ARQUIVO DO BLOG

◘ STATUS DE " MOEDA DE RESERVA " DO DOLAR NÃO DURARÁ PARA SEMPRE.

Posted by  on 29/01/2021

O Federal Reserve e a confederação de bancos centrais que seguem o presidente Powell e seus tenentes no Edifício Eccles inundaram o mundo com a escrita fiduciária que é limitada apenas pela imaginação dos keynesianos e dos teóricos monetários modernos. Nessa enxurrada de impressões metafóricas de dinheiro, um país, a Rússia, carregou o balanço do banco central não com a especulação de jour , bitcoin, mas com a relíquia do ouro bárbaro.

Tradução, edição e imagens:  Thoth3126@protonmail.ch

O status de ‘Moeda de Reserva do dólar não durará para sempre

Fonte:  Mises.Org

Notavelmente, o estoque de ouro da Rússia começou a aumentar em 2016 e, na véspera da saída do presidente Obama da Casa Branca, Vladimir Putin e Elvira Nabiullina, presidente do banco central da Rússia, os cofres da Rússia tinham mais ouro físico do que dólares americanos estocados.

Bloomberg relata : “Um esforço de vários anos para reduzir a exposição a ativos dos EUA elevou a participação do ouro nas reservas internacionais de $ 583 bilhões da Rússia acima dos dólares pela primeira vez registrado.

Não é segredo que Putin iniciou a estratégia para “desdolarizar” a economia russa. O metal amarelo é agora o segundo maior componente das reservas do banco central da Rússia depois do euro, que representa um terço de suas reservas. As reservas chinesas em yuans representam 12%.

Há mais de dois anos, a Forbes comparou o estado produtor de petróleo do Texas a um país produtor de petróleo. “Embora a Rússia tenha quase cinco vezes mais habitantes do que o Texas, a economia do Lone Star State é mais de US $ 400 bilhões maior. Os texanos, portanto, desfrutam de um produto interno bruto (PIB) per capita de cerca de US $ 58.000, enquanto os russos têm um produto próximo a US $ 8.700”, escreveu Frank Holmes.

No mesmo artigo, Holmes apontou: “A Federação Russa é o maior produtor individual de petróleo do mundo [e um dos maiores produtores de ouro], bombeando 10,95 milhões de barris por dia (bpd) em janeiro, de acordo com o ministro da Energia do país”. Até que haja um EV (veículo elétrico) em cada garagem norte americana, a Rússia não deve ser menosprezada.

Os norte americanos se beneficiaram enormemente mantendo e negociando [e manipulando mercados] com o dólar como moeda de reserva mundial, embora a maioria das pessoas não tenha pensado nisso. Ninguém se lembra de quando a libra esterlina da Inglaterra detinha essa distinção há cem anos.

“As moedas de reserva são normalmente emitidas por países desenvolvidos e estáveis” econômica e financeiramente,  Investopedia.com . Desenvolvido? Se você insiste. Um Estábulo? Não muito longe disto.

“Os países emissores de moeda de reserva não estão expostos ao mesmo nível de risco cambial, especialmente quando se trata de commodities, que muitas vezes são cotadas e liquidadas em dólares”, explica Investopedia. “Os países emissores também podem tomar empréstimos em suas moedas locais e estão menos preocupados em sustentar suas moedas para evitar o calote.

A Ivestopedia cita, rindo, o que chama de desvantagem da moeda de reserva: “Os baixos custos de empréstimos decorrentes da emissão de uma moeda de reserva podem levar à perda de gastos dos setores público e privado, o que pode resultar em bolhas de ativos e aumento da dívida pública”. Soa familiar.

Em 2015, Patrick Barron escreveu no mises.org ,

Por causa dessa filosofia de impressão desenfreada de dinheiro, o dólar esta muito suscetível a perder sua alardeada posição de moeda de reserva global para o primeiro grande país comercial que parar de inflar sua moeda. Há evidências de que a China entende o que está em jogo; aumentou suas reservas de ouro e instituiu controles para impedir que o ouro saísse da China.

A China juntou-se à Rússia.

Barron concluiu: “Se abolirmos, ou mesmo diminuirmos, as leis de curso legal e permitirmos que o processo de descoberta de preços revele o dinheiro mais sólido, se permitirmos que nosso dólar americano se torne o melhor dinheiro possível – um dinheiro verdadeiramente sólido – então as chances da nossa prosperidade pessoal e coletiva aumentam muito.

O Fed brinca enquanto o dólar queima.

Autor: Douglas French  é ex-presidente do Mises Institute, autor de Early Speculative Bubbles & Aumentes in the Money Supply e autor de  Walk Away: The Rise and Fall of the Home-Ownership Myth . Ele recebeu seu diploma de mestre em economia pela UNLV, estudando com o professor Murray Rothbard e o professor Hans-Hermann Hoppe.

Questione tudo, nunca aceite nada como verdade sem a sua própria análise, chegue às suas próprias conclusões”.

Mais informação adicional:

www.thoth3126.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

R$ 240 BILHÕES: VEREDITO DE ALEXANDRE DE MORAES SOBRE POUPANÇA ATINGE EM CHEIO BANCO CENTRAL E BANCO DO BRASIL.

  26/04/2024 às 9h21  Por: Lennita Lee Home  »  Agora  »  Banco Central: confira tudo sobre a autarquia   »  R$240 bilhões: Veredito de Alex...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS