O Mercedes-Benz 500K foi apresentado no Salão de Bruxelas de 1934 e produzido até 1936, sendo um modelo que incorporava luxo e performance num só.
Desenhado por Friedrich Geiger, incorporava vários elementos nada usuais na
época, a começar pela sua suspensão, e passando para os vidros de segurança,
travões hidráulicos e sistema eléctrico de 12 volts.
O K na designação
significa Kompressor, o qual faz aumentar a potência do motor de oito cilindros em linha e 5,0L de cilindrada para os 160 cavalos, sendo capaz de atingir os 160km/h de velocidade máxima. –
tudo isto, porque o motor está equipado com um compressor Roots que só activa quando o acelerador está a fundo.
Acoplado ao motor encontramos uma
caixa manual de quatro velocidades, ou como opcional uma de cinco velocidades.
Utiliza a mesma suspensão independente do 380, de triângulos sobrepostos na frente e de eixo oscilante na traseira.
Existiam três chassis diferentes e oito carroçarias, a que se juntam as produzidas pelos carroçadores como resposta a pedidos especiais.
No total, foram produzidos 342 unidades.
Presente
neste artigo está uma produção única, concebido especificamente para o piloto
da Mercedes-Benz Rudolf Caracciola pela Sindelfingen, designado de
Mercedes-Benz 500 K Caracciola Special Coupe.
Rudolf recebeu o seu 500 K em Paris e, na época, foi utilizado pela Mercedes-Benz para uma acção publicitária.
Rudolf ficou com o automóvel até ao final dos anos 30, vendendo-o através do mesmo concessionário que o entregou.
Não se sabendo muito
bem como, este 500 K foi encontrado abandonado na Etiópia, sendo depois
descoberto nos anos 60, altura em que foi para os EUA.
Foi adquirido por Rudi Klein em Março de 1979 e
esteve fechado na sua propriedade desde 1980. No passado dia 26 de Outubro de
2024 foi levado a leilão, num evento levado a cabo pela RM Sotheby’s, sendo
vendido por 4.130.000 dólares (cerca de 3,8 milhões de euros).

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