Benefícios e propriedades da erva baleeira
Embora a erva baleeira apresente muitas propriedades medicinais, a ação anti-inflamatória é a mais poderosa. É indicada para contusões, dores musculares ou na coluna, artrite, reumatismo, gota e inflamações em geral.
Além de ser um excelente antisséptico, a planta é analgésica e cicatrizante, podendo ser aplicada em feridas e machucados, pois alivia a dor, limpa o local e promove a cicatrização de forma rápida.
Ficou interessado (a)? Continue a leitura para conhecer mais sobre a erva baleeira, também conhecida como milho de grilo e maria-milagrosa!
Benefícios da erva baleeira
A Cordia verbenacea é uma planta nativa da mata atlântica muito utilizada pelas populações litorâneas para curar ferimentos e inflamações causados durante as pescarias. Pode ser utilizada no preparo de chás, como tempero de alimentos e em compressas e pomadas. Confira seus efeitos e para o que pode ser usada:
- Inflamações e ferimentos
- Dores musculares e na coluna
- Artrite
- Reumatismo
- Antisséptico
- Diurético
- Laxativo
- A erva baleeira, assim como as PANCs, é considerada por muitos como uma erva daninha e pode ser facilmente encontrada em diversas regiões do Brasil, principalmente em locais úmidos. Apesar de ser propagada com facilidade, o recomendado é cultivá-la em vasos por meio da plantação de sementes.
Como utilizar?
Com cheiro forte, as folhas compridas e ásperas da erva baleeira podem ser usadas de diferentes formas. Veja algumas delas:
Chá
A planta pode ser consumida em forma de chá, sendo indicada principalmente para infecções do trato urinário, dificuldade para a micção e pedras nos rins.
Para prepará-lo, lave bem as folhas, que podem estar secas (1 colher de sobremesa) ou frescas (1 colher de sopa). Pique e coloque em um recipiente de vidro ou inox, e despeje água fervendo – lembre-se que ele não deve ser fervido! Tampe por 10 minutos, coe e ele estará pronto para consumo.
O chá de erva baleeira pode ser tomado de duas a três vezes ao dia, sendo mais indicado o consumo antes de dormir. Outra maneira de utilizar a bebida é fazer um banho de imersão.
Cremes e pomadas
Também é possível adquirir ou fazer cremes e pomadas com a erva baleeira. Para fazer em casa, a primeira dica é não utilizar ervas colhidas na rua. Você vai precisar de 500 gramas de gordura de qualidade (animal ou vegetal), como óleo de coco ou óleo de amêndoas, 3 colheres de cera de abelha e uma boa quantidade da erva.
Normalmente, é usado cerca de 20% de erva considerando o volume dos ingredientes. Caso as folhas estejam frescas, use uma proporção três vezes maior.
Para preparar a pomada, pique as folhas e junte com a gordura. Leve a mistura ao fogo baixo, misturando até formar um líquido homogêneo. Deixe borbulhar para que a erva passe seu óleo para a gordura, e tampe bem a panela, para que o óleo não evapore. A dica é não mexer o líquido durante a fervura.
Fora do fogo, coe as ervas e misture o líquido com a cera de abelha, mexendo até que se dissolva totalmente. Filtre a pomada em um tecido limpo de algodão, coloque em um frasco com tampa e guarde na geladeira.
Para utilizá-la, aposte em massagens, pois ativam a circulação do sangue e ajudam a absorver o medicamento. Em caso de feridas profundas e pele queimada, o processo não é indicado.
Cápsulas
É possível encontrar cápsulas com propriedades da erva baleeira, com ação anti inflamatória, gastroprotetora e cicatrizante. Porém, o medicamento deve ser utilizado apenas sob a orientação de um médico de confiança.
O uso de plantas medicinais e fitoterápicas para tratar dores e doenças é milenar, mas a prática segue sendo muito utilizada nos dias de hoje. Já imaginou plantá-las aí na sua casa?
Acesse o site da Plantei, maior garden center online do Brasil, e encontre as melhores ervas e condimentos para plantar e usar. Clique no banner e aproveite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário