A Renault vai abrir um novo museu em 2027, para dar a conhecer ao público toda a sua fantástica colecção, que actualmente consiste em cerca de 800 automóveis.
No entanto, o seu plano é reduzir para cerca de 600 exemplares e, para isso, irá leiloar alguns dos automóveis num leilão organizado pela Artcurial no próximo dia 7 de Dezembro, designado de “The Renault Icons”, num total de 180 lotes, ainda que nem todos sejam automóveis, também há peças de memorabilia.
Vamos agora dar a conhecer dez dos melhores e mais estranhos exemplares a leilão.
-Chausson P.E.R.L.E. Concept de 1989

O fabricante de carroçarias francês Chausson apresentou no final dos anos 80 o Projet d’Études et de Recherches d’une Ligne Européenne (daí a designação P.E.R.L.E.), para tentar atrair novos investimentos na área automóvel.
Apresentado pela primeira vez no Salão de Frankfurt de 1987 e, posteriormente, no Salão de Genebra de 1989, com algumas alterações e o motor do Renault 11, tal como se apresenta hoje.
O seu valor estimado situa-se entre os quatro e os oito mil euros.
-Renault 4 F4 Darty Électrique de 1985

Em 2021 a Renault restaurou cinco exemplares do Renault 4 para celebrar o 60º aniversário.
Posteriormente, foram levados para a EV Europe para serem convertidos em eléctricos.
Esta Renault 4 F4 é uma dessas cinco, terminada na decoração da empresa francesa Darty.
O novo motor eléctrico tem 30cv e uma autonomia máxima de 100km.
O seu valor estimado situa-se entre os 20 e os 30 mil euros.
-Renault 5 de 1983

-O Renault 5 é um dos modelos mais icónicos da marca francesa e este exemplar que vai a leilão pertence ao lote dos últimos exemplares produzidos da primeira geração.
Foi doado à colecção Renault com algumas mazelas e, dessa forma, a equipa restaurou-o com uma decoração da polícia.
O seu valor estimado situa-se entre os seis e os oito mil euros.
-Renault 21 Turbo Groupe A de 1988

Este Renault 21 Turbo foi preparado pela Renault Sport para competir no ERC (Campeonato da Europa de Ralis), inicialmente em Grupo N, sendo convertido, posteriormente, em Grupo A. Competiu em três temporadas de 1988 a 1990, conduzido pelo português Carlos Tavares.
O seu valor estimado situa-se entre os 15 e os 20 mil euros.
-Renault Floride de 1960

O Renault Floride foi lançado em 1959, conhecido por Caravelle no Reino Unido e EUA, e tinha uma campanha publicitária que juntava o elegante desenho francês com a Brigitte Bardot.
O exemplar que a Renault vai levar a leilão foi utilizado na abertura da Euro Disney em 1992 e para isso tem um capot e tampa da bagageira reforçados, para as pessoas se poderem sentar nele e tirar fotografias.
O seu valor estimado situa-se entre os 10 mil e os 15 mil euros.
-Renault Laguna BTCC de 1994

Este Laguna competiu no BTCC na temporada de 1994 e foi conduzido por Alain Menu, não se sabendo em que provas foi utilizado. Infelizmente, não conta com mecânica.
O seu valor estimado de venda situa-se entre os 30 e os 40 mil euros.
-Renault Spider Prototype de 1988

O Renault Spider é um dos mais extremos automóveis alguma vez produzidos pela marca francesa e o exemplar que vai a leilão é um dos protótipos utilizados pela Renault Sport para testar uma caixa sequencial. Infelizmente, não conta com motor nem a caixa de velocidades, uma vez que foram retiradas.
O seu valor estimado situa-se entre os 20 e os 30 mil euros.
-Renault Spider Trophy de 1996

A Renault aproveitou o Spider para fazer um troféu monomarca, criando o Spider Trophy. Este exemplar foi um dos automóveis de apresentação, que, infelizmente, também não conta com mecânica.
O seu valor estimado situa-se entre os 12 e os 18 mil euros.
-Renault Trafic Deck’Up Concept de 2004

Este foi um protótipo produzido pela Renault como “brincadeira”, tornando a comercial Trafic num veículo de lazer e apresentado no Salão de Bruxelas de 2004.
A mecânica é a mesma da Trafic que lhe serviu de base, um motor turbo-diesel de 2,5L de cilindrada.
O chassis é mais curto, tem uma maior altura ao solo e tracção integral.
A carroçaria foi transformada em pickup e foram ainda adicionados dois lugares na caixa de carga.
O seu valor estimado situa-se entre os quatro e seis mil euros.
-Renault Twingo II Concept de 2006

Este foi o protótipo que a Renault utilizou para a apresentação da segunda geração do Twingo no Salão de Paris em 2006.
Tem um desenho bastante aguerrido e jantes do Clio RS, além do tejadilho em vidro.
No entanto, é um automóvel estático com um motor apenas para se mover pelos seus meios a baixa velocidade.
O seu valor estimado situa-se entre os seis e os dez mil euros.
https://www.jornaldosclassicos.com/2025/12/02/os-bolides-mais-espetaculares-da-coleccao-renault-que-vao-a-leilao-parte-i/
Nenhum comentário:
Postar um comentário