Os resultados de vendas da Tesla no terceiro
trimestre deste ano surpreenderam muitos analistas. Mesmo aqueles que seguem o
barómetro que a Bloomberg criou para
acompanhar a produção do Model 3.
O construtor não divulga dados de produção, o que obriga a um
exercício de recolha de registos que, diga-se, tem permitido à Bloomberg andar
muito próximo dos números que são divulgados no final de cada trimestre.
A evolução na produção do Model 3 tem sido quase exponencial:
9766 unidades no primeiro trimestre deste ano, 28 578 no segundo e 53 239 no
terceiro.
Quanto ao trimestre passado, a empresa Atherton Research afirma
que a Tesla vendeu 69 925 unidades das suas três gamas: Model S, X e 3 no mercado
americano.
Trata-se de um resultado extraordinário, que supera os 66 542
automóveis de passageiros que a Mercedes-Benz vendeu no mesmo mercado em
igual período.
Este indicador coloca a Tesla muito próximo da liderança de
vendas no segmento premium — a BMW vendeu 71 679
unidades nos últimos três meses — dominado pelos construtores germânicos há
vários anos.
A Atherton Research prevê que, a este ritmo, também a BMW será
ultrapassada no último trimestre do ano.
Sucesso com gama reduzida
A Tesla conseguiu estes resultados com uma oferta reduzida de
apenas três modelos: S, X e 3, enquanto os seus concorrentes dispõe de gamas
completas, com SUV, descapotáveis e segmentos muito distintos, das pequenas
berlinas aos modelos desportivos.
O modelo de entrada da marca é atualmente o Model 3 Long Range, que
custa 44 000 dólares, sendo que o preço médio está bem acima dos 50 000
dólares.
Tanto a BMW como a Mercedes-Benz têm modelos de entrada cujo
preço inicial é pouco superior aos 30 000 dólares.
Estes resultados são, por isso, tanto mais encorajadores,
porquanto se pensa que estará para breve o lançamento do Tesla Model 3 “Base”
nos próximos meses. Se a Tesla cumprir o que prometeu — e não há motivo, até
agora, para duvidar — o preço base será de 35 000 dólares.
Mesmo que o valor médio desta versão se estabeleça um pouco
acima dos 40 000 dólares, não será difícil vaticinar um sucesso ainda maior
para o Model 3 e para a
Tesla nos próximos trimestres.
Ofensiva na Europa em 2019
Apesar de ter até aqui ultrapassado obstáculos que nenhum construtor
tradicional enfrentou nos últimos 100 anos, a Tesla continua a ter muitos
testes pela frente.
A chegada à Europa do seu produto de maior volume, o Model 3,
será mais um passo nessa afirmação. A apresentação ainda a versão americana no Salão de Paris no início deste mês, foi um
começo. Até ao fim do ano são esperados os primeiros exemplares de
demonstração.
As primeiras entregas a clientes europeus podem ser realizadas
ainda no primeiro trimestre de 2019.
Se este processo correr bem e o ritmo de produção continuar a
aumentar de forma sustentada, será expectável um sucesso de vendas semelhante
ao registado nos EUA.
Quase todos os construtores europeus têm anunciado vários
modelos elétricos para breve, mas a sua entrada no mercado pode ser tardia para
contrariar o avanço da Tesla.
Além disso, com poucas excepções, a maioria dos modelos
anunciados não apresentam vantagens tecnológicas face aos modelos que a Tesla
já está a produzir.
Outro elemento digno de nota prende-se com a rede de supercarregadores que
a Tesla já tem instalados na Europa. São já mais de 400 estações, cinco das quais
em Portugal.
Destinados a proporcionar carregamentos muito rápidos,
proporcionam aos proprietários Tesla uma forma eficiente de viajar por todo o
continente europeu.
Além disso, a Tesla já anunciou que lançará em breve o seu SUV
de tamanho médio, o Model Y. A expectativa do construtor é de que
este modelo possa ter vendas a rondar o milhão de unidades anuais.
Obstáculos ao sucesso
Apesar deste percurso que parece agora caminhar de forma mais
sustentável para o sucesso, há ainda algumas questões substanciais por
resolver, antes da Tesla se tornar um construtor generalista.
Tal prende-se com a assistência pós-venda, muitas vezes marcada
por tempos de espera de peças de substituição muito substanciais. Tal
aconteceu, por exemplo, no maior mercado da Tesla per capita, a Noruega. Em
julho passado surgiu a notícia de que os 11 service centers da marca não
conseguiam dar resposta à impressionante frota nacional de 26 000 Tesla em
circulação. A situação parece, entretanto, ter sido parcialmente resolvida.
O investimento na criação de áreas de assistência aos veículos
da marca — próprias ou através de parcerias — e formação de técnicos
especializados tem que ser incrementada de forma robusta.
Deixando de ser uma marca de nicho — dirigida a um público
entusiasta, disponível para relativizar algumas limitações — a Tesla precisa de
ir o encontro do público comum, que não quer esperar um ano ou sequer seis
meses pelo seu novo automóvel, ou alguns meses por uma peça.
Preços estimados do Tesla Model 3 em
Portugal
Numa projeção realizada no mês de julho, o Watts On e
o Tesla Club de Portugal estimaram que o Tesla Model 3 “base” (50 kWh) teria um
preço a rondar os 41 000 euros (cerca de 47 000 euros, se tiver o Interior
Premium).
Uma das versões imediatamente disponíveis será o TM3 “Long
Range” (75 kWh), com preço a rondar os 57 000 euros. O TM3 Dual Motor deverá
arrancar com um valor próximo dos 62 000 e o topo de gama Dual Motor
Performance, começará nos 75 000 euros.
Estes três valores são uma extrapolação dos preços nos EUA —
comparados com os valores lá e cá dos Model S e X — onde estas versões estão
ser comercializadas com o Premium Interior.
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