O DKW-Vemag GT Malzoni é o antecessor do icónico Puma GT, ambos de fabrico brasileiro.
Foi projectado por Rino Malzoni e produzido entre 1964 e 1966 em Dobrada, São Paulo, pela Sociedade de Automóveis Lumimari, num total de cerca de 35 unidades.
Foi idealizado para uso em competição, tendo chassis e mecânica do DKW-Vemag Belcar, marca representada no Brasil pela Vemag.
A carroçaria era de desenho próprio, elaborado por Anísio Campos e produzida em fibra de vidro, apesar dos primeiros exemplares terem sido produzidos em aço.
Para locomover o DKW-Vemag GT Malzoni estava o motor de três cilindros em linha a dois tempos, com 981cc de cilindrada e refrigeração líquida, desenvolvendo entre 50cv a 60cv às 4500rpm.
As versões de competição tinham uma cilindrada maior, de 1.080cc devido ao maior diâmetro dos pistões.
Acoplado ao motor está uma caixa manual de quatro velocidades, a enviar a potência para as rodas da frente.
O peso cifra-se nos 800kg.
Presente neste artigo está um dos três protótipos do DKW-Vemag GT Malzoni produzidos com carroçaria em fibra de vidro e destinados à competição.
Este mesmo automóvel competiu nas Mil Milhas de Interlagos de 1966 com os pilotos Jan Balder e Emerson Fittipaldi, liderando a corrida praticamente toda até o motor começar a falhar, terminando ainda assim em terceiro lugar.
Está agora à venda na Holanda, através do stand Kucarfa, por 96.500 euros, na decoração com que competiu precisamente nas Mil Milhas de Interlagos de 1966.
https://www.jornaldosclassicos.com/2024/07/15/raro-dkw-vemag-gt-malzoni-conduzido-por-emerson-fittipaldi-encontra-se-a-venda/
Nenhum comentário:
Postar um comentário