Qual seria a aparência da mudança de fronteira proposta. (Mova a fronteira do Oregon para um Grande Idaho)
Em uma aposta remota, 5 condados aprovaram medidas dizendo aos oficiais para tomarem medidas para mudar a fronteira
POR JACK PHILLIPS
19 de maio de 2021
Vários condados em Oregon votaram em 18 de maio para considerar a adesão ao estado de Idaho , que faz parte de um movimento de longo alcance para romper com o estado que há muito é dominado por políticos em Portland.
Os eleitores nos condados de Malheur, Sherman, Grant, Baker e Lake aprovaram várias medidas que exigem que os funcionários do condado tomem medidas para mover a fronteira de Idaho para oeste para incorporar os condados.
O grupo de base Move Oregon's Border for a Greater Idaho tem como objetivo fazer com que os condados do leste - que são em sua maioria rurais - ingressem em Idaho porque acreditam que estariam melhor com a liderança política mais conservadora de Idaho.
“Esta eleição prova que o Oregon rural quer sair do Oregon”, disse o peticionário principal Mike McCarter em uma declaração aos meios de comunicação locais em 18 de maio. “Se o Oregon realmente acredita em valores liberais como a autodeterminação, o Legislativo não manterá nosso condados em cativeiro contra nossa vontade. Se tivermos permissão para votar em qual governo quisermos, também devemos votar em qual governo quisermos. ”
McCarter disse ao Oregonian no ano passado que a oferta para ingressar em Idaho é mais um “julgamento de valores / estilo de vida” que separa os residentes rurais dos urbanos.
Os condados de Jefferson e Union, do Oregon, já aprovaram medidas no ano passado para promover uma mudança para Idaho. Os peticionários da Move Oregon's Border for a Greater Idaho também querem absorver alguns condados no norte da Califórnia, que também são em sua maioria rurais.
O governador de Idaho, Brad Little, um republicano, disse à Fox News no ano passado que alguns habitantes do Oregon estão “olhando para Idaho com carinho por causa de nossa atmosfera regulatória” e “nossos valores”.
A oferta, no entanto, parece ser um tiro longo, pois exigiria uma votação formal na legislatura de Oregon controlada pelos democratas. Se isso for aprovado, Oregon e Idaho terão que chegar a um acordo, que deverá ser ratificado pelo Congresso dos Estados Unidos.
Ao longo da história dos Estados Unidos, a mudança das divisas estaduais tem sido uma ocorrência rara - todas ocorrendo antes do século XX. Em 1792, Kentucky foi criado a partir do território da Virgínia, Maine foi criado em Massachusetts em 1820 e West Virginia em 1863 foi admitido nos Estados Unidos quando os estados e condados da União se separaram dos confederados durante a Guerra Civil.
Os eleitores nos condados de Harney e Douglas, no Oregon, vão votar em medidas semelhantes nas próximas eleições.
McCarter disse à mídia que as deputadas do estado de Idaho Barbara Ehardt e Judy Boyle, ambas republicanas, estão planejando apresentar um projeto de lei sobre uma possível relocação da fronteira Idaho-Oregon em janeiro de 2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário