O FORD THUNDERBIRD QUE AJUDOU A BATER RECORDES.

 

O FORD THUNDERBIRD QUE AJUDOU A BATER RECORDES. 

O Ford Thunderbird foi lançado em 1954, sendo o primeiro automóvel de dois lugares da marca desde 1938. 


Foi desenvolvido como resposta ao Chevrolet Corvette, sendo idealizado por Robert S. McNamara; no entanto, seguiu um caminho ligeiramente diferente, pois o Corvette queria rivalizar com os desportivos europeus, enquanto que o Thunderbird era mais um automóvel de luxo, com linhas desportivas, um segmento que ficaria conhecido por personal luxury car.

Apesar da primeira geração do Thunderbird só estar em produção durante três anos, provou ser uma fórmula de sucesso para o mercado americano, visto que no primeiro ano vendeu 16.155 unidades, ao contrário do Corvette que vendeu apenas 674.

Ainda em linha oposta ao Corvette, o Thunderbird só estava disponível com motores V8, ambos Y-Block: um com 4,8L e outro de 5,1L de cilindrada, com vários níveis de potência, dependendo das especificações.

Acoplado ao motor estava sempre uma caixa de três velocidades, podendo esta ser manual, manual com overdrive ou a automática Ford-O-Matic.

Presente neste artigo está um Ford Thunderbird de 1956 muito especial, pois além de ter iniciado a sua vida como automóvel de emergência contra incêndios no Aeroporto de Las Vegas, foi utilizado como veículo de reabastecimento para o recorde do Guiness de voo mais longo da história, quando o Cessna 172 voou durante 64 dias, 22 horas e 19 minutos em 1958.

Após este feito foi adquirido por Howard Hughes da Hughes Tool Company em 1967.

Depois de estar vários anos no inventário da empresa, foi comprado nos anos 70 por um piloto da empresa, John Seymore.

Passou por diversas colecções privadas e foi totalmente restaurado já em tempos recentes.

Quando encomendado, este Thunderbird foi especificado com o motor V8 312 de maior cilindrada e caixa automática, além de capota branca, hardtop Porthole para os dias de inverno e o kit Continental com pneu suplente no exterior.

 

No passado dia 17 de Maio foi levado a leilão, através de um evento levado a cabo pela Mecum em Indianapolis, sendo vendido por cerca de 57 mil euros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

GUANTÂNAMO TEM EXPANSÃO DE SUAS INSTALAÇÕES PARA AUMENTO DE PRISÕES GLOBAIS.

  As Expansões Secretas de Guantánamo: Preparando-se para a Justiça Guantánamo expandiu-se, preparando-se para detenções de alto nível.  Nov...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS