Chrysler
TurboFlite, o último protótipo produzido sob a égide de Virgil Exner
O Chrysler TurboFlite é um protótipo apresentado em 1961, que fica para a história por ter sido o último show car da Chrysler com Virgil Exner como responsável pelo departamento de design da marca.
No entanto,
não foi Exner que o desenhou, isso coube a Jack Kenitz, já no
novo departamento Advanced Studio, com a ajuda da Ghia, que tratou da
construção do protótipo.
O TurboFlite é um protótipo como nenhum outro
produzido pela Chrysler, com um design bastante único e extravagante da
carroçaria de duas portas. Para começar tem uma cúpula com vidros de tonalidade
verde, inspirada na aviação, mais precisamente, nos caças de combate, aliás
como todo o automóvel.
Esta cúpula
subia ou descia automaticamente consoante as portas se abriam ou fechavam.
A frente foi “afiada” para diminuir o arrasto aerodinâmico e, o que salta mais
à vista, é o spoiler traseiro, suportado por duas barbatanas, onde em cada uma
está a luz de travão que varia a intensidade, consoante está de noite ou de
dia. Este spoiler não serve apenas para a aerodinâmica, mas também funciona
como um travão de ar, que é activado quando são pressionados os travões.
Outro elemento que parece passar despercebido, são os faróis, que apesar de estarem à vista, são escamoteáveis.
Os farolins traseiros vermelhos tinham uma lâmpada
amarela, que acendia caso o condutor desacelerasse.
O interior, o TurboFlite era igualmente
futurista, com bancos de desenho atraente construídos em alumínio, luzes
eletroluminescentes, assim como estava equipado com um medidor de temperatura
dos gases de escape.
A Chrysler tinha planeado equipar o TurboFlite
com um motor de turbina a gás de terceira geração, o CR2A de 142cv, algo
bastante em voga na época e o próprio nome assim o indicava, mas decidiu não o
fazer e o TurboFlite acabou por nunca receber nenhum motor, permanecendo só
como modelo estático. No entanto, estava equipado com um sistema eléctrico de
110 volts para dar a possibilidade de todas as funcionalidades poderem ser
demonstradas.
O TurboFlite seria apresentado ao público no
Salão de Chicago de 1962. Apesar de nunca ter sido produzido, nem era essa a
intenção, o TurboFlite empregou vários elementos nos automóveis de competição,
como é o caso do spoiler traseiro, que foi adaptado para os Dodge Charger
Daytona e Plymouth Superbird, modelos esses de homologação para a NASCAR, assim
como a barra de luzes traseira que passou para o Dodge Charger.
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