O primeiro protótipo do caça
Gripen E da empresa sueca Saab, conseguiu pela primeira vez superar a
velocidade do som, simbolizando um marco crucial do seu desenvolvimento.
Os testes ocorreram sobre o mar Báltico
em outubro, informa o comunicado da empresa sueca.
O objectivo das manobras foi determinar
como funciona o avião em altas velocidades e obter dados sobre a eficiência do
design e dos motores do Gripen E.
Em particular, os motores do avião lhe
oferecem a capacidade de super cruzeiro, ou seja, a aeronave pode voar a uma
velocidade supersónica sem usar seu dispositivo de pós- combustível.
A barreira do som é o limite de
velocidade em que um avião pode se deslocar no ar sem desprezar as ondas
sonoras emitidas por ele mesmo.
A velocidade do som no ar é de aproximadamente
340 metros por segundo (1 200 km/h).
O piloto Marcus Wandt, que pilotou o
avião durante os testes, notou que o momento chamado de "voo
transónico" à beira da barreira do som representa grande importância e que
o novo Gripen desempenhou seu papel extremamente bem.
"O programa de voos de teste do
Gripen E está funcionando extremamente bem…", declarou Jonas Hjelm,
director da área de negócios aeronáuticos da Saab.
Actualmente, apenas os caças russos
Su-35 e Su-57, os estados unidos F-22 e os europeus Rafale e Typhoon possuem
essa capacidade avançada.
O Gripen é um caça da quarta geração, comparável com
os F-16 estados unidos e MiG-29 e Su-30 russos.
Durante a apresentação, ocorrida em 24
de outubro, o director executivo da Saab, Hakan Buskhe, comentou que além do
programa no Brasil, a empresa também oferece modelos de nova construção a
potenciais compradores na Europa Oriental e África.
Ler mais AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário