Rachadura de 30 metros rasga rochas perto do supervulcão de Yellowstone
As autoridades do Parque Nacional de Grand Teton, que fica ao lado do Parque Yellowstone (EUA), onde esta localizado o maior vulcão do planeta, foram obrigadas a fechar várias zonas do espaço do parque após descobrirem o surgimento de várias rachaduras nas rochas, escreveu o portal Jackson Hole News and Guide. Porém, os cientistas afirmam que ainda não há razões para maiores preocupações.
Edição e imagens: Thoth3126@protonmail.ch
Rachadura de 30 metros de comprimento aparece em rochas perto do supervulcão de Yellowstone
As rachaduras, encontradas nas paredes de rocha da zona Hidden Falls, surpreenderam a um grupo de guias de montanha que subiam uma parede rochosa em 18 de julho. As autoridades do parque decidiram fechar o acesso ao público por temerem que as pedras que se separam possam ferir alguém.
“Eles [guias] comunicaram isso para os guardas do parque […] e quando eles foram para investigá-las [as rachaduras], perceberam que estas haviam se tornado ainda maiores e mais extensas”, disse a porta-voz do parque do Grand Teton National Park, Denise Germann.
A maior fenda encontrada na rocha tem cerca de 30 metros de comprimento e se entende horizontalmente ao longo de uma parede rochosa que tem pelo menos 30 metros de altura. Fendas e fissuras crescentes foram observadas no grande contraforte acima de Hidden Falls, usado por escaladores guiados que praticavam subidas nas paredes das montanhas do Grand Teton. Houve mudanças notáveis na face do penhasco entre segunda e terça-feira, um potencial risco de segurança que provocou um fechamento temporário.
Logo após as notícias sobre as descobertas, as autoridades do parque descartaram o medo de uma erupção do vulcão de Yellowstone, afirmando que a rachadura e o fechamento posterior são “não têm nenhuma relação” com o vulcão de Yellowstone. Isso também é confirmado no artigo.
O Parque Nacional de Grand Teton está localizado em uma área geologicamente ativa a apenas 16 quilômetros ao sul de outro parque nacional, o de Yellowstone, que se encontra sobre um supervulcão ativo, o maior do planeta. A última erupção em Yellowstone ocorreu cerca de 630 mil anos atrás.
O Parque Nacional de Grand Teton é um parque nacional dos Estados Unidos, situado no oeste do estado de Wyoming, a sul do Parque Nacional de Yellowstone. A sua designação tem origem no nome do pico mais alto das Montanhas Teton, o Grand Teton, com 4 197 m de altitude uma das mais altas montanhas da cordilheira das Montanhas Rochosas (Rocky Mountains) que seguem por mais de 4 800 quilômetros a partir da parte norte da Columbia Britânica, no oeste do Canadá, até o Novo México, no sudoeste dos Estados Unidos. O pico mais alto é o monte Elbert localizado no estado norte-americano do Colorado, com 4 401 metros acima do nível do mar.
As montanhas foram batizadas por um caçador francês que as observou do lado de Idaho, chamando-lhes tétons, calão francês para mamilos (referindo-se supostamente à forma dos picos). O parque nacional foi criado em 26 de Fevereiro de 1929, cobrindo 1 255 km². Existem cerca de 320 km de trilhas no Parque Nacional de Grand Teton.
Nenhum comentário:
Postar um comentário