LOTUS 340R, A VERSÃO MAIS EXTREMA DO 'ELISE'

 

No Birmingham Motor Show de 1998 a Lotus apresentou um protótipo baseado no Elise, ainda mais focado para uso em pista, sem tejadilho nem portas, e rodas “saídas” da carroçaria, como nos monolugares. 


O seu desenho foi concebido por R


ussell Carr e pela sua equipa. 


Designado de 340R, o modelo iria avançar para a produção no ano 2000, limitado a apenas 340 unidades, todos originalmente pintados de cinza.



A nível mecânico estava equipado com o mesmo motor do Elise, o quatro cilindros K-Series da Rover, com 1,8L de cilindrada, 16 válvulas e duas árvores de cames à cabeça, aqui designado de VHPD, desenvolvendo 179cv às 7.800rpm e um binário de 172Nm às 6.750rpm. 

A Lotus disponibilizava uma vasta gama de acessórios que poderia aumentar a p

otência para os 190cv e o binário para os 189Nm. 

Acoplado ao motor está uma caixa manual de cinco velocidades Rover PG1 de relações curtas.


Apesar de legalizados para circular na via pública, os Lotus 340R são na sua maioria utilizados para uso em pista, o fim primordial para o qual foram desenvolvidos. 

A potência pode não parecer muita, mas o seu peso total fixa-se em pouco mais de 700kg.

A suspensão é completamente ajustável e de série os 340R vinham com pneus Yokohama Advan AO38R desenvolvidos especificamente para o modelo. 

A Lotus tinha ainda disponível o Track Pack que adicionava um volante de encaixe rápido, cintos de cinco pontos e painel de instrumentos Stack.


Presente neste artigo está o 60º exemplar produzido, repintado na icónica cor British Racing Green. 

Foi registado no Reino Unido em Março de 2000, indo depois para Hong Kong onde percorreu até hoje pouco mais de 14 mil quilómetros.


No passado dia 26 de Março foi levado a leilão, através da plataforma Collecting Cars, sendo vendido por pouco mais de 70 mil euros.

https://www.jornaldosclassicos.com/2024/04/18/lotus-340r-a-versao-mais-extrema-do-elise/



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