Um assunto que gerou comoção nacional foi a tragédia que atingiu o Estado do Rio Grande do Sul.
E um
dos temas importantes nesse cenário é o que vamos ver agora neste artigo sobre
o impacto das enchentes e o acervo de documentos e certidões.
No último dia 27 de abril, o Estado do Rio Grande do Sul entrou em estado de calamidade pública.
Dos 497 municípios, 298 foram diretamente prejudicados
pelas enchentes e muitos deles ainda foram devastados.
O Lago
Guaíba ultrapassou a marca histórica de 1941 e alcançou o nível de 4,77 metros,
marcas inéditas no Estado, causando inundações e perdas irreparáveis.
Com as
fortes chuvas, dezenas de famílias ficaram desabrigadas e os prejuízos ainda
são quase que incontáveis.
Um outro
ponto importante em todo esse cenário é o acervo de documentos, principalmente
em Cartórios e Tabelionatos.
Ações
têm sido realizadas em caráter nacional para tentar diminuir o peso e os
prejuízos causados pelas fortes chuvas e, uma delas, é a recuperação desses
documentos tão importantes, como registros de imóveis, certidões de nascimento,
entre muitos outros.
Ações de recuperação
No cenário atual, têm sido realizadas ações em todos os âmbitos.
Seja de saúde, na
área de transporte, nas rodovias que foram destruídas, infraestrutura,
agroeconomia, entre outros.
Não
obstante, em relação aos Cartórios, o trabalho em torno da recuperação de
documentos e livros notariais, por exemplo, tem sido árduo.
Ainda
assim, a tecnologia permite com que a recuperação seja mais acessível.
Digitalização na nuvem
como ponte entre os documentos
A
digitalização em nuvem é um método de armazenamento e compartilhamento de
dados, informações e documentos e os transforma em formato digital, facilitando
a recuperação e utilização.
Estabelecido
também pelo Conselho Nacional de Justiça desde a pandemia, os Cartórios
precisaram adotar medidas de tecnologia para que a população tenha fácil acesso
aos seus documentos e certidões.
No
período das chuvas, foram suspensos também os prazos para atos e
procedimentos.
Nos
abrigos criados para atender as famílias foram realizados serviços de emissão
de segunda via de certidão de nascimento, por exemplo.
A
Digitalização em nuvem nada mais é do que a segurança que pessoas físicas e
jurídicas têm diante dos seus documentos, registros, certidões e
processos.
Com esse
método e com uma equipe especializada, é possível recuperar dezenas de
documentos para que a população gaúcha possa, aos poucos, recuperar os bens que
perderam.
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