Marte em máxima aproximação da Terra: 27/31 de julho de 2018
Em 2018, Marte aparecerá muito maior e mais brilhante de 27 a 30 de julho. Mars Close Approach é 31 de julho de 2018. Veja Marte, o planeta vermelho, muito maior e mais brilhante no céu noturno, em sua maior aproximação da Terra !
Simplesmente saia para a natureza, de preferência longe das luzes da cidade e olhe para cima, entre em contato com o planetário local ou procure um clube de astronomia perto de você. Neste mesmo período, Júpiter e Saturno estarão bem visíveis, completando o show celeste
Tradução, edição e imagens: Thoth3126@protonmail.ch
Marte em sua maior aproximação da Terra: 27/31 de julho de 2018, aparecerá muito maior e mais brilhante, entre cerca de 21:00 horas de Brasilia até o amanhecer. Saturno e Júpiter estão fazendo companhia ao planeta vermelho e também são bem visíveis.
Fonte: https://mars.nasa.gov/
Em 2018, Marte aparecerá mais brilhante de 27 de julho a 30 de julho. Mars Close Approach é 31 de julho de 2018. Essa é a noite quando o ponto na órbita de Marte mais se aproxima da Terra. Marte ficará a uma distância de 35,8 milhões de milhas (57,6 milhões de quilômetros). Marte atinge seu ponto mais alto por volta da meia-noite – cerca de 35 graus acima do horizonte norte, ou um terço da distância entre o horizonte e a sua parte superior (Zênite). Marte será visível durante a maior parte da noite.
Em meados de agosto, Marte ficará mais fraco à medida que Marte e a Terra começam a se afastar um do outro em suas órbitas ao redor do Sol. Saudades de ver Mars Close Approach em 2018? A próxima aproximação de Marte é prevista para 6 de outubro de 2020.
A aproximação máxima de Marte
O que é a aproximação “fechada” de Marte?
Fechar Aproximação é quando Marte e a Terra se aproximam um do outro em suas órbitas ao redor do sol. Fechar é um termo relativo. A distância mínima da Terra até Marte é de cerca de 33,9 milhões de milhas (54,6 milhões de quilômetros). No entanto, isso não acontece com muita frequência.
Se a Terra e Marte tivessem órbitas perfeitamente circulares, sua distância mínima seria sempre a mesma. No entanto, eles têm caminhos elípticos (em forma oval) ao redor do sol. Além disso, a atração gravitacional pelos planetas muda constantemente a forma de suas órbitas. O gigante Júpiter influencia especialmente a órbita de Marte.
As órbitas de Marte e da Terra também estão ligeiramente inclinadas em relação umas às outras. Todos esses fatores significam que nem todos os encontros máximos são iguais. Em 2003, Marte fez sua maior aproximação à Terra em quase 60.000 anos! Não estará tão perto novamente até o ano de 2287.
Quando Marte e a Terra estão próximos um do outro, Marte aparece muito mais grande e brilhante em nosso céu. Também facilita a visualização com telescópios ou a olho nu. O Planeta Vermelho chega perto o suficiente para uma visualização excepcional apenas uma ou duas vezes a cada 15 ou 17 anos.
Falsa aproximação de Marte
No entanto, não se deixe enganar pelo Marte Hoax! Desde 2003, essa lenda urbana circula por e-mail e mídia social toda vez que Marte faz uma aproximação da Terra. A mensagem é que Marte ficará tão grande e visível quanto a Lua cheia em nosso céu noturno.
- Feliz Ano Novo (em 26/07), pelos calendários do antigo Egito e dos Maias
- As Digitais dos deuses – Eras Passadas e Enigmas
- Oito dicas diárias para ter “Atenção Plena” e viver no “Agora”, com mais consciência
- Três modos de acelerar sua ascensão neste final de ciclo
Se isso fosse verdade e acontecesse, estaríamos em apuros, dadas as forças gravitacionais da Terra, Marte e nossa Lua, que ao interagirem com a aproximação do planeta vermelho tão próximo seria a decretação do fim de nossa civilização como a conhecemos!
Imagem de Marte composta de Alan Dyer, que a fotografou desde Driftwood Beach no Waterton Lakes National Park, Alberta, no Canadá no amanhecer do dia 11 de julho:
Quando Ocorre maior aproximação de Marte?
Marte Close Approach acontece a cada 26 meses. Está intimamente relacionado com Marte Oposição e Marte Retrógrado. Na medida em que Marte e a Terra estarão mais próximos, geralmente é a melhor época para se “enviar” algo a Marte. Muitas missões de exploração de Marte aproveitaram essa curta distância para visitar o planeta vermelho. É por isso que, dependendo dos orçamentos das agências espaciais, você verá que as missões de Marte são lançadas a cada dois anos:
Em 2001: Mars Odyssey, 2003: Mars Exploration Rovers, 2005: Mars Reconnaissance Orbiter, 2007: Marte Phoenix Lander, 2009: (oportunidade ignorada, sem lançamentos), 2011: Mars Science Laboratório / Curiosity Rover, 2013: MAVEN, 2016: (oportunidade também ignorada), 2018: InSight, previsão para 2020:Mars 2020
“Lembre-se de olhar para as estrelas e não para baixo, nos seus pés. Tente entender o que você vê e PENSE sobre o que faz o universo existir. Seja curioso.” – Stephen Hawking, 1942–2018
Nenhum comentário:
Postar um comentário