RM SOTHEBY’S LEVA A LEILÃO PORSCHE 550 SPYDER PORTUGUÊS.

 

O Porsche 550 Spyder foi o primeiro automóvel construído pela marca alemã unicamente com o objectivo de competir, sendo produzido de 1953 a 1956, com um total de 90 exemplares construídos. 


Apesar do Porsche 356 ser competitivo, era notório que o seu motor colocado na traseira não era tão eficaz. 



Com a experiência de Ferdinand Porsche nos Auto-Union de motor central nos anos 30, os engenheiros da Porsche iniciaram o desenvolvimento de um automóvel de motor central, leve e baixo, com um chassis tubular e uma carroçaria construída em alumínio.


Teve bastante sucesso nas categorias de cilindradas mais baixas, com o seu motor de quatro cilindros boxer refrigerado a ar e montado na zona central, de 1,5 litros de cilindrada, duas árvores de cames em cada cabeça, que actuam nas duas válvulas por cilindro. 


Conta ainda com dois circuitos de ignição e dois carburadores de duplo corpo Solex PJJ, para desenvolver 110cv às 6.200rpm e 121Nm de binário às 5.000rpm. 

O nome 550 provém do seu peso, de aproximadamente 550kg.


Neste artigo encontramos o Porsche 550 Spyder com o chassis número 550-0038, o qual tem um significado muito especial para nós portugueses, pois foi um dos dois exemplares do modelo que vieram na época para Portugal.


Produzido a 29 de Abril de 1955, este automóvel saiu de fábrica pintado de branco e com o motor número P 90031 e caixa de velocidades 10029. 

Foi então entregue ao piloto Fernando Mascarenhas, que competiu com ele não só em Portugal, como em vários circuitos europeus, como os 500 Quilómetros de Nurburgring, em Agosto de 1955.


Em 1958 foi vendido a Cipriano Flores, que continuou a competir com ele até à sua morte, passando para a posse do seu filho Cesar Flores. 

No anos 80, Cesar tentou restaurar o 550 Spyder do seu pai, mas não encontrou empresas à altura, pedindo assim à Porsche para proceder ao seu restauro, sendo que a carroçaria foi recuperada pela carrozzeria que a construiu originalmente, a Wendler, altura em que a cor passa a cinzento prata e o interior de bege para pele preta.


Desde do término do restauro, este 550 Spyder não andou e o seu motor não é colocado a trabalhar desde Julho de 2010. Mantém ainda o seu motor e caixa de velocidades originais, assim como grande parte do chassis e carroçaria.


No próximo dia 27 de Julho será levado a leilão, num evento levado a cabo na Alemanha pela RM Sotheby’s, com um preço estimado de venda situado entre os 3,5 e os 4,2 milhões de euros.

https://www.jornaldosclassicos.com/2024/07/14/rm-sothebys-leva-a-leilao-porsche-550-spyder-portugues/





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