VOTOS DO COLÉGIO ELEITORAL HOJE, NOS 'EUA', AQUI ESTÁ O QUE ESPERAR.

Posted by  on 14/12/2020


Nessa segunda-feira, 14 de dezembro, os membros do Colégio Eleitoral se reunirão ao longo do dia em seus respectivos estados para votar oficialmente para eleger o presidente dos EUA. A maioria dos estados oferecerá transmissões ao vivo para assistir aos procedimentos, que acontecerão em locais escolhidos pelas legislaturas estaduais – normalmente a capital do estado. As exceções incluem Delaware – cujos eleitores se reunirão em uma academia, e Nevada – que será o único estado a realizar sua reunião virtualmente este ano, de acordo com o New York Times .

Tradução, edição e imagens:  Thoth3126@protonmail.ch

Votos do colégio eleitoral nos EUA hoje, aqui está o que esperar

Fonte:  Zero Edge

Os eleitores do presidente no Colégio Eleitoral usarão cédulas de papel para depositar seus votos para presidente e vice-presidente do pais.

E enquanto 33 estados exigem que seus eleitores escolham quem ganhou o voto popular do estado, 17 outros estados não “vinculam” seus eleitores – que podem votar em quem quiserem. Se votarem em outro candidato que não aquele que ganhou o estado, são considerados  ‘eleitores infiéis’. 

Nas eleições em 2016, dois eleitores sem fé não votaram em Trump, enquanto cinco eleitores sem fé não votaram em Hillary Clinton . Os sete eleitores eram do Havaí, Texas e do estado de Washington.

Os eleitores normalmente têm um relacionamento próximo com os candidatos ou políticos de seus estados. Por exemplo, em 2016 o ativista democrata Ed Buck – um doador político com muitos  bolsos desde que foi acusado de três acusações de agressão após vários homens negros drogados serem encontrados mortos em seu apartamento – foi selecionado para o colégio eleitoral, provavelmente pelo deputado Adam Schiff (D -CA), o congressista de seu distrito que aceitou doações políticas do acusado. A filha da presidente da Câmara, Nancy Pelosi, também foi eleitora do Colégio Eleitoral da Califórnia em 2016.

O que acontece depois que os eleitores se encontram?

Os votos são contados oficialmente no Congresso durante uma sessão conjunta realizada na Câmara em 6 de janeiro, com o vice-presidente Mike Pence presidindo o caso. 

Pence vai abrir as certidões, organizadas em ordem alfabética por estado, e apresentá-las a quatro “escrutinadores” – dois do Senado e dois da Câmara, que contam os votos. Assim que Joe Biden receber pelo menos 270 votos, como se espera que aconteça, Pence anunciará o resultado. A sessão não pode terminar até que a contagem seja concluída e declarada publicamente, momento em que a eleição é oficialmente decidida.

Os membros do Congresso podem bloquear o processo?

Uma vez lido o resultado, no dia 6 de janeiro, os parlamentares terão oportunidade de apresentar reclamações, que devem ser feitas por escrito e assinadas por pelo menos um senador e um membro da Câmara. A objeção seria então debatida por cada câmara [deputados e senadores] separadamente, com cada membro do Congresso tendo cinco minutos para falar. O debate tem uma parada brusca depois de duas horas, após as quais cada órgão votará sobre a rejeição dos resultados do estado, de acordo com o Times .

Times também observa que alguns aliados de Trump “já estão planejando objeções”, que deveriam “gerar um bom teatro político”, mas dificilmente mudarão o resultado da eleição. 

Isso acaba com a luta de Trump e seus aliados para desafiar a eleição?

De acordo com os advogados da Campanha de Trump, Rudy Giuliani e Jenna Ellis, “O único dia fixo na Constituição dos EUA é a posse do presidente em 20 de janeiro ao meio-dia”, sugerindo que eles esgotarão todas as opções legais para derrubar os resultados com base em acusações generalizadas de fraude em vários estados importantes e decisivos nas eleições.

Dito isso, Ellis havia previamente chamado 6 de janeiro, dia da contagem dos votos, uma data de “significado final”. Apesar disso, no mês passado Trump disse a repórteres que se Biden for eleito pelo Colégio Eleitoral, Trump deixará o cargo.

“Certamente que vou, e você sabe disso”, disse ele, acrescentando “Eu vou e, você sabe disso”, embora também tenha dito: ” Vai ser uma coisa muito difícil de admitir porque sabemos que houve uma fraude maciça nas eleições”.

Mais informações, leitura adicional:

phi-cosmos

www.thoth3126.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

O CONCORDE BRASILEIRO.

  Da era de ouro dos automóveis fora-de-série brasileiros, na década de 1970, restaram algumas obras-primas quase desconhecidas até mesmo en...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS