25 de novembro
de 2020,
A estrela do futebol deixa uma infinidade de
gols que até agora não foram superados. Embora destacem 'a mão de Deus' ou
a 'meta do século', o próprio Maradona tinha outro favorito.
Faleceu nesta quarta-feira, 25 de novembro , o craque Diego Armando Maradona , aos 60 anos - completado em 30 de outubro passado.
O 'Pelusa', que ajudou a Argentina a vencer a Copa do Mundo do México em 1986 e o vice-campeão da Itália em 1990, deixa inúmeras jogadas extraordinárias, das quais queremos destacar algumas.
1.- 'A mão de Deus'
No México 1986, Maradona marcou dois dos gols mais importantes da história. Ele fez isso na mesma partida, em que a Argentina enfrentou a Inglaterra, nas quartas de final, no dia 22 de junho daquele ano.
Um desses objetivos é talvez o mais conhecido de todos, aquele que se chamava 'a mão de Deus'. Eram 51 minutos de jogo, quando Maradona e seu compatriota Jorge Valdano tentaram uma parede e a bola ricocheteou em um zagueiro inglês e ganhou altura; quando voltou, dentro da área, o Maradona, na luta contra o goleiro inglês Peter Shilton, fez o gol com a mão.
A outra meta foi apelidada de 'a meta do século' - depois de uma pesquisa realizada em 2002 - e ocorreu apenas quatro minutos após a “mão de Deus”. Aos 55 minutos de jogo, Maradona enganou cinco ingleses antes de fazer o gol.
3.- Brilho no Bernabéu
Antes dessas façanhas, em 1983, quando jogou pelo Barcelona (Espanha), na partida contra o Real Madrid pela Copa da Liga, em Maradona, após driblar o goleiro, e quando já tinha um gol vazio para fazer o que quisesse , decidiu parar e esperar por Juan José, um defesa madrilenho que queria evitar o golo, para depois abandonar este golo, definido pelo seu protagonista como o seu "segundo golo mais bonito", a seguir ao 'golo do século'.
Esta jogada de Maradona, que até agora não tem precedentes, foi tão brilhante que até os torcedores do Real Madrid se levantaram para aplaudi-lo.
4.- O gol em Pereira
Embora os gols conquistados na Copa do Mundo de 1986 no México tenham ocupado mais manchetes e ganhado destaque pela crítica de futebol, o próprio Maradona destaca outro gol em particular, o de fevereiro de 1980, quando jogou pelo Argentinos Juniors e enfrentou o Deportivo Pereira da Colômbia.
"O fantástico desse gol é que ele não era o Maradona que
conhecemos. Ele era um cara que jogava pelo Argentinos Juniors, tinha 19 anos,
só se destacava como um grande astro do futebol", disse o colombiano
Alejandro Aguirre, que escreveu o livro , a Olé
"O melhor golo de Maradona não foi para os ingleses."
5.- Os quatro gols para Gatti
Em 2017, o próprio Maradona contabilizou suas
melhores jogadas e, em primeiro lugar, destacou os quatro gols que marcou
contra Hugo Gatti em 1980, que já era, para a época, um dos goleiros mais
importantes da história do futebol. Futebol argentino.
oi durante um encontro entre o Argentinos Juniors, pelo qual o
Maradona jogou, e o Boca Juniors, no qual o Gatti esteve. Anteriormente,
na imprensa argentina foi publicado que o goleiro se referia a 'Pelusa' como
"el gordito" e Diego, furioso, comentava que faria quatro gols na
partida, e ele fez.
6.- A celebração da vitória contra a Grécia
Maradona também é lembrado por sua comemoração particular ao marcar o terceiro gol na partida Argentina x Grécia, na Copa do Mundo de 1994 nos EUA.
Na seleção das melhores jogadas, que o próprio Maradona fez em 2017, ele também destacou o gol de Ubaldo Fillol no Superclásico contra o River, no Metropolitano, em 1981, quando jogou pelo Boca Juniors; o 'gol impossível' que ele fez com o Napoli em 1985 contra a Juventus; o que fez um voleio pelo Sporting de Gijón em 1993, ao serviço do Sevilla; além de seu primeiro touchdown no Newell's, no dia da estreia contra o Emelec, do Equador.
Além dessas, as redes sociais estão repletas de seleções das melhores jogadas de Maradona, que dependem do olhar dos torcedores e seguidores do craque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário