Navios que naufragaram há milhares de anos são encontrados conservados no Mar Negro
Vinte navios naufragados do 4º e do 5º séculos a.c. foram descobertos por uma equipe de cientistas internacionais, co-dirigida por um arqueólogo náutico da Universidade de Connecticut, nos EUA.
As novas descobertas trazem o número total de naufrágios encontrados pelo time para mais de 60.
Registrados com as mais recentes técnicas de varredura, acústica e fotogramétrica a laser robóticas, eles representam um padrão ininterrupto de comércio e troca, guerra e comunicação que volta até a pré-história.
"Esta é a história se desenrolando diante de nós", diz Kroum Batchvarov, professor associado de antropologia da Universidade de Connecticut, cuja especialidade é a arqueologia náutica.
"Nós nunca vimos nada assim antes".
Batchvarov é o líder do Projeto de Arqueologia Marítima do Mar Negro de três anos (MAP), descrito como uma das maiores expedições arqueológicas marítimas já empreendidas.
Desde 2015, a equipe vem investigando as mudanças no ambiente antigo da região do Mar Negro, incluindo o impacto da mudança do nível do mar durante o último ciclo glacial como sua principal missão.
O anúncio das descobertas de naufrágios no ano passado esteve nas manchetes em todo o mundo.
O naufrágio mais antigo encontrado até agora é do período clássico, entre o 5º e o 4º século a .C., garante Jonathan Adams, diretor do Centro de Arqueologia Marítima da Universidade de Southampton, na Inglaterra, e investigador principal da equipe científica.
Os navios também foram encontrados nos períodos romano, bizantino e otomano, abrangendo um período de dois milênios e meio.
"Essa coleção deve incluir um dos melhores museus submarinos de navios e da navegação no mundo", acrescenta.
10 náufragos que sobreviveram para contar sua história
©º°¨¨°º©©º°¨¨°º© ©º°¨¨°º©©º°¨¨°º© ©º°¨¨°º©©º°¨¨°º©©º°¨¨°º©©º°¨¨°º©©º°¨¨°º©
███▓▒ JESUS CRISTO É O MEU SENHOR ███▓▒
Nenhum comentário:
Postar um comentário