O Porsche 909 Bergspyder foi construído em 1968 para as
provas de montanha, daí o nome Bergspyder. Até ao final dos anos 60, a Porsche
competia a nível oficial em rampas, de modo a provar as capacidades da marca,
tanto como fabricante de automóveis de competição, como para automóveis de
estrada.
As provas de montanha ajudavam os engenheiros a
compreender melhor certas técnicas, pois era dada primazia à estabilidade do
automóvel e à sua construção através de materiais leves. Tal como não poderia
deixar de ser, a Porsche foi dominadora. Durante dez anos, de 1958 a 1968, dos
24 troféus elegíveis para o Campeonato Europeu de Montanha, a Porsche venceu 20.
O Porsche 909 veio depois do Porsche 910
Bergspyder que era já uma evolução dos 906. Foi a resposta que Ferdinand Piëch
deu ao novo modelo da Ferrari, utilizando materiais super-leves e tecnologias
muito à frente do tempo. O 909 pesava somente 375 kg, ou seja, cerca de metade
do peso de um Fórmula 1 actual, inclusivamente mais leve que algumas motas.
Para conseguir este peso baixo, o chassis tubular foi construído em alumínio, a
suspensão em titânio e a cablagem em prata, ao invés de cobre. O depósito de
combustível Kugeltank era construído em borracha e titânio, pressurizado com
nitrogénio, não necessitando assim de bomba de combustível.
Mas a redução de peso não acabou aí, já que os
discos de travões eram produzidos em berílio, no entanto, a Porsche só
conseguia produzir cinco discos e assim só utilizava no 909 mais rápido. O
motor proveniente do Porsche 910 era de oito cilindros boxer de 2.2 litros de
cilindrada produzindo 275 cv. O motor foi movido para a frente, fazendo com que
fosse possível montar a caixa de velocidades entre ele e o diferencial. Isto
também alterou a posição de condução, fazendo com que os pedais ficassem à
frente do eixo dianteiro. Devido ao seu baixo peso atingia aos 100 km/h em 2,4
segundos.
A Porsche só produziu dois exemplares do 909 e
competiu somente durante o ano de 1968, com Rolf Stommelen aos comandos, nunca
conseguindo atingir a vitória, muito devido a alguns problemas de condução. O
909 Bergspyder foi o último automóvel da Porsche a ser desenvolvido para as
rampas, pois a marca terminou o envolvimento a nível oficial no Campeonato
Europeu de Montanha. Apesar da curta carreira, tudo o que foi aprendido no
desenvolvimento do 909 foi depois utilizado no 908/3.
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