◘ BRASIL E EUA ► RECONHECEM GUAIDÓ COMO NOVO PRESIDENTE DA VENEZUELA.

Alexandre Gimenez, do UOL
A crise na Venezuela alcançou um novo patamar. Juan Guaidó, presidente da Assembleia Legislativa venezuelana, se declarou "presidente interino" do país no lugar de Nicolás Maduro.

Logo em seguida, Guaidó obteve o apoio de BrasilEUA e da OEA. Os norte-americanos foram além e disseram "considerar todas as opções se Maduro usar a força contra os opositores".

Já o governo mexicano divulgou uma nota informando que segue reconhecendoMaduro como presidente da Venezuela.

Maduro reagiu e rompeu as relações diplomáticas da Venezuela com os EUA. Ele disse que não deixará a presidência do país. "Essa tentativa de golpe de estado é a maior insensatez que o imperialismo já cometeu".

Aos 35 anos, Guaidó virou protagonista da política venezuelana ao participar de uma greve de fome em 2015 para exigir a realização de eleições legislativas.

O dia foi marcado por protestos generalizados contra Maduro. Apesar de as emissoras de televisão não mostrarem imagens das manifestações da oposição, estas se proliferam nas redes sociais, algumas delas compartilhadas por dirigentes opositores.

Segundo o colunista Clóvis Rossi, da Folha de S. Paulo, "nunca um ditador foi tão repudiado como o venezuelano Nicolás Maduro"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

GUSTAVO CONDE, DE PORTUGAL, SOBRE BOLSONARO

"Eu não queria dizer isso. Pode ferir sensibilidades, desmanchar castelos de areia, coisa e tal. Mas, que se dane. O fato, nu e c...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS