09/03/2022
A intenção é trazer mais segurança e
praticidade para os brasileiros, unindo os principais documentos em um só. A
nova carteira deve ser emitida para todos os cidadãos.
Pensando em amenizar o desconforto dos brasileiros em ter
diversos documentos em mãos, o Governo Federal anunciou um novo modelo de Carteira
de Identidade Nacional, também conhecida como RG
Digital.
Veja também: Governo pode
liberar nova rodada do Auxílio Emergencial em 2022?
A intenção é trazer mais segurança e
praticidade para os brasileiros, unindo os principais documentos em um só. A
nova carteira deve ser emitida para todos os cidadãos. Veja mais a seguir!
Implementação do RG digital
No dia 23 de fevereiro, o presidente Jair
Bolsonaro assinou, durante cerimônia no Palácio do Planalto, um decreto que
consta a criação da carteira
nacional de identidade unificada em todo o território nacional.
A emissão do novo documento será gratuita e
os institutos e órgãos de identificação terão até o dia 6 de março de 2023 para
se adequarem às novas mudanças. Cabe salientar que o decreto assinado pelo
presidente entrou em vigor no dia 1º de março.
Novo RG
O novo RG utilizará como número principal o
do CPF,
a intenção é centralizar os dados de identificação do cidadão em um único
documento, uma vez que hoje em dia cada estado emite os seus próprios números
de identificação.
Sendo assim, o novo documento será único em todo o país. Com
relação ao designer, terá um tamanho reduzido e será emitido digitalmente ou em
papel, trazendo mais mecanismos de comprovação de autenticidade como o QR Code.
Desta forma, a expectativa é que o novo RG
digital reduza em o número de casos anuais de falsificação
de documentos de identificação, estratégia muito utilizada na prática de crimes
como estelionatos, fraudes bancárias, dentre outras.
A emissão do novo RG digital será gratuita,
como mencionado, e a população também terá acesso ao documento por meio do
portal Gov.br, plataforma de serviços concedidos pelo Governo Federal ao
cidadão.
Quais documentos poderão ser unificados ao RG Digital?
- CPF;
- Título
de Eleitor;
- Carteira
de Motorista;
- Carteira
de Trabalho;
- Certificado
Militar;
- PIS/Pasep;
- Cartão
Nacional de Saúde.
Como emitir o RG Digital?
O documento poderá ser emitido por quem já
fez o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral ou em outros institutos de
identificação. Ou seja, a nova carteira de identidade digital poderá ser
solicitada por pessoas que tiveram as impressões digitais inseridas na Base de
Dados da Identificação Civil Nacional (BDICN).
Inicialmente, será necessário instalar o
aplicativo do DNI (Documento Nacional de Identidade). Ao abrir a plataforma, o
cidadão deverá preencher um pré-cadastro informando:
- CPF;
- Nome;
- Filiação;
- Data
de nascimento;
- Endereço
de e-mail;
- Número
do telefone e senha de sua escolha.
Feito isso, basta finalizar a solicitação em
um ponto de atendimento, físico ou virtual, disponível. Posteriormente as
carteiras serão distribuídas pelas Secretarias de Segurança Pública dos estados
e do DF.
Por fim, cabe salientar que o novo RG digital
terá novos prazos de validade, sendo de 5 anos para quem tem até 12 anos de
idade, de 10 anos para os cidadãos com 13 a 60 anos de idade e, prazo
indeterminado para maiores de 60 anos.
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