Nosso futuro no planeta pode ter uma enorme semelhança com o nosso passado, indica um novo estudo.
Em cerca de doze anos, o clima da Terra se assemelhará ao do Plioceno médio, um período que começou há mais de três milhões de anos , de acordo com um novo estudo de cientistas americanos e britânicos.
Em particular, o documento adverte que se a humanidade não reduzir as emissões de gases de efeito estufa até 2150, o clima na Terra poderia ser comparado com o do período Eoceno, 50 milhões de anos atrás, quando a temperatura era 13 graus mais alta. e quase não havia gelo.
"Estamos nos movendo em direção a mudanças muito dramáticas em um extremamente curto prazo, revertendo uma tendência de resfriamento planetário em uma questão de séculos", alerta John 'Jack' Williams, um professor de geografia da Universidade de Wisconsin-Madison no Estados Unidos. "Se pensarmos no futuro em termos do passado, estamos caminhando para um território inexplorado para a sociedade humana", acrescenta.
Um aumento de 13 graus para 2150?
Ele e seus colegas estudaram as semelhanças entre as projecções climáticas futurasestabelecidos fora no Quinto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática e vários períodos da história geológica como o Eoceno, o Plioceno médio, o último interglacial (há 129.000-116.000 anos), o Holoceno do Meio (há 6.000 anos), a era pré-industrial (antes de 1850) e o início do século XX.
Eles também usaram o 'Representative Concentration Route 8.5' (RCP8.5), que representa um cenário climático futuro no qual não mitigamos as emissões de gases de efeito estufa, e também RCP4.5, um um cenário em que a humanidade reduz moderadamente as emissões de gases de efeito estufa.
Em ambas as projeções, o clima da Terra se assemelhava ao Plioceno Médio em 2030 (sob RCP8.5) ou em 2040 (sob RCP4.5). No entanto, em um período de tempo mais longo e sob o cenário RCP8.5, o clima continua a aquecer até que comece a se assemelhar ao Eoceno em 2100,alcançar maiores semelhanças com este período para o ano 2150 .
No Plioceno, as temperaturas estavam entre 1,8 e 3,6 graus mais altas do que agora, enquanto durante o Eoceno as temperaturas eram em média até 13 graus mais altas . Além disso, os cientistas apontam que todas as espécies da Terra tinham um ancestral que sobreviveu ao Eoceno e ao Plioceno, embora ainda não se saiba se humanos, flora e fauna se adaptarão a essas rápidas mudanças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário