FEDERAÇÃO GALÁCTICA DE MUNDOS.

I    

A Primeira Diretriz deve servir como um guia moral, ético e modelo legal.

II

A Primeira Diretriz é aplicável a todas as culturas em qualquer mundo que ainda não alcançaram a capacidade de viagens interestelares e não estabeleceram um relacionamento contínuo organizado com uma cultura interestelar externa desenvolvida.

III

Nada dentro destes artigos deve autorizar o pessoal da Federação Galáctica de mundos a intervir em assuntos que são essencialmente de jurisdição doméstica, local ou privada de qualquer sistema planetário, ou deve exigir que os membros submetam tais questões a acordo sob quaisquer artigos da Federação Galáctica dos mundos.

IV

Como o direito de cada espécie senciente de viver de acordo com a grande lei universal do Livre Arbítrio, de acordo com sua evolução cultural natural e biológica é considerado sagrado, nenhum membro ou pessoal da Federação Galáctica de Mundos pode interferir com o normal, autônomo e saudável desenvolvimento da vida, sociedade e cultura nativas. Essa interferência inclui a introdução de conhecimento, força ou tecnologia superiores a um mundo cujos membros e a sociedade são incapazes de lidar com essas vantagens com sabedoria, julgados em seu nível atual de evolução espiritual, moral e tecnológica.

V

A Federação Galáctica de Mundos não pode expor uma espécie em evolução a uma tecnologia que a espécie ainda não tenha descoberto ou seja atualmente capaz de desenvolver e usar.

VI

Compartilhar e semear tecnologia acima da capacidade evolutiva de compreensão da raça menos evoluída é proibido ou levado ao mínimo necessário.

VII

É proibido interagir ou comunicar-se com qualquer residente nativo de um planeta ou cultura menos evoluída usando qualquer dispositivo, aparelho, máquina, ferramenta, arma ou invenção que represente um aprimoramento da ciência e tecnologia já existentes no referido planeta.

VIII

O conhecimento espiritual e moral também deve ser restrito ao mínimo necessário, usando apenas métodos e dispositivos de comunicação no nível atual de compreensão da raça menos evoluída.

IX

Não é permitido fazer contato ou interferir com raças menos evoluídas, a menos que sejam ameaçadas por uma fonte externa. Nesse caso, é obrigação moral do pessoal da Federação Galáctica de Mundos avaliar a situação para determinar um curso de ação adequado.

X

O pessoal da Federação não pode violar esta Primeira Diretriz, a menos que estejam agindo para corrigir uma violação anterior ou uma contaminação acidental de tal cultura.

Esta diretriz tem precedência sobre qualquer e todas as outras considerações, e carrega consigo a mais alta obrigação moral.

DEMIS VIANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

PRODUÇÃO DO MORGAN "EV3" ARRANCA NO TERCEIRO TRIMESTRE.

  A Morgan anunciou uma parceria técnica com a Frazer-Nash Energy Systems, com vista à produção do seu EV3.   A visão da Morgan para o mundo...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS