Briggs & Stratton Auto Red Bug, ► O MAIS BARATO AUTOMÓVEL DA HISTÓRIA.

No início do século XX, o automóvel viu o seu desenvolvimento disparar, com vários fabricantes a produzir diferentes tipos de veículos. 

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A A. O. Smith era uma empresa que produzia aquecedores de água e caldeiras, mas decidiu criar um automóvel que fosse o mais barato possível, sem luxos, sem protecções contra o tempo, tudo para ser um automóvel apenas para as deslocações curtas.


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Designado de Smith Flyer foi lançado no mercado em 1914, já depois do despoletar a Primeira Guerra Mundial, e custava apenas 125 dólares. Na época, em comparação o Ford Model T, custava 265 dólares. 



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A sua construção consistia num chassis construído em madeira, com reforços em aço, tudo para reduzir o uso de materiais que não estavam disponíveis devido à Guerra.


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Poderia transportar apenas duas pessoas e era locomovido por um motor eléctrico ou a gasolina, sendo este último o mais popular. Não estava equipado com qualquer tipo de suspensão e a travagem era muito rudimentar.

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Após manter em produção o Smith Flyer, a A. O. Smith vendeu os direitos de produção à Briggs & Stratton, em 1920, que alterou o seu nome para Auto Red Bug. 


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A Briggs & Stratton equipou o automóvel com o conhecido Briggs & Stratton Motor Wheel, que locomovia a quinta roda que estava montada na traseira, desenvolvendo apenas 3cv, podendo atingir os 26km/h de velocidade máxima.


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Com esta alteração de produção do automóvel, o público alvo também mudou, pois ao invés de ser vendido como o automóvel mais barato do mercado, a Briggs & Stratton iniciou a sua venda em lojas de luxo, tornando-se num dos “brinquedos” que a classe alta americana adquiria. Posteriormente, o projecto foi vendido à Automotive Electric Services Company, que produziu uma versão eléctrica do Auto Red Bug.


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O exemplar presente neste artigo é de 1920 e sofreu um grande restauro, com o chassis todo reproduzido com madeira nova. Está agora à venda na Hyman Ltd, por 22.500 dólares, cerca de 19.800 euros.


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