Nos últimos anos, a USAID financiou o judiciário e as Pre$$tituta$ da mídia em países estrangeiros para atacar dissidentes, incluindo figuras políticas populistas conservadoras como o ex presidente brasileiro Jair Bolsonaro.
Em quais países a USAID estava financiando a mídia “independente” e corporativa pre$$tituta$ [como a Globo] para garantir que estivessem alinhadas aos EUA?
Todos eles, incluindo o Reino Unido.
Fonte: The Exposé News
Mike Benz é um ex-funcionário do Departamento de Estado dos EUA e atual Diretor Executivo da Foundation For Freedom Online, uma organização de vigilância da liberdade de expressão dedicada a restaurar a promessa de uma Internet livre e aberta.
Em fevereiro, ele se sentou com Joe Rogan para discutir as atividades de financiamento da USAID.
Na seção abaixo, Benz fala sobre o Consórcio para Fortalecimento de Eleições e Processos Políticos (“CEPPs”), “o programa da USAID que definiu explicitamente sua tarefa de fazer com que países e tribunais estrangeiros aprovassem leis de censura”, financiando atividades no Brasil.
Ele mostrou uma captura de tela do site do CEPPS que está “atualmente indisponível” desde 4 de fevereiro de 2025; ela foi arquivada na máquina Wayback AQUI .
No Brasil, o principal parceiro do CEPPS é o Tribunal Superior Eleitoral (“TSE”), órgão máximo da Justiça Eleitoral brasileira responsável por organizar todas as etapas do processo eleitoral brasileiro, desde o registro de eleitores até a certificação dos candidatos eleitos.
Este “é o tribunal de censura que fechou o X [antigo Twitter] e que apreendeu os ativos da Starlink.
E que efetivamente criminalizou o discurso de praticamente qualquer voz pró-Bolsonaro significativa no Brasil”, disse Benz.
A coisa toda foi um Show de Truman da USAID assumindo o Judiciário, ou pelo menos influenciando substancialmente e inclinando-o, para tirar seu inimigo político Bolsonaro do caminho.”
“Quando o sistema de justiça criminal, os juízes e os promotores são fraudados, você nem mesmo tem mais um país, porque eles podem prender o presidente, podem prender os políticos, e é um atalho para controlar toda a sociedade”, disse ele.
Não é só no Brasil que o dinheiro da USAID tem sido usado para financiar atividades nefastas.
Revelações desde que a Administração Trump começou a reorganizar e cortar o orçamento da USAID indicam que a USAID tem se envolvido no financiamento e promoção de iniciativas de censura no exterior.
De acordo com documentos internos, a USAID tem trabalhado com empresas de tecnologia do setor privado, organizações de mídia, ministérios da educação e governos nacionais para adotar práticas de censura de mídia social sob o pretexto de combater a “desinformação”.
O Disinformation Primer da USAID, um documento interno, descreve estratégias para influenciar comprar essas entidades a adotar práticas de censura.
O documento identifica pessoas comuns formando opiniões independentes online como uma ameaça significativa.
Além disso, a USAID foi associada ao financiamento de veículos pre$$tituta$ da mídia que se envolvem em campanhas de difamação e censura contra vozes dissidentes.
Por exemplo, a BBC Media Action, uma instituição de caridade ligada à BBC, recebeu financiamento substancial da USAID e foi acusada de se envolver em censura sob o pretexto de “combater a desinformação”.
A “[USAID], conhecida como uma fachada para operações de inteligência dos EUA, financiou mudanças de regime e outros interesses americanos em todo o mundo.
Ela também financia organizações de notícias que estão alinhadas com os objetivos da política externa [do Deep State] dos EUA.
Isso inclui grandes organizações internacionais que, por sua vez, financiam organizações de mídia menores, como a BBC Media Action”, disse o The Defender .

A agência também financia organizações de mídia menores diretamente e opera suas próprias iniciativas de mídia para desafiar regimes que [o Deep State] os EUA consideram problemáticos, disse o The Defender .
“A Repórteres Sem Fronteiras, que lamentou os cortes de Trump na USAID, relatou que em 2023 a agência financiou 6.200 jornalistas, 707 veículos de notícias não estatais e ‘apoiou 279 organizações da sociedade civil do setor de mídia dedicadas a fortalecer a mídia independente’.”
Citando Michael Shellenberger, The Defender disse:
“A USAID tem, nos últimos anos, financiado a censura em todo o mundo por meio de seu programa de combate à desinformação, que faz parte de seu consórcio para eleições e fortalecimento do processo político.
Este trabalho incluiu financiamento para as chamadas organizações de verificação de fatos.”
As fontes para este artigo incluem:
- Wall Street Apes no Twitter , 30 de março de 2025
- Documentos internos da USAID revelam conspiração do governo para promover iniciativas de censura , Foundation for Freedom Online, 14 de março de 2024
- A reorganização da USAID por Trump revela campanhas de censura e difamação financiadas pela agência , The Defender, 6 de fevereiro de 2025
- ‘Isso é loucura!’ USAID, colaboração do ‘centro nervoso da censura’ com o Reino Unido, policiais de desinformação impressionam Musk , Just the News, 20 de março de 2025
Imagem em destaque retirada de ‘ Jair Bolsonaro é condenado a enfrentar julgamento no Brasil por tentativa de golpe ‘, The New York Times, 26 de março de 2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário