Não, o mundo não acaba hoje - mas a zoeira da internet também não.
No início do ano, a internet começou a ventilar a história de que um suposto astrónomo russo chamado Dyomin Damir Zakharovich teria descoberto um objecto — um asteróide ou um cometa — que "saiu do sistema de Nibiru em outubro" e que se chocaria com a Terra nesta quinta-feira, 16 de fevereiro, acabando com a raça humana de uma vez por todas.
Segundo o suposto cientista, a NASA saberia tudo a respeito da catástrofe iminente, mas teria decidido manter sigilo para evitar o pânico entre a população mundial.
Para a surpresa de poucos, porém, parece que o grande evento teve que ser cancelado mais uma vez.
Até agora, não há nem sinal do tal objecto — identificado como WF9.
A Sociedade Astronómica Brasileira (SAB) esclareceu numa nota oficial que não há fundamento científico para o alarde.
"O asteróide, ou talvez um cometa escuro e sem cauda, que foi descoberto em 27 de novembro de 2016, com diâmetro estimado entre 0,5 e 1,0 km, completa uma volta em torno do Sol a cada 1.480 dias ou 4,8 anos", afirmou a SAB.
Ainda de acordo com a nota, o WF9 "passará em seu ponto mais próximo à Terra no dia 25 de fevereiro, a cerca de 51 milhões de km, o que equivale a um terço da distância entre a Terra e o Sol".
Apesar de muita gente ter ficado decepcionada com a sobrevivência da humanidade, a hastag #fimdomundo entrou nos tópicos mais comentados do Twitter no Brasil, com uma enxurrada de memes e piadinhas sobre o apocalipse que não veio.
Quem sabe no ano que vem?
Nenhum comentário:
Postar um comentário