A ULTIMA SUPERLUA DE 2023 NASCE ESTA SEMANA | DIA 29/09 |. NÃO PERCA O BRILHO DA "HARVEST MOON" COM 3 PLANETAS BRILHANTES.


A Harvest Moon é vista sobre um banco de nuvens de tempestade 

no   Colorado. (Crédito da imagem: Doug Meek/Getty Images)

Por Publicados  

Nascendo na sexta-feira, 29 de setembro, a Lua Cheia será acompanhada no céu pelos dois maiores planetas do nosso sistema solar, Júpiter e Saturno, e seu menor, Mercúrio.

A lua cheia de setembro, conhecida como Lua da Colheita, nascerá na sexta-feira, 29 de setembro - e é especial. Não será apenas a quarta superlua consecutiva de 2023, mas também a última superlua do ano, marcando assim o fim de um verão muito superlua.

Apropriadamente para uma superlua tão especial , a Harvest Moon também será acompanhada por um desfile de planetas no céu, incluindo o maior mundo do sistema solar, Júpiter . e Saturno , bem como o seu menor, Mercúrio 


Da cidade de Nova York, a lua totalmente iluminada nascerá por volta das 18h33 EDT (2233 GMT) e se definirá no dia seguinte por volta das 06h52 EDT (1052 GMT), de acordo com o In the Sky. Após a lua cheia, que estará localizada na constelação de Peixes , a face lunar retrocederá, um processo que os astrônomos chamam de “minguante”. 


Depois disso, o satélite natural da Terra seguirá para a sua próxima fase intrigante, transformando-se numa lua nova completamente escura no dia 14 de outubro, que marcará o início de um novo ciclo lunar de 29,5 dias .


A sequência de quatro superluas consecutivas começou com a Full Buck Moon em 3 de julho. Isto foi seguido por duas superluas em agosto, a Full Sturgeon Moon na terça-feira, 1º de agosto, e a Full Blue Moon em 30 de agosto.

 

O termo "superlua" refere-se às luas cheias que acontecem na época em que a lua está mais próxima da Terra em sua órbita, uma abordagem chamada perigeu 


Isto acontece porque a órbita da Lua em torno da Terra é uma elipse e não um círculo perfeito, o que significa que há momentos em que ela se afasta mais do nosso planeta e momentos em que se aproxima.


A proximidade da Lua durante as superluas significa que o disco lunar pode parecer cerca de 30% mais brilhante e cerca de 14% maior quando visto da Terra, em comparação com a aparência da face lunar durante as luas cheias “regulares”. 

Essas diferenças podem ser visíveis para os observadores da lua com muita experiência na observação de eventos lunares, mas não são tão perceptíveis a olho nu para os observadores do céu que não examinam a lua com frequência.

A lua alcançará o perigeu na noite de quarta-feira, 27 de setembro, por volta das 21h06 EDT (0106 GMT), dois dias antes da Lua Cheia, de acordo com a NASA. 


Quando a face totalmente iluminada da Lua estiver voltada para a Terra, ela estará a cerca de 224.657 milhas (361.552 quilômetros) de nosso planeta, de acordo com o especialista em eclipses e astrofísico aposentado da NASA. Espanak . Isto se opõe à distância média da Lua à Terra, que é de cerca de 238.000 milhas (382.900 km).


No entanto, esta não será a superlua mais próxima ou, portanto, a mais brilhante de 2023. Durante a Lua Cheia Azul de 30 de agosto, a lua estava a cerca de 222.043 milhas (357.343 km) da Terra, de acordo com Espanak .

O céu sobre a Terra na sexta-feira, 29 de setembro, quando a lua cheia da Colheita se junta ao planeta Mercúrio e aos gigantes gasosos Saturno e Júpiter  (Crédito da imagem: Chris Vaughan/Noite Estrelada)

O primeiro planeta a visitar a superlua final de 2023 no sábado será Saturno, o segundo maior planeta do sistema solar, que nascerá por volta das 17h18 EDT (2118 GMT) e ficará na constelação de Aquário, de acordo com In o Céu . O gigante gasoso de Saturno e o maior planeta do sistema solar, Júpiter, nascerá às 20:17 EDT (0017 GMT). Júpiter ficará à esquerda da Lua Colheita na constelação de Áries 


 Mercúrio será o último planeta a visitar a Lua Cheia e será o mais difícil de detectar. 

O planeta mais próximo do Sol, Mercúrio está atualmente no ponto mais distante da nossa estrela hospedeira. 

Embora apareça no céu da manhã, desaparece à noite. 

No sábado, o menor planeta do sistema solar nascerá por volta das 05h30 (09h30 GMT). Mercúrio compartilhará o céu com a lua cheia por pouco mais de uma hora antes do início da superlua final do ano.

Os observadores do céu que perderem a Lua Cheia terão que esperar um pouco pela próxima superlua, que também será uma Lua Cheia, nascendo em 18 de setembro de 2024. 

Esta será a primeira de duas superluas no próximo ano, com a segunda ocorrendo em um mês. mais tarde, em 17 de outubro de 2024. 

Se você deseja dar uma olhada na Harvest Moon, nossos guias com os melhores telescópios binóculos são um ótimo lugar para começar.


Se você deseja tirar fotos do céu noturno em geral, confira nosso guia sobre como fotografar chuvas de meteoros , bem como nossas melhores câmeras para astrofotografia melhores lentes para astrofotografia .


Nota do Editor: Se você tirar uma imagem da Harvest Moon e quiser compartilhá-la com os leitores do Space.com, envie suas fotos, comentários e seu nome e localização para spacephotos@space.com.

https://www.space.com/harvest-full-moon-fourth-supermoon-2023-planet-parade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

MED-BED PODERÁ SER ABERTO AO PÚBLICO A PARTIR DE FEVEREIRO.

  Atualização de informações no Medbed: poderá ser aberto ao público a partir de fevereiro 25/01/2025  Em Fevereiro, centros de cura com...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS