◘ F-16 ► PORTUGUESES VÃO LIDERAR MISSÃO DA 'NATO'


Acompanhados por 90 tripulantes, os caças de combate da Base Aérea de Monte Real irão conferir apoio aéreo à Lituânia, Letónia e Estónia.

Portugal irá liderar a 47ª operação da NATO no espaço aéreo no Báltico, informou a Organização do Tratado do Atlântico Norte. Esta é a quarta vez que o país providencia apoio para salvaguardar os territórios onde estão Lituânia, Letónia e Estónia. Portugal orientará aeronaves de Espanha e França. 

A Força Aérea portuguesa irá enviar quatro caças de combate F-16 da Base Aérea nº 5 de Monte Real, no concelho de Leiria, até Šiauliai, na Lituânia, para proteger os céus dos países aliados bálticos. Serão destacados 90 elementos para a missão, incluindo pilotos, membros de tripulação e suporte técnico para liderar a missão de policiamento do espaço aéreo do Comando Aéreo da NATO a partir da Dinamarca. A missão começará a 2 de Maio, numa cerimónia a realizar-se na Base Aérea de Šiauliai.

Às forças portuguesas vão juntar-se quatro Mirage 2000-5 providenciados pela França, acompanhados por quase 100 membros de tripulação e técnicos da base aérea de Luxeuil, na zona este de França, que ficarão alojados na Base Aérea de Ämari, na Estónia. Esta é a sétima vez que os franceses actuam nesta missão da NATO em territórios bálticos.

A Espanha também terá um papel nesta operação com seis caças de combate e aproximadamente 130 membros de tripulação da Base Aérea de Morón, no sul de Espanha, que ficarão na mesma base aérea que as forças portuguesas, em Šiauliai. A Espanha liderou esta missão duas vezes, em 2006 e 2016, e participou também em 2015 e 2017, fazendo desta missão a sua quinta visita ao Báltico, desde que a NATO começou a sua política de controlo aéreo sobre a Estónia, a Letónia e a Lituânia em 2004.

A Aliança Atlântica refere que os reforços usados para a protecção do espaço aéreo da região báltica servem também de oportunidade de treino para as forças presentes e resultaram de ofertas feitas pelos membros aliados.

Fonte: Sábado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

MADURO FOI CAPTURADO NESTA MADRUGADA PELOS "EUA", EM ATAQUE SURPRESA NA VENEZUELA.

  Explosões são sentidas em Caracas, na madrugada deste sábado, em meio ao ataque americano.  (Foto:   EFE ) EUA capturam ditador Maduro...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS