O Monte Taranaki ou Taranaki Maunga, também conhecido como Monte Egmont, é um vulcão ativo na Ilha Norte, em Nova Zelândia e é tido como um dos cones vulcânicos mais simétricos do mundo (outro assim, é o Vulcão Mayon, nas Filipinas). Tem 2.518 metros de altura, o que o torna o segundo ponto mais alto da ilha Norte, depois do Monte Ruapehu. Tem um cone secundário chamado Pico Fanthams com 1.966 metros de altura em seu lado sul.
A montanha é chamada Taranaki na língua maori. No maori, a palavra ‘tara’ significa, pico, montanha, e ‘naki’ vem de ngaki, que significa ‘brilhante’, uma referência à neve que encobre suas encostas no inverno. Também foi chamado de Pukehaupapa e Pukeonaki por iwi que viveram na região em tempos antigos.
O capitão inglês James Cook nomeou a montanha como Monte Egmont em 11 de janeiro de 1770, após John Perceval, 2º conde de Egmont, um ex Primeiro Lorde do Almirantado que havia apoiado o conceito de uma pesquisa oceânica para um misterioso e imenso território chamado “Terra Australis Incognita“, ou seja, a Terra Desconhecida do Sul. Cook descreveu-o como “de uma altura prodigiosa e com o topo coberto por neve eterna”, rodeado por uma “região plana…que tinha um aspecto muito bom, sendo revestido por árvores e plantas“.
O monte aparecia como Monte Egmont em mapas até maio de 1986, quando o Ministro das Terras decidiu que “Monte Taranaki” seria o nome oficial. O nome Egmont ainda se aplica ao parque nacional que circunda o pico e os geólogos ainda se referem ao pico como o vulcão Egmont. Durante muitos séculos, a montanha foi considerada sagrada pela população maori, e de acordo a um acordo firmado, a montanha será oficialmente chamada Taranaki Maunga, a partir de 2021.
O vulcão está em atividade há 135.000 anos, entrando em erupção pela primeira vez há cerca de 70.000 anos. Desde então o Monte Taranaki entra em atividade periodicamente. A erupção mais poderosa foi em 1500 e a sua última atividade forte em 1665, seguida de outra mais fraca em 1775, porém a sua última atividade foi por volta de 1860, permanecendo desde então adormecido. Vulcanólogos concordam que o vulcão Taranaki está apenas adormecido, esperando, aguardando seu tempo.
O vulcão está localizado no centro do Parque Nacional de Egmont e se for observado por imagens de satélite e outras imagens de alta altitude, ele é quase circular, cujo limite que aparece como um círculo verde escuro, são por causa da diferença na vegetação, dentro e fora do parque. O tom escuro representa florestas nativas enquanto, áreas verdes de diversas tonalidades, são terras de pastagem, que fazem fronteira com o parque.
A maioria das florestas de várzea da Nova Zelândia foram preparadas para a agricultura, deixando apenas pequenas bolsas fragmentadas de floresta nativa repleto de árvores, algumas com idades muito antigas. O círculo verde de floresta nativa do Monte Taranaki tem cerca de 19 km de diâmetro. Sendo o vulcão parecido com o vulcão Fuji, a região foi usada como cenário no filme “O Último Samurai’, de 2003, estrelando Tom Cruise.
Artigo publicado originalmente em janeiro de 2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário