AGÊNCIAS DE 'FACT CHECKING' TEM OBRIGAÇÃO DE CLASSIFICAR MATÉRIA DA REDE GLOBO COMO FAKE NEWS.

 Caso ONU x Sardenberg: onde estão as agências de fact checking? - PT na  Câmara

25/08/2020 por paulo eneas

As agências de verificação de notícias, fact checking, estão na obrigação de classificar como fake news ou falsa a matéria da Rede Globo a respeito do evento sobre a covid realizado nesta segunda-feira (24/08) no Palácio do Planalto. Conforme divulgamos em nota anterior, a Rede Globo mentiu descaradamente para milhões de brasileiros ao afirmar que não houve homenagem às vítimas da covid durante o evento.

Estas agências de fact checking, como como LupaAos Fatos e Comprova, entre outras, têm apresentado-se ao público como juízes ou árbitros da veracidade do conteúdo divulgado por veículos jornalísticos. Na maior parte das vezes estas agências avaliam os veículos conservadores, como este Crítica Nacional, e rotulam como fake news aquilo que é uma opinião do veículo ou sua diretriz editorial.

Diante de um conteúdo materialmente falso como esta matéria da Rede Globo, estas agências estão na obrigação de fazer a “verificação do fato” e rotular este conteúdo como falso. Ou estas agências fazem isso, ou darão razão àqueles que colocam em suspeição a idoneidade e a isenção destas agências, cuja trabalho parece guiar-se unicamente por escolhas político-ideológicas, à esquerda, do que pelo compromisso com a veracidade dos fatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

LULA VENDENDO O PAIS PARA A CHINA. MAS TUDO SERÁ ANULADO.

  LULA VENDENDO O PAIS PARA A CHINA. MAS TUDO SERÁ ANULADO. A maior reserva de urânio do Brasil agora é 100% da China!   A China Nonfe...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS