A Cadillac é uma marca histórica do universo automóvel e, ainda mais, no seio das marcas americanas.
A sua história remonta a 1902, quando Henry Ford saiu de uma das suas primeiras empresas, a Henry Ford Company, devido a uma disputa com os investidores.
Os investidores William Murphy e Lemuel Bowen contactaram o engenheiro Henry M. Leland, da Leland & Faulconer Manufacturing Company, para preparar a liquidação da empresa. Mas Leland persuadiu os investidores para a continuação da mesma, no fabrico de automóveis, e assim nasceu a Cadillac Automobile Company, fundada a 22 de Agosto de 1902.
O nome proveio de Antoine de la Mothe Cadillac, um explorador francês que fundou a cidade de Detroit, em 1701.
Em 1909, a General Motors adquiriu a Cadillac, passando a ser a marca de luxo do grupo, além de a que utilizava os chassis para a produção de limousines, ambulâncias, entre outros.
A lista que se segue, reúne os cinco modelos mais interessantes da história clássica da marca, poderiam ser muitos mais, mas ficará para uma próxima.
Cadillac V-16 Series 90 Aerodynamic Coupe by Fleetwood (1936)

Apesar de não ter sido muito vendido, devido à época em que foi lançado, na Grande Depressão, o Cadillac V-16 era um dos melhores automóveis da altura, sendo o topo da gama Cadillac.
Foi vendido durante dez anos, de 1930 a 1940 e estava equipado com um motor V16, tal como o nome sugere, de 7.4 litros de cilindrada.
Após os Cadillac V-16 serem construídos, eram enviados para outras empresas, para adicionar equipamentos específicos, ou até carroçarias diferentes, como a Fleetwood fez, criando uma carroçaria mais aerodinâmica, tal como o protótipo de 1933, desenhado por Harley Earl.
Segundo consta, somente quatro exemplares foram construídos com estas especificações.
Cadillac Series 61 (1948-51)

Desde do final dos anos 30 que a Cadillac adicionou um modelo de entrada na gama, de modo a ser mais acessível, com tecnologia partilhada com outras marcas da GM, lançando assim o Cadillac Series 61, em 1939.
Mas foi em 1948, que este modelo sofreu o último grande melhoramento, introduzindo o motor V8 de 5.4L com válvulas na cabeça que debitava 160cv.
Além disso, foi o primeiro modelo desenhado após a Segunda Guerra, tendo sido inspirado no avião Lockheed P-38.
Foi também com este modelo que a Cadillac alinhou pela primeira vez, a nível oficial, nas 24h de Le Mans, de 1950, com uma equipa de dois automóveis, liderada por Briggs Cunningham.
Os dois automóveis eram bastante diferentes, um foi todo preparado para a competição, recebendo a alcunha de “LeMonstre”, enquanto o outro foi deixado praticamente de origem, recebendo a alcunha de “Clumsy Pup”.
Este último conseguiu finalizar na 10ª posição da geral, ficando logo atrás o “LeMonstre”.
Cadillac Eldorado Convertible (1953)

O Cadillac Eldorado era um automóvel extremamente caro, pois estava equipado com toda a tecnologia que na época existia.
Além disso, esta primeira geração só esteve à venda em 1953 e somente na carroçaria de duas portas descapotável.
Só foram produzidas cerca de 530 unidades deste modelo e basicamente era a versão comercial do protótipo Cadillac El Dorado Golden Anniversary, de 1951.
Obviamente, que este modelo foi desenhado pelo Harley Earl. Estava equipado com o motor V8 de 5.4L OHV de 160cv, acoplado a uma caixa de 4 velocidades automática Hydra-Matic.
Cadillac Eldorado Brougham (1957)

Apesar do Cadillac Eldorado Brougham parecer de duas portas, este tem portas traseiras suicida.
Com o design inspirado na aviação, o objetivo era desviar a atenção das portas traseiras, algo que hoje em dia é usual existir, nos chamados “coupés de quatro portas”.
Pelo desenho, adivinha-se que seria um modelo caro e era, sendo todo ele feito à mão.
Vinha equipado com suspensão pneumática, cruise control, ar condicionado e tudo no interior era electrificado, incluindo os bancos com memória, equipamentos que hoje estão em voga, mas nos anos 50 eram o pináculo.
Poderia trazer como extra um rádio de transístor, produtos de cosmética, perfumes, entre outros.
O motor é um V8 de 6.0L com válvulas à cabeça e carburador de duplo corpo.
Somente 400 exemplares foram construídos.
Cadillac Series 75 Limousine (1959-60)

Este modelo era ainda mais luxuoso que o Eldorado Brougham e, foi desenvolvido para ser conduzido por um chauffeur.
Este modelo continha nove lugares e foram várias as personalidades que tiveram um, como a Rainha Elizabeth II e Elvis Presley.
Tudo o que o comprador quisesse, poderia ser montado, pois estes automóveis eram acabados na Fleetwood.
O motor V8 OHV via a sua cilindrada aumentar para os 6.4L
O exemplar entregue à Rainha Elizabeth II tinha um tejadilho único, com a parte traseira em vidro.
https://www.jornaldosclassicos.com/2025/10/29/os-cinco-modelos-da-cadillac-que-deveria-conhecer/

Nenhum comentário:
Postar um comentário