADRÃO DA PRODUÇÃO EM SÉRIE.

 



O Benz Velo, também conhecido por Benz Velocipede, foi o projecto que se seguiu após Carl Benz ter concebido o Patent-Motorwagen, iniciando a sua produção em 1894. 

O Velo foi o automóvel que padronizou a produção do automóvel em série, assim como do próprio automóvel, já com quatro rodas. 


A sua produção durou até 1902 com aproximadamente 1.200 unidades construídas.


Ao nível mecânico, o Benz Velo estava equipado com um motor de um cilindro, capaz de produzir inicialmente 1,5cv de potência, passando, posteriormente, para os 3cv às 450rpm e o binário era de 4,4Nm, passando para os 5,2Nm, respectivamente.


A potência era enviada para as rodas traseiras através de uma caixa automática de três velocidades. 


O peso varia entre os 280 e os 320kg, dependendo das especificações, e era capaz de atingir os 19km/h de velocidade máxima.


Presente neste artigo está um Benz Velo de 1897, sendo o 610º produzido e vendido novo em Itália, mais propriamente à Temperino Brothers de Turim, a 26 de Julho de 1897. 


Este Velo permaneceu no Museo delle Comunicazioni de 1972 até 2016, altura em que foi vendido para fora de Itália.


No passado dia 23 de Novembro de 2024 foi levado a leilão, num evento organizado pela RM Sotheby’s em Munique, sendo vendido por 398.750 euros.

 https://www.jornaldosclassicos.com/2025/12/04/benz-velo-o-primeiro-automovel-que-definiu-o-padrao-da-producao-em-serie/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

OS BÓLIDES MAIS ESPETACULARES DA COLEÇÃO RENAULT QUE VÃO A LEILÃO – PARTE 1.

  A Renault vai abrir um novo museu em 2027, para dar a conhecer ao público toda a sua fantástica colecção, que actualmente consiste em cerc...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS