VOLUME DE ÁGUA DOCE DE CADA PAIS (%) EM RELAÇÃO AO VOLUME TOTAL MUNDIAL.

Volume de água doce de cada país (%) em relação ao volume total mundial.

 

LinkedIn ==> Anderson Correia

Anderson Correia

Presidente do IPT

Professor Titular e ex-Reitor do ITA

 

No gráfico a porção de água doce de cada país em relação ao volume total mundial, mostrando que o Brasil tem o maior volume de água do mundo. 


Bem acima de Rússia, Canadá e o dobro de Estados Unidos e China, onde inclusive boa parte fica congelada durante o inverno. 


O bem mais precioso do universo está em volume gigantesco aqui debaixo de nossos pés e será que o Brasileiro tem a consciência real disso?

 

A Índia tem 1 Bilhão e Meio de habitantes (7 vezes a nossa população) e apenas um quarto de nosso volume de águas. 


Temos dez vezes mais água que Austrália. 


França então nem está na lista dos países com mais de 1%. Pior ainda, há países que praticamente não possuem nenhuma água potável, como Israel e Singapura e nós temos aqui pra dar e vender. 


Água é tão importante que trilhões de dólares são gastos para encontrá-la na Lua, ainda que seja de forma congelada.

 

Para ter mais consciência sobre essa questão, o Brasileiro deveria visitar a Amazônia e as belezas naturais do país. Fico feliz de ter levado meus dois filhos quando eram pequenos para ver o encontro das águas dos Rios Negro e Solimões. Além disso, é impressionante ver o Rio Amazonas em toda sua extensão e largura, a ponto de não ser possível ver a outra margem. 


Parece até um oceano. A gente deveria ver essas coisas de perto e perceber a grandeza.

 

Tenho a alegria de dirigir um instituto de pesquisas que teve a visão estratégica de abrir uma unidade em Manaus, tendo um dos focos as técnicas de navegação na Amazônia. Inclusive o barco voador que foi desenvolvido por alunos Amazonenses do ITA foi testado no tanque de provas navais do IPT, em intensa gestão com nossa unidade de lá. 


E estamos estudando formas sustentáveis de explorar recursos da biodiversidade em conjunto com a população de ribeirinhos.

 

E devemos ter mais vigilância sobre a Amazônia, com uso intenso de radares e satélites. 


Prevendo a proteção das florestas e também as fronteiras. 


E impedir o tráfico ilegal da biodiversidade. 


O INPE construiu o satélite Amazônia para vigilância das águas.

 

E precisamos estudar mais os impactos geopolíticos de deter o maior volume de água do mundo. 


Quando somos atacados por não cuidar dos nossos recursos naturais, embora tenham razão do fato, estão fazendo isso na verdade para nos enfraquecer. 


Tem até uma ex-Ministra da França, Professora visitante na USP que defende que a Amazônia deveria ser patrimônio controlado pela comunidade internacional.

 

Não somos o número 1 do mundo em muita coisa, mas temos sim o maior volume de águas da humanidade em quantidades impressionantes. 


Explorar sustentavelmente esse recurso deveria ser um dos principais desafios de nosso país, o que nos tornaria uma potência mundial em aproveitamento da biodiversidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

A HISTÓRIA DO " LINDNER *PORSCHELI* COUPÉ, O 356 DE QUATRO LUGARES.

  Dois irmãos gémeos, Knut e Falk Reimann, trabalhavam antes Segunda Guerra Mundial na Lindner Karosserie, em Dresden.  Após o fim da guerra...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS