A Força Aérea dos Estados Unidos
(USAF) está desenvolvendo o caça Next Generation Air Dominance (NGAD) para
complementar e, eventualmente, substituir o F-22 Raptor.
No ano passado, a Força Aérea dos
Estados Unidos revelou de forma chocante que havia projetado, construído e
testado um novo jato de combate secreto no período de apenas um ano.
Aqui estão os novos detalhes sobre o
caça de última geração da Força Aérea dos EUA, de acordo com um relatório bienal para aquisição,
que foi divulgado na semana passada. Não está claro se a nova arte conceitual
tem alguma semelhança com a aeronave real.
“Projetado para complementar as
forças F-35, F-22, conjuntas e parceiras na função de Superioridade Aérea, o
Next Generation Air Dominance é um programa de aeronave avançado para o
desenvolvimento de plataformas antiaéreas penetrantes com consciência multi-domínio,
ágil e resiliente comunicações e uma família integrada de recursos.”
O relatório também apresenta uma
imagem conceitual do caça de dominação aérea de última geração da Força Aérea
dos EUA, na página 55.
A aeronave representada na imagem é um grande
caça a jato em forma de diamante com grandes entradas de ar do motor sobre a
asa do avião, seguindo à esquerda e à direita da cabine, onde as entradas seriam
protegidas com baixa assinatura radar.
A aeronave também possui dois motores, uma
cabine em forma de bolha e dois estabilizadores verticais que podem ser
retraídos nas asas
A imagem também sugere a capacidade
de reequipar a aeronave com atualizações de armas e propulsão. O caça é visto
ao lado de três versões de mísseis ar-ar, trem de pouso e motores identificados
como V1, V2 e V3.
Aeronaves de combate modernas recebem novas armas o tempo todo, mas projetar uma aeronave existente com novos motores é geralmente considerado muito complicado.
De acordo com o relatório, o NGAD é uma ameaça
dinâmica altamente avançada e exige uma maneira diferente de fazer o negócio. O
Next Generation Air Dominance é uma família de recursos que permite a
superioridade aérea nos ambientes operacionais mais desafiadores, reforçando os
pilares de desenvolvimento de engenharia digital, desenvolvimento ágil de
software e arquiteturas abertas
Ao executar ciclos de desenvolvimento de tecnologia mais curtos, o programa amadurece a tecnologia e reduz o risco por meio de prototipagem e experimentação operacional. Isso oferece melhorias na capacidade de sobrevivência, letalidade e persistência para um ambiente altamente contestado.
Então, a imagem é um design NGAD viável? Na verdade,
a aeronave se parece com um caça a jato construído para velocidade e
furtividade total. É difícil ter uma noção do tamanho, mas pode muito bem ser
maior que o F-22.
A combinação do corpo e da
configuração das asas produziria um grande volume interno que poderia armazenar
combustível e armas transportadas em compartimentos internos de armas. A Força
Aérea dos EUA deseja um caça com alcance para acompanhar os bombardeiros em
missões de penetração profunda, assim como o P-51D Mustang voou ao lado do B-17G
Flying Fortress na Segunda Guerra Mundial. Isso requer um caça com um grande
suprimento interno de combustível.
Os estabilizadores verticais
dobráveis ??aumentariam o sigilo na posição para baixo, mas por que tê-los?
Mantê-los por perto provavelmente tem algum benefício em vez de excluí-los,
como maior capacidade de manobra ou eficiência de combustível.
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