Terremoto de 6,5 graus de magnitude na escala Richter que atingiu a ilha de Mindanao, no sul das Filipinas, no terceiro tremor de grande intensidade na região neste mês.
O epicentro do tremor foi a 10 km de profundidade, a cerca de 8km a noroeste da cidade de Makilala e a 54 km de Davao, maior cidade da ilha, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, em inglês).
A rachadura na terra é um aviso de que a Terra é um planeta em movimento. A superfície terrestre está trincada como um velho quadro, dividida em placas tectônicas que, ao se atritarem, provocam fenômenos como terremotos e erupções vulcânicas, levantam montanhas e abrem vales. Esse mesmo movimento faz com que cada placa também seja instável. No caso da região oriental da placa africana, os constantes choques com as placas árabe e indiana, que a empurram pelo norte, estão arrancando a porção leste do continente africano. Sua manifestação mais visível é o Grande Vale do Rift, uma ampla faixa que vai de Moçambique, ao sul, até o chamado Chifre da África e além.
“Por baixo há uma falha no terreno que está separando a África em duas”, diz Juan Ignacio Soto, catedrático do departamento de geodinâmica da Universidade de Granada. Mas o tempo da separação é geológico, levará milhões de anos. “Sabemos que acontecerá, mas não quando”, acrescenta. Em certa medida, é o processo inverso ao que gera cordilheiras como o Himalaia e os Andes. Enquanto estas se elevam pelo choque de duas placas que convergem, neste vale elas estão se separando.
a terra se rachando e a inversão magnetica , muitos afirmam ser um asteroide gigante ,ou um planeta chamado nibiru
Nenhum comentário:
Postar um comentário