ARQUIVO DO BLOG

◘ O MEU CLÁSSICO► AMERICAN LAFRANCE SPEEDSTER.

 

Desde que nasci que os automóveis antigos fazem parte da minha essência e na minha imaginação, desde miúdo, sempre tive a ideia de uma lista daqueles que seriam os meus dez automóveis de sonho. O American Lafrance Speedster, curiosamente, sempre ocupou o terceiro lugar dessa lista, podem ver isso nos meus cadernos antigos em que deixava de ouvir a professora e fazia a lista dos automóveis que mais gostava de ter nas últimas páginas.


Sempre tive uma enorme paixão por automóveis pré-guerra, de preferência modelos de alta cilindrada. Em 1999, desloquei-me com o meu pai a Beaulieu, a uma feira de automóveis antigos realizada nos jardins do National Motor Museum. Tinha eu 12 anos e muitos sonhos com automóveis antigos. Nessa feira vi, pela primeira vez, um American Lafrance Speedster por restaurar e lembro-me que fiquei a olhar para o tamanho daquelas rodas dentadas e fascinado com o tamanho da máquina.

Durante o jantar convenci o meu pai a comprar o automóvel, apesar de ele já estar quase convencido de o fazer por si próprio. Tanto era o entusiasmo que mal dormi nessa noite, à espera de voltar ao mesmo local no dia seguinte. Quando lá chegámos o pior tinha acontecido, uma placa a dizer “Sold” e a vontade ficou por ali.


Sempre tive na cabeça aquele automóvel e só passados alguns anos, mais concretamente em 2007, é que voltei a ver um quando participei no Londres-Brighton, uma prova dedicada a automóveis veteranos. Este American Lafrance Speedster passou por mim a cerca de 90 km/h e abanou o pequeno Cadillac em que eu seguia, deixando-me para trás boquiaberto. Se já tinha vontade de ter um, ali fiquei com a certeza.

Passado um ano, em Outubro de 2008, fui dez dias de férias para casa de um grande amigo em Lincoln, também com o mesmo vício que nós, e ao conversar com o seu velho mecânico, Pete Smith, disse-lhe que adorava ter um American Lafrance Speedster, ao que ele respondeu “Pedro, amanhã vamos ver um que está aqui perto em chassis e está á venda.”

E assim foi. Após várias noites sem dormir e no meio de muitas indefinições da minha vida, acabei por adquirir o automóvel, apenas cinco anos mais tarde, numa deslocação feita a Inglaterra com o meu amigo Abraão Santos, e foi então que se cumpriu o sonho de uma vida.

O restauro durou cerca de dois anos e o resultado final foi aquele que podemos ver nas fotografias. Foi um gosto restaurar este automóvel. Um verdadeiro prazer pela rudez mecânica e pela forma como foi construído. Entretanto, e por motivos de força maior, acabei por o vender com a ajuda de um amigo ao dono do Museo Automovilístico de Málaga, onde se encontra hoje em exposição.

o.

previous arrow
o.

previous arrow
o.

previous arrow
o.

previous arrow
o.

previous arrow
o.

previous arrow
o.

previous arrow
o.

previous arrow
o.

previous arrow
o.

previous arrow

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

SPEEDFLAG: 5 PEÇAS PARA COLOCAR NA SUA SALA..

  Os nossos espaços mais pessoais – sejam eles a sala de estar, o quarto, a cozinha, o escritório – carecem sempre do toque que cada um de n...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS