ARQUIVO DO BLOG

💎CAIU NA PRÓPRIA ARMADILHA: LEWANDOWSKI VAI TER QUE SE EXPLICAR

Em documento assinado e protocolado na PGR pelo jurista Modesto Carvalhosa, o advogado Cristiano Caiado de Acioli ofereceu notícia-crime para a apuração em procedimento investigatório criminal da prática, em tese, de crime de abuso de autoridade por parte do ministro do STF Ricardo Lewandowski, do técnico judiciário identificado como Alexandre Gorgola e de agentes da Polícia Federal não identificados.

Os fatos narrados são relativos ao episódio que teve início quando Acioli disse a Lewandowski, dentro de um avião ainda em solo, que o STF é uma vergonha e ouviu dele a pergunta “Vem cá, você quer ser preso?”, seguida da ordem a uma comissária de bordo para que chamasse a PF.

Carvalhosa argumenta que “todo cidadão tem o direito de expressar publicamente se sente vergonha ou orgulho do Egrégio Supremo Tribunal Federal e não pode ser tolhido na sua liberdade de expressão, de consciência/crença e de locomoção por isso”.

Lewandowski, escreve o jurista, “é um servidor público incumbido de fazer Justiça, não de abusar do próprio poder”, mas “sua reação imediata” à declaração de Acioli sobre o STF “é a de restringir-lhe a liberdade, o que acaba se concretizando, quando determina que o Técnico Judiciário Requerido [Gorgola] detivesse a vítima, bem como os Agentes da Polícia Federal Requeridos o conduzissem coercitivamente para a Superintendência da Polícia Federal em Brasília para tomar-lhe interrogatório”.

Carvalhosa lembra ainda que o plenário do STF “declarou a impossibilidade de condução coercitiva de réu, investigado ou suspeito para interrogatório, estando a autoridade ou agente passível de responsabilização nas esferas disciplinar, civil e penal”.

O Antagonista lembra que o próprio Lewandowski, neste julgamento, votou contra a condução coercitiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

ALERTA VERMELHO!!! A ativação do EBS que Trump vem sugerindo há muito tempo!

Alerta vermelho!!!  A ativação do EBS que Trump vem sugerindo há muito tempo! Atualização de notícias de última hora:  Declarações recentes ...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS