Uma espaçonave militar não tripulada e controlada remotamente desenvolvida com uso da energia solar acabou de quebrar seu recorde de duração de voo espacial, tendo agora passado mais de 720 dias em órbita ao redor da Terra.
Essa espaçonave/avião espacial experimental circunda a Terra à velocidade de 17.000 milhas por hora (27.353 quilômetros por hora) e esta em órbita a mais de 720 dias (quase dois anos). No entanto, exatamente o que esta espaçonave está fazendo em suas missões no espaço continua altamente classificado e ninguém sabe qual o seu propósito.
Tradução, edição e imagens: Thoth3126@protonmail.ch
A misteriosa nave espacial X-37B que orbita a Terra há 719 dias e não sabemos por quê
Uma espaçonave militar não tripulada e controlada remotamente desenvolvida com uso da energia solar acabou de quebrar seu recorde de duração de voo espacial, tendo agora passado mais de 719 dias em órbita ao redor da Terra.
Conhecido como o Projeto X-37B, a nave espacial pertence à Força Aérea dos EUA, e esta é sua quinta missão, o Orbital Test Vehicle 5 (OTV-5). No entanto, exatamente o que esta espaçonave está fazendo em suas missões no espaço continua altamente classificado.
Na segunda-feira, o X-37B quebrou o recorde estabelecido pela missão anterior, OTV-4, que permaneceu em órbita por 717 dias, 20 horas e 42 minutos. O OTV-5 bateu esse recorde às 10:43 UTC (06:43 EDT) em 26 de agosto. Estamos quase no final do dia 719 da misteriosa espaçonave em órbita. Então, o que está acontecendo lá em cima?
Bem, ninguém tem certeza ou sabe de algo ainda. Embora a Força Aérea dos EUA não evite falar sobre o X-37B, eles usam termos muito gerais e genéricos.
Algumas coisas que sabemos – o X-37B parece um pouco com uma versão menor do antigo ônibus espacial da NASA, e a Força Aérea dos EUA tem pelo menos duas dessas aeronaves movidas a energia solar, que foram construídas pela Boeing. Esta última missão foi lançada em 7 de setembro de 2017 por um foguete SpaceX Falcon 9 e ainda está ativa.
Não está claro quando ela vai voltar à Terra, mas quando isso acontecer, ele vai pousar em uma pista usando suas próprias rodas. De acordo com a Força Aérea, os objetivos primários do projeto X-37B são pesquisar tecnologias de espaçonaves reutilizáveis para o futuro da América no espaço, e conduzir experimentos que possam ser retornados e examinados na Terra.
Além disso, as autoridades não desistiram de muita sujeira sobre as especificidades de seus experimentos orbitais.
No passado, isso levou a uma fervorosa especulação de que os militares dos EUA poderiam estar testando uma arma de Pulso Eletromagnético EMP Drive no espaço – um hipotético sistema de propulsão sem combustível que foi estudado pela NASA e que a China alega que já está testando.
Outras especulações sugeriram que a Força Aérea poderia estar usando o X-37B para pesquisa de armas ou operações de vigilância orbital – embora em 2010 a Força Aérea negasse que o programa envolvesse qualquer “capacidade ofensiva”.
“O programa apoia a redução de riscos tecnológicos, a experimentação e o desenvolvimento de novos conceitos operacionais”, disse um porta-voz na época .
Independentemente da missão da nave X-37B , ele foi inicialmente projetado apenas para uma janela de órbita de 270 dias, então o fato de ter sido capaz de mais do que dobrar esse tempo é uma grande vitória para as aeronaves movidas a energia solar.
Além disso, infelizmente não podemos lhe dizer muito mais, além de ficarmos de olho no que a nave espacial X-37B fizer a seguir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário