Já todos ouvimos falar no ínfame número 666, frequentemente associado ao “número do diabo” no Novo Testamento e, mais recentemente, ficou conhecido como número do anti-cristo.
O que é que tem de tão especial o simples, simétrico número que tem dado a toda a gente um nó no estômago durante os últimos 2000 anos? Como é explicado no programa Numberphile, o número 666 não tem qualquer propriedade matemática fora do comum, mas se olharmos para a sua história, revela algo bastante incrível sobre a forma como a Bíblia foi escrita.
Afinal, o que se lê no Apocalipse, da Bíblia, onde o escritor se refere ao 666 numa visão apocalíptica não é exatamente o que se percebe. Por outras palavras, o 666 está a ser usado como código, e não particularmente um subtil, caso fôssemos vivo e literados na época do Novo Testamento.
O texto foi originalmente escrito em grego antigo, segundo o qual os números são escritos como as letras, como no hebraico, a outra língua principal dos textos bíblicos originais. Para números pequenos, as primeiras letras do alfabeto grego, alfa, beta e gama, representam 1, 2 e 3.
Depois, como na numeração romana, quando queremos formar números grandes, como 100, 1.000 ou 1.000.000, passam a ser representados pela sua combinação especialde letras. “Isto quer dizer que todas as palavras têm um valor númerico”, revela Pete, do Numberphile.
De volta à Bíblia, no capítulo 13, do livro do Apocalipse lê-se que “aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta. Porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis.
O vídeo explica que a palavra “calcular” vem do grego antigo, por isso, “é quase como se o texto dissesse: ‘vou-te dar um enigma, tens de calcular o número da besta“. Mas então, o que é que o número 666 quer dizer quando traduzido do alfabeto grego?
Quando vemos o texto original, é possível reparar que, nesta passagem, o 666 está escrito em hebraico, que confere um maior significado a números que significam palavras e palavras que significam números do que o grego antigo. O escritor estava claramente a tentar dizer-nos algo.
E, na verdade, se traduzirmos o número 666 para hebraico estamos a soletrar Neron Kaesar – imperador Nero, o imperador romano especialmente conhecido por ser maldoso. “Ninguém quer escrever um livro sob perseguições imperiais onde se lê ‘A raíz de todo o mal é o imperador Nero'”, explica Pete no vídeo.
Fonte: ZAP
Nenhum comentário:
Postar um comentário