.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Este é o único exemplar produzido do George Irat Sports Two-Seater, um protótipo que foi desenhado para o início de produção da marca francesa, logo após a Segunda Guerra Mundial, apresentado no Salão de Paris de 1946. O seu desenho é bastante aerodinâmico e utiliza uma carroçaria e chassis leve, construída em magnésio. Ao longo do tempo foi sendo aperfeiçoado, com apresentações de novos detalhes no Salão de Paris de 1947 e de 1949.
Apesar do nome não ser familiar, a Automobiles George Irat já tinha produzido o seu primeiro automóvel em 1921 e, durante a década de 20, produziu um elevado número de automóveis, com um design belo e elegante. O seu foco eram os automóveis desportivos, utilizando motores Lycoming ou de fabrico próprio.
Para a produção arrancar de novo, após o fim da Guerra, foi decidido utilizar um pequeno motor, barato e económico, para o novo automóvel da George Irat. O motor utilizado é de quatro cilindros boxer, com 1,1 litros de cilindrada, com um desenho idêntico ao utilizado no Citroen 2CV.
A produção só não foi para a frente, não pela falta de qualidade, mas sim pelo estado da economia francesa na época. Infelizmente, a empresa teve de fechar portas e o único George Irat Sports Two-Seater foi deixado na fábrica.
Após anos ao abandono, foi encontrada somente a carroçaria, desenhada por Joseph Vigroux da carroceira francesa Labourdette. O chassis e o motor terão sido retirados para servir outros propósitos. Como as peças originais não foram encontradas e devido ao significado histórico deste automóvel único, foi decidido proceder ao seu restauro, com um chassis e mecânica da Simca da época.
No passado dia 23 de Abril, este Georges Irat Sports Two-Seater foi levado a leilão, no evento Les Grandes Marques à Monaco, organizado pela Bonhams, sendo vendido por 71.300 euros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário