"DEUCARI" ► O FORD DEUCE DE 1932 COM CORAÇÃO FERRARI.
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O Ford de 1932 foi o sucessor do Model A e engloba três modelos, o Model
B, o Model 18 e o Model 46, todos equipados com um motor melhorado de quatro
cilindros em linha, com 3,3 litros de cilindrada
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O motor Flathead V8 de 3,6 litros de cilindrada também estava
disponível no Model 18 em 1932 e no Model 46 de 1933 e 1934. Em 1935, todos
estes modelos foram substituídos pelo Model 48, com um desenho mais
aerodinâmico.
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Estes automóveis foram, e ainda são, extremamente populares na cultura Hot
Rod, principalmente no período do pós-Segunda Guerra Mundial, continuando
na década de 60 em grande escala.
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Durante os anos 70 várias empresas
reproduziram as carroçarias originais, tanto para serem utilizadas em restauros
ou para transformações, e eram produzidas em aço ou fibra de vidro. Hoje em
dia, os modelos Coupe e Roadster originais são extremamente raros.
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Um dos modelos mais procurados era o Ford Deuce Coupe, principalmente os Model
18 com motor V8, pois eram automóveis baratos nos anos 40.
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Deuce significa que
é do segundo ano da década de 30, ou seja, de 1932. A grande parte dos Hot
Rod tinham por base os Deuce Coupe nas carroçarias de cinco janelas,
ou na mais rara, de três janelas e portas “suicidas”.
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A maioria destes Hot Rod produzidos
no pós-Guerra, tinham melhoramentos, tanto a nível do motor, com a substituição
de motores mais modernos, assim como a melhoria da travagem, com a aplicação de
sistemas hidráulicos e de discos.
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O Ford Deuce Coupe deste artigo foi por um
caminho bastante diferente, sendo conhecido por Deucari, pois conjuga o Ford
Deuce com um motor Ferrari V12, sendo o vencedor do concurso America’s Most
Beautiful Roadster de 1979, no Grand National Roadster Show.
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O Deucari foi construído em 1979 por Dick
“Magoo” Megugorac da Street Rods, para Brian Burnett, que geria o
concessionário Ferrari em Los Gatos, na Califórnia. Brian queria manter o
desenho característico americano do Ford de 1932 mas com o coração do motor
Ferrari V12, para aumentar a performances e a própria sonoridade do veículo.
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A construção do Deucari demorou apenas seis
meses, o que é impressionante, dada a conjugação destes dois “mundos”
completamente opostos, além de não ter sido fácil arranjar o motor Ferrari para
o colocar lá.
O motor saiu de outra criação única, o Jeep Wrangler de Bill
Harrah, que tinha um motor V12 de 4,4 litros da Ferrari, que foi substituído
por um mais moderno, e esse motor necessitava de um automóvel para “viver”,
aparecendo então este Ford Deuce.
Na época, o motor do Deucari foi acoplado a
uma caixa GM Muncie de quatro velocidades manuais.
Com base numa carroçaria construída em fibra de
vidro pela Wescott’s Auto Restyling, com o chassis original do Ford 1932.
Magoo
recuou o corta-fogo do motor, para caber o grande motor V12, assim como alterou
o capot e grelha, aumentando o seu comprimento.
O eixo da frente é da Super
Bell e foi adoptado por travões de disco. O eixo traseiro é de fácil extracção
e conta com coilovers da Koni.
Actualmente, o Deucari está na posse de Rich
Hubbard, de Murietta, na Califórnia e mantém-se tal como foi construído e
pronto para fazer viagens.
Rich alterou a caixa de velocidades e aplicou uma
caixa Doug Nash de cinco velocidades.
Apesar do seu bom estado de conservação,
este automóvel anda bastantes vezes, apresentando 50.000 milhas no odómetro,
cerca de 80.000 quilómetros.
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