906 CARRERA 6: O PORSCHE DE COMPETIÇÃO LEGAL PARA CIRCULAR NA VIA PÚBLICA.

 

O Porsche 906, conhecido também como Carrera 6, foi o último automóvel concebido pela Porsche para a competição, sendo ao mesmo tempo legal para circular em estrada aberta. 


No total, apenas 65 exemplares foram construídos em 1966, de modo a homologar o Porsche 906 no Grupo 4 da FIA.


Evoluído a partir do 904, o 906 foi desenhado sob as ordens de Ferdinand Piëch para ser o mais leve possível, substituindo tudo o que era aço por fibra de vidro quando tal era possível. 
No total, o peso cifrou-se nos 580kg, ajudando também pelo novo motor de seis cilindros boxer mais leve, o 901/20 derivado do 911R, que possuía no entanto muitas alterações, e que com 2,0L de cilindrada era capaz de debitar 210cv de potência. 

Alguns 906 que competiram pela equipa oficial foram ainda equipados com motores de oito cilindros. 

Acoplado ao motor está uma caixa manual de cinco velocidades.

Devido ao estudo da aerodinâmica do 906 – mais apurada que a do 904 – é capaz de atingir os 280km/h no circuito de Le Mans, um valor extremamente bom para um automóvel com um motor de apenas 2,0L de cilindrada.  


O Porsche 906 Carrera 6 foi um sucesso na competição e é para alguns um dos modelos mais bonitos da marca de Estugarda.


Neste artigo encontramos o 906 com o chassis número 906-127, pintado na cor original Signal Red, que foi utilizado pelo piloto e concessionário da marca Josef “Sepp” Greger para competir no Campeonato Europeu de Montanha de 1966 a 1968, vencendo a categoria até 2,0L de cilindrada em 1966 e o campeonato geral em 1968.

Durante a sua vida competitiva, o motor original necessitou de ser substituído e foi equipado com um correcto, porém com o número 906-162. 

Em 1969 Greger vende o 906, passando pelas mãos de diversos pilotos e incluindo uma conversão para a carroçaria Spyder. 

Em 2003 foi iniciado o tão aguardado restauro, efectuado pela Gunnar Racing, voltando ao estado em que se encontrava quando foi entregue a Greger em 1966.


Foi levado a leilão, num evento organizado pela RM Sotheby’s em Miami entre os passados dias 1 e 2 de Março, sendo vendido por 2,2 milhões de dólares, cerca de dois milhões de euros. 

Juntamente com o automóvel seguiu o motor correcto de magnésio com o número 906-133, uma vez que se encontra ainda instalado um motor mais moderno.

https://www.jornaldosclassicos.com/2024/03/26/906-carrera-6-o-porsche-de-competicao-legal-para-circular-na-via-publica/


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