O Mercedes-Benz 300 SL é um modelo que
dispensa apresentações, ainda assim, existem alguns exemplares mais especiais
que outros.
Das cerca de 1400 unidades do 300 SL
Gullwing construídas, apenas 29 contaram com a carroçaria em alumínio,
conhecidos-por Leichtmetallausführung ou,
mais facilmente, por 300 SL Alloy.
Os 300 SL Gullwing com carroçaria em
alumínio foram concebidos pelo engenheiro Fritz Nallinger, com o objectivo de
os vender aos pilotos privados para os utilizarem na competição.
Além da carroçaria mais leve e fina, foram substituídos também os vidros por acrílico, excepto o pára-brisas, reduzindo o peso em quase 100 quilos, tornando-o muito mais competitivo.
Os motores de seis cilindros em linha e
3,0 litros de cilindrada eram também alterados, sendo conhecidos por NSL, com
especificações de competição.
Estes motores recebiam novas árvores de
cames, taxa de compressão mais alta, borboleta do acelerador específica e
distribuidor calibrado, para produzir mais do que os 215cv originais, segundo
as normas DIN.
Além do motor e da carroçaria, os 300 SL
Alloy também tinham uma suspensão melhorada, eixo traseiro com relação 4.1:1 e
jantes de aperto central Rudge.
Presente neste artigo está o 26º exemplar
dos 29 construídos do 300 SL Alloy e foi o único que originalmente saiu de
fábrica pintado de preto com interior vermelho em pele.
Foi encomendado novo por Luigi Chinetti e
terminado a 12 de Janeiro de 1956.
Foi adquirido por Rudi Klein,
directamente a Luigi, em Agosto de 1976, nunca mais saindo das instalações de
Rudi em quase 50 anos, preservando o seu estado original, à excepção da cor,
ainda que algo degradada.
No passado dia 26 de Outubro de 2024,
este 300 SL foi levado a leilão, através de um evento organizado pela RM
Sotheby’s, sendo vendido por 9,35 milhões de dólares, cerca de nove milhões de
euros.
https://www.jornaldosclassicos.com/2025/09/15/o-mercedes-benz-300-sl-gullwing-alloy-esteve-quase-50-anos-esquecido/

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