O MERCEDES-BENZ 300 SL GULLWING ALLOY QUE ESTEVE QUASE 50 ANOS ESQUECIDO.

 


O Mercedes-Benz 300 SL é um modelo que dispensa apresentações, ainda assim, existem alguns exemplares mais especiais que outros. 


Das cerca de 1400 unidades do 300 SL Gullwing construídas, apenas 29 contaram com a carroçaria em alumínio, conhecidos-por Leichtmetallausführung ou, mais facilmente, por 300 SL Alloy.




Os 300 SL Gullwing com carroçaria em alumínio foram concebidos pelo engenheiro Fritz Nallinger, com o objectivo de os vender aos pilotos privados para os utilizarem na competição. 

Além da carroçaria mais leve e fina, foram substituídos também os vidros por acrílico, excepto o pára-brisas, reduzindo o peso em quase 100 quilos, tornando-o muito mais competitivo.


Os motores de seis cilindros em linha e 3,0 litros de cilindrada eram também alterados, sendo conhecidos por NSL, com especificações de competição. 



Estes motores recebiam novas árvores de cames, taxa de compressão mais alta, borboleta do acelerador específica e distribuidor calibrado, para produzir mais do que os 215cv originais, segundo as normas DIN.



Além do motor e da carroçaria, os 300 SL Alloy também tinham uma suspensão melhorada, eixo traseiro com relação 4.1:1 e jantes de aperto central Rudge.




Presente neste artigo está o 26º exemplar dos 29 construídos do 300 SL Alloy e foi o único que originalmente saiu de fábrica pintado de preto com interior vermelho em pele. 



Foi encomendado novo por Luigi Chinetti e terminado a 12 de Janeiro de 1956.



Foi adquirido por Rudi Klein, directamente a Luigi, em Agosto de 1976, nunca mais saindo das instalações de Rudi em quase 50 anos, preservando o seu estado original, à excepção da cor, ainda que algo degradada.



No passado dia 26 de Outubro de 2024, este 300 SL foi levado a leilão, através de um evento organizado pela RM Sotheby’s, sendo vendido por 9,35 milhões de dólares, cerca de nove milhões de euros.




https://www.jornaldosclassicos.com/2025/09/15/o-mercedes-benz-300-sl-gullwing-alloy-esteve-quase-50-anos-esquecido/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

A HISTÓRIA DO " LINDNER *PORSCHELI* COUPÉ, O 356 DE QUATRO LUGARES.

  Dois irmãos gémeos, Knut e Falk Reimann, trabalhavam antes Segunda Guerra Mundial na Lindner Karosserie, em Dresden.  Após o fim da guerra...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS