PROTAGONISTA DA SUA ÉPOCA, O ICÓNICO ALFA ROMEO 6C 1750 ANTECIPA O FUTURO.

Estamos a 13 de Abril de 1930, pouco passa das cinco da manhã. 

A quietude do Lago de Garda é quebrada pelo rugido de um Alfa Romeo 6C 1750 Gran Sport spider Zagato que passa a 150 km/h com os faróis apagados. Ao volante vai Tazio Nuvolari, natural de Mântua, conhecido por “Nivola”. 

A seu lado está Gian Battista Guidotti, chefe dos experimentadores da Alfa Romeo em Portello.

Estamos no mítico rali das Mille Miglia. À frente segue Achille Varzi, que parece estar a caminho da vitória. Mas poucos quilómetros antes do lago, em Verona, Nuvolari e Guidotti têm uma ideia louca: apagar as luzes. A única maneira de bater o rival é apanhá-lo de surpresa.

O sol está prestes a nascer. Depois do lago, segue-se o campo que leva à meta, em Brescia. É aqui que Varzi e o seu copiloto Canavesi ouvem o som de outro motor. E ainda nem tinham tido tempo de perceber o que estava a acontecer quando são ultrapassados por um carro igual ao seu.

Nuvolari vence, à média de 100,45 km/h. É a primeira vez, nesta prova, que é quebrada a barreira dos 100 km/h de média – um recorde a que a imprensa da época dá grande realce. 

O incrédulo Varzi chega em segundo, separado por uma dúzia de minutos. Em terceiro, fica Giuseppe Campari. O quarto é Pietro Ghersi. 

Pilotos muito diferentes, mas com uma coisa em comum: todos conduzem o mesmo modelo, um 6C 1750. E não são os únicos. Há ainda mais 6C que chegam à meta na hora e meia seguinte – um total de oito nos primeiros onze lugares.

Uma supremacia absoluta, repetida no mesmo ano com os três primeiros lugares nas 24 Horas de Spa, na Bélgica, e no Tourist Trophy de Belfaste. 
O 6C 1750 é o automóvel mais rápido do seu tempo.
A família 6C

O 6C é a primeira criação de Vittorio Jano, que assumiu, em 1926, o controlo de todos os projectos Alfa Romeo. O objectivo era criar uma “viatura leve com prestações brilhantes” – capaz de chegar em primeiro nas competições, de fazer-se admirar, mas também de abrir novos mercados.

O 6C alia pureza de formas e sofisticação mecânica – as qualidades típicas dos modelos de Jano. Mas tem algo mais, que virá a tornar-se uma inconfundível característica da Alfa Romeo: elevada potência. 

Jano sabe aumentar os cavalos de motores pequenos, o que o leva a imaginar aquilo que hoje chamaríamos downsizing: concebe propulsores que se colocam a cerca de meio caminho entre a cilindrada de um litro, típica dos utilitários, e as de dois ou três litros dos automóveis de luxo. 

Já então os Alfa Romeo andavam mais depressa do que todos os outros, graças à melhor relação peso/potência.



A inovação tecnológica

A partir dessa intuição conceptual, nascem modelos que farão história.

Logo para o GP 1914 (bloqueado por causa da guerra), Merosi tinha desenvolvido inéditas soluções para motores que iriam caracterizar a história dos futuros projectos Alfa Romeo: as duas árvores de cames à cabeça, as quatro válvulas por cilindro e a ignição dupla. 

No 6C 1900 GT (e sucessivamente no 6C 2300 e no 6C 2500) são introduzidas outras novidades: as suspensões de rodas independentes e um novo chassi com componentes soldados, em vez de pregados, para aumentar a rigidez.

A maneabilidade e o comportamento em estrada dos Alfa Romeo tornam-se lendários: o handling passa a integrar o ADN da Marca.



O 6C 1750

O 6C 1750, apresentado em Janeiro de 1929 no Salão do Automóvel de Roma, representa, provavelmente, a plena maturidade da fórmula 6C. 

O motor é uma evolução do precedente 1500 de seis cilindros em linha. É produzido em diversas versões – de uma e de duas árvores de cames, com e sem compressor volumétrico – e a potência vai dos 46 cavalos da versão Turismo aos 102 cavalos do Gran Sport “Testa Fissa”. 

Esta última versão é uma “edição especial” de que foram produzidas pouquíssimas unidades: a cabeça é fundida com o bloco dos cilindros para eliminar as guarnições (e o risco de se queimarem), o peso é de apenas 840 kg e a velocidade máxima é de 170 km/h. 

Mas não é só o motor que faz do 6C 1750 o ponto mais alto da inovação no campo automóvel. O sistema de travagem é de tipo mecânico, com tambores accionados por um sistema de retorno. 

O chassi, em aço estampado, é perfeitamente equilibrado e extremamente rígido, com eixos reforçados. As molas de lâminas não são montadas sob as longarinas, mas no exterior do corpo da viatura: o baricentro mais baixo optimiza o comportamento em curva. 

O depósito de combustível foi colocado em posição recuada para obter maior carga sobre as rodas traseiras e melhorar o equilíbrio entre os eixos. Soluções de vanguarda que, em sintonia com a filosofia da marca, são aplicadas tanto nas viaturas de competição como nas de estrada.

As vitórias nas provas de competição tornam-se o porta-voz da supremacia técnica do modelo. O 6C 1750 regista grande sucesso comercial logo desde o lançamento. 

Entre 1929 e 1933, saem de Portello 2579 unidades, vendidas no mercado doméstico mas também no estrangeiro – principalmente no Reino Unido e na Commonwealth. Número significativo, considerando que se trata de uma viatura decididamente “de elite”. Em Itália, o preço de venda ia das 40 mil às 60 mil liras: cerca de sete anos de um salário médio.



A era dos carroçadores

O 6C não é só veloz. É muito bonito. E grande parte do seu sucesso deve-se aos carroçadores que o “vestem”: mestres artesãos capazes de aliar o trabalho de estofamento, bate-chapa, pintura e decoração – mas, acima de tudo, criativos e estilistas capazes de deixar uma marca na sua época.

Até aos anos Trinta, era normal ver sair das fábricas chassis despidos, equipados apenas com motor, caixa de velocidades e suspensões. 

O cliente comprava a viatura e depois dirigia-se ao carroçador para mandar fazer um modelo personalizado, praticamente único no mundo. Só em 1933 é aberto em Portello um departamento interno de carroçaria que se junta (mas não substitui) à produção de chassis equipados só com mecânica vendidos directamente a clientes e carroçadores.

O 6C 1750 revela grande flexibilidade de carroçamento. São desenvolvidos, em torno da excepcional mecânica Alfa Romeo, alguns dos mais elegantes modelos de sempre – carroçados pelos estilistas mais ilustres e adquiridos pelas mais famosas personalidades.


O 6C 1750 GS Touring “Flying Star”

A versão “Flying Star” nasce para ser tão bela quanto a sua proprietária: Josette Pozzo, milionária, modelo e protagonista dos eventos mundanos da época. Criada especificamente para participar no Concurso de Elegância de Villa d’Este de 1931, foi desenvolvida pela Carrozzeria Touring de Felice Bianchi Anderloni.

O 6C 1750 spider é uma “peça única”: uma verdadeira obra-prima de originalidade, elegância e cuidado dedicado aos pormenores. É todo branco, incluindo a parte inferior da carroçaria, os raios das rodas, o volante e os revestimentos internos. A única excepção é o tablier, preto, a contrastar.

Com este modelo, a Touring dá ao 1750 novas proporções e introduz uma série de detalhes estéticos que lhe conferem um fascínio liberty, como os estribos dianteiros e traseiros suspensos que nascem nas cavas das rodas e se cruzam sob as portas sem se tocar.

Em Villa d’Este, o 6C 1750 GS Touring conquista a “Coppa d’Oro”, atribuída ao automóvel mais belo, e Josette conduz pessoalmente a viatura até à entrega dos prémios, exibindo um fato branco perfeitamente a condizer.




PEUGEOT COMEMORA 210 ANOS DE EXISTÊNCIA.

 Peugeot comemora 210 anos de existência

No dia 26 de Setembro de 2020, a Peugeot vai festejar 210 anos de existência, numa história de audácia, paixão e inovação.

A 26 de Setembro de 1810, foi oficialmente fundada a sociedade Peugeot Frères Aînés através de um depósito em dinheiro registado num documento oficial ainda existente – e consultável – nos Arquivos de Terre-Blanche (Doubs). Durante mais de dois séculos, a família Peugeot passou da revolução da moda no século XIX, com os fios de aço utilizado nas armações das saias (crinolinas), para a revolução da mobilidade, com bicicletas e automóveis. É uma marca moldada por criativos, engenheiros e designers, que há mais de dois séculos têm vindo a desafiar convenções para repensar os padrões de mobilidade. É graças a essa união entre homens e mulheres que a Peugeot nunca deixou de se reinventar como marca e de se fortalecer, ao longo dos anos, de forma a encarar o futuro com serenidade.

A propósito desta comemoração, foi criado um logótipo específico do 210º aniversário da Marca do Leão. A partir de 24 de Agosto e até ao final do ano, a comemoração será marcada por diversas campanhas, eventos e encontros, como uma operação promocional internacional com ofertas históricas a partir de 24 de Agosto, um plano editorial dedicado às redes sociais em Setembro e Outubro, dois eventos digitais a 24 e 26 de Setembro, entradas a 1€ para todos os visitantes do Musée de l’Aventure Peugeot em Sochaux, entre 1 de Setembro e 31 de Outubro e produtos lifestyle Peugeot dedicados aos fãs da marca, comercializados até ao final de Setembro.

COMO ALTERAR AS CONFIGURAÇÕES DE ‘DNS’ PARA TER UMA INTERNET MELHOR.

 

Com a ajuda de alguns aplicativos, você pode melhorar a qualidade e a velocidade de sua internet ao encontrar o melhor servidor de DNS para ela. Saiba como fazer!

Para que você possa acessar os sites na internet, inevitavelmente, a sua conexão acaba se comunicando com um servidor DNS, que é o responsável por saber qual o endereço IP que deve ser acessado. Mesmo sendo um processo que você praticamente não vê, é claro, usar um servidor DNS de boa qualidade pode deixar a sua conexão mais rápida e evitar diversos problemas.

Por sua vez, recentemente, muitas pessoas tiveram problemas em acessar diversos sites no Brasil inteiro por conta de um problema no "domínio .br", sendo que a culpa chegou até mesmo a ser atribuída para o servidor de DNS do Google, que é bastante popular. Assim, para te ajudar a melhorar a sua conexão e ter outras alternativas, o Olhar Digital preparou este tutorial que te ensina a encontrar e configurar o melhor DNS em seu computador ou celular. Confira!

Como encontrar o melhor DNS para seu computador
Existem diversos servidores DNS de qualidade e fazer o teste de cada um deles não acabaria sendo uma tarefa muito prática. Assim, encontrar o melhor DNS para a sua conexão fica bem mais fácil com o uso de uma ferramenta. Veja:

1. Acesse este site e realize o download da ferramenta DNS Benchmark;

Reprodução

2. Após ter feito o seu download, abra-a. Não é necessário fazer qualquer instalação, ela roda de forma portátil;

3. Aguarde que o programa detecte a conexão com a internet;

Reprodução

4. Com a etapa acima concluída, clique em "Nameservers";

Reprodução

5. Na nova guia, clique em "Run Benchmark";

Reprodução

6. Aguarde que o teste seja feito e, na mensagem que surge, clique em "Not now" caso você não criará uma lista personalizada com seus servidores DNS;

Reprodução

7. De volta a tela principal do programa, anote o endereço IP dos dois servidores que ficaram no topo da lista.

Reprodução

Agora que você já sabe quais são os servidores DNS mais rápidos para a sua conexão, é necessário fazer a configuração deles no Windows. Para isto, siga esse passo a passo:

1. Aperte junto as teclas "Win + I" para abrir a tela de "Configurações" do Windows 10;

2. Então, entre em "Rede e Internet";

Reprodução

3. Abaixo de "Você está conectado à Internet", clique em "Propriedades";

Reprodução

4. Deslize a tela para baixo e, em "Configurações de IP", clique em "Editar";

Reprodução

5. Preencha os campos de "DNS Preferencial" e "DNS Alternativo" com os IPs que você anotou e foram vistos no programa. Clique em "Salvar".

Reprodução

A partir desse momento, mesmo sem reiniciar o computador, você já está conectado no melhor servidor de DNS para a sua conexão.

Como encontrar o melhor DNS para seu celular

O mesmo processo que foi feito no PC para melhorar a sua conexão, é claro, também pode ser feito no seu celular com o sistema Android tendo a ajuda de outro aplicativo. Confira:

1. Acesse a Google Play e faça o download do aplicativo Teste de Velocidade DNS;

2. Abra o aplicativo normalmente e aguarde que ele seja carregado;

Reprodução

3. Verifique o servidor mais rápido e anote os seus endereços de IP;

Reprodução

4. Com eles anotados, acesse o menu de "Configurações" do Android e vá em "Wi-Fi";

Reprodução

5. Entre nas configurações da rede que está sendo utilizada e mude a opção de "DHCP" para "Estático";

Reprodução

6. Em "DNS 1" e "DNS 2", coloque o endereço de IP dos servidores DNS que foram obtidos com o programa. Salve as alterações;

Reprodução

7. As telas para mudar as configurações de sua rede Wi-Fi no Android podem ser diferentes de acordo com a fabricante de seu celular.

Pronto! Agora, você já sabe como encontrar o melhor servidor DNS para o seu computador ou celular com o Android. Na Google Play, vale notar, alguns programas diferentes até são capazer de alterar o seu DNS de forma automática, mas a maioria deles criará uma conexão VPN para isto. Caso você utilize um iPhone, para encontrar o melhor DNS para ele, nós sugerimos que você realize o passo a passo deste tutorial no computador e configure o mesmo servidor DNS nas definições de rede Wi-Fi do iOS (sistema do iPhone).

EM DESTAQUE

GUSTAVO CONDE, DE PORTUGAL, SOBRE BOLSONARO

"Eu não queria dizer isso. Pode ferir sensibilidades, desmanchar castelos de areia, coisa e tal. Mas, que se dane. O fato, nu e c...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS