Apesar da quantidade incontável de usuários compartilhando notícias falsas e espalhando a maldade ou o caos, por trás do primeiro plano da Internet há milhões de pessoas comentando episódios históricos, pesquisando a origem de centenas de fotografias e contribuindo cultura à Rede. Algumas dessas fotos merecem uma maior repercussão, como é o caso do kamikaze frustrado, que, em 26 de julho de 1945, chocou deliberadamente um Mitsubishi Ki-51 do exército imperial japonês contra a linha de flutuação do HMS Sussex.
|
O cruzador pesado britânico encontrava-se naquele dia no Pacífico, cobrindo as operações nas Índias Orientais Holandesas, mas o que não sabia o piloto suicida japones é que o navio de guerra naval fora projetado para suportar a força do impacto do seu caça que, provavelmente, já sem munição, decidiu lançar sua aeronave na parte mais débil do cruzador.
A linha de flutuação do HMS Sussex era reforçada com uma camada de aço de 20 centímetros anti-kamikazes. Ainda assim, mesmo que o Ki-51 tinha uma hélice muito leve e especialmente lenta, se o avião tivesse impactado um metro mais acima o efeito teria sido devastador para o navio e tripulantes.
A foto saiu do arquivo público da Biblioteca do Congresso Americano e passou pela análise de milhares de pessoas na rede, que descobriram -sem necessidade de conhecer mais dados- o tipo de avião que colidiu contra o cruzador. Na estampa deixada no casco do navio é possível ver o trem de pouso fixo e a impressão provocada pelo impacto da hélice.
Nenhum comentário:
Postar um comentário